Lambton College Sarnia, uma verdadeira experiência canadense.

 

Muitos alunos conhecem o Lambton College de Toronto, mas não sabem que o seu campus principal está na cidade de Sarnia, na província de Ontario.

 

Sarnia está situada às margens do Lake Huron, na fronteira com os Estados Unidos. É conhecida sobretudo por aliar uma alta qualidade de vida a excelentes oportunidades de trabalho, pois é sede de várias multinacionais do setor petroquímico, como Shell, Akzo Nobel, Imperial Oil, Nova, SNC Lavalin e British Petroleum, por exemplo. O parque industrial de Sarnia concentra 40% das indústrias Química, Plásticos e Borracha do Canadá.

Embora seja pequena, com cerca de 75 mil habitantes, a cidade oferece todas as comodidades da cidade grande, além de contato próximo com uma natureza exuberante e lindas paisagens.

Sarnia tem excelentes escolas e hospitais, rica vida cultural, um inverno mais ameno e muitas opções de lazer – tudo isso com a facilidade de locomoção e custos de vida mais baixos do que nas grandes metrópoles. É só comparar, por exemplo, os gastos com transporte público: em Sarnia, os estudantes gastam 170 dólares pelo período de 4 meses (school term), enquanto que em Toronto o passe mensal custa 120 dólares.

Para quem quer estudar no Canadá com planos de se estabelecer no país, Sarnia é um bom lugar para começar. Além do custo de vida menor, que faz muita diferença para quem está chegando, é fácil encontrar um trabalho de meio-período para incrementar o orçamento durante o período de estudos. Isto acontece porque há uma considerável população de aposentados, atraída pelo clima menos frio e excelente infraestrutura da cidade, e que movimenta o setor de serviços e comércio.

O Lambton College é o único college público de Sarnia, e trabalha em parceria com as indústrias locais para a formação de trabalhadores qualificados, e com os conhecimentos necessários para suprir as suas necessidades. Por este motivo, os programas de Chemical Production (diploma de 2 anos) e Power Engineering (advanced diploma de 3 anos) são muito disputados e famosos em todo o país.

Os alunos do Lambton College têm a oportunidade de aprender com os mesmos equipamentos utilizados na indústria. Quando são contratados pelo mercado, muitas vezes não necessitam passar por uma longa fase de treinamento e aprendizagem no novo emprego, já sendo capazes de atuar com alta performance desde o início de suas carreiras.

A Lorena Solis, International Recruitment – Latinamerica Coordinator, recebeu Daniela e Jéssica e apresentou toda a estrutura da escola.

O departamento internacional fica em Sarnia, e uma de suas principais preocupações está em fazer o possível para garantir a adaptação, o bem-estar e o sucesso do aluno internacional no Canadá.

O college oferece, além da esperada estrutura com bibliotecas, laboratórios, salas de estudo, cafeterias e restaurantes, muitas outras facilidades e atividades para promover o bem-estar e a integração dos estudantes canadenses e internacionais. Os alunos contam com quadras de esporte, academia, sala de massagem, sala de lazer com sinuca e ping-pong. O college se orgulha do time profissional de basquete – o Lambton College Lions, e do time que compete em jogos online – o Videogame Lambton Team – que utiliza a tecnologia de ponta oferecida pelo college a todos os alunos.

Nos momentos de concentração nos estudos, o extenso acervo da biblioteca, computadores atualizados com as mais novas tecnologias, aplicativos para celular e cabines de estudo individuais são excelentes ferramentas à disposição dos alunos.

Depois de saber de tudo isto, fica difícil não se interessar pelo Lambton College e por Sarnia. Mas tem ainda mais um excelente motivo que guardamos pro final: Sarnia está a 3 horas de Toronto, mas a apenas 1 hora de Detroit, nos EUA. É muito comum que os habitantes de Sarnia atravessem a fronteira para fazer compras ou para pegar vôos. Em geral se consegue vôos mais baratos chegando ou partindo do aeroporto de Detroit, pois o mesmo funciona como um hub da Delta Airlines – há uma farta oferta de vôos internacionais e regionais neste aeroporto, e por consequência, uma maior probabilidade de conseguir boas promoções!

Lembre-se: as regras do ETA (autorização eletrônica para pessoas viajando para o Canadá) não são muito claras a respeito das pessoas que cruzam a fronteira terrestre entre Estados Unidos e Canadá. Então, para evitar problemas desnecessários, recomendamos que você tenha visto de múltiplas entradas para os dois países.

Bora fazer as malas para Sarnia? A Go Tour leva você!

 

Jéssica e Dani em um dos pontos turísticos mais famosos de Sarnia
Jéssica e Daniela com nossa anfitriã Lorena Solis
Student Administrative Council – a disposição dos alunos e do time de games
Vista externa do college
Laboratório
Laboratório
Biblioteca e cabines individuais para estudo
Quadra de esportes

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário