Mohawk College – Inovação, Ecologia e Empregabilidade

Nas nossas visitas aos colleges do Canadá, não poderíamos deixar de visitar a Mohawk College.

 

A Mohawk fica em Hamilton, uma cidade de aproximadamente 500 mil habitantes, que está localizada a 62km de Toronto.

 

A cidade por si só é um encanto. Localizada à beira do lago Ontario, Hamilton combina uma vida vibrante (há muitas indústrias instaladas na cidade, que é o pólo siderúrgico do Canadá) com uma natureza exuberante, e muita relevância histórica e cultural. Amantes da natureza vão se surpreender com as mais de 120 cachoeiras existentes na cidade. São muitas trilhas a explorar, em todos os níveis de dificuldade. A turma da história, arte e cultura vai se impressionar com as galerias de artes, e pontos históricos, como o lindo Dundurn Castle.

 

Viver num lugar lindo  desses, tão pertinho de Toronto e de Niagara Falls, e com um custo de vida 18% menor que na cidade grande é uma excelente opção para quem está querendo estudar no Canadá.

 

Mas vamos falar sobre a Mohawk. É um college público, que recebe anualmente mais de 13 mil estudantes no total, sendo 3 mil deles estudantes internacionais, provenientes de mais de 80 países.

 

São cerca de 90 programas diferentes para você escolher, e os cursos mais reconhecidos estão nas áreas de Saúde, Tecnologia e Negócios. O curso de música, que existe desde 1977, é um dos mais tradicionais.

 

Os formandos de Graphic Design, 3D Animation, Music, Biotechnology e Farmacy Technician, por exemplo, possuem uma taxa de empregabilidade de 86% nos primeiros seis meses de formados.

 

A Mohawk é um ícone de inovação no Canadá. O Fennel Campus – que concentra cerca de 12 mil estudantes, recebeu em setembro de 2018 o maior edifício Net Zero do Canadá – totalmente sustentável, o prédio produz mais energia do que consome, e sua emissão de carbono é zero. Este prédio, por si só, é uma experiência acadêmica para os estudantes.

 

Empresas como Siemens, GE e IBM são parceiras da instituição, e junto com outras indústrias da cidade, buscam no college as soluções para muitos de seus problemas. Isto faz com que os alunos interajam, desde o início dos programas, com os futuros empregadores e com as demandas do mercado local de trabalho, principalmente nas áreas de Pesquisa e engenharia.

 

Na área de Comunicações e Jornalismo, os alunos mantém uma estação de rádio,  têm acesso à sala de controle de TV, e fazem aulas práticas em todos os meios de comunicação.

 

Os cursos tecnólogos (que formam mão de obra especializada em diversas áreas, como Hospitalidade e Culinária, Mecânica Automotiva, de Caminhões, Tratores ou Aviões, entre outras), ficam no Stone Creek Campus. O Aviation Centre possibilita aos alunos trabalhar no período noturno na área de carga do aeroporto, e muitos deles acabam empregados ao fim do curso, pois são muitas as oportunidades de trabalho.

 

Os reconhecidos programas de Nursing, Health Sciences e respectivos laboratórios ficam dentro da McMaster University. O Medic Lab traz novas tecnologias para clínicas e hospitais – e a experiência neste tipo de laboratório é um fator chave para o alto nível de empregabilidade dos formandos.

 

Em termos de infraestrutura, os estudantes se beneficiam de uma biblioteca incrível, vencedora de muitos prêmios no país. O Tech Bar disponibiliza computadores portáteis para locação pelo período de 3 horas.

 

Os alunos dos programas de Business contam com o Enterpreunership Hall, onde encontram suporte e orientação no desenvolvimento de suas idéias de negócio.

 

O transporte dentro da cidade também não é problema para os estudantes da Mohawk – com o Onecard, estudantes usufruem de passe livre nos ônibus que fazem as linhas para o college.

 

No Canadá, os colleges em geral se preocupam com o bem-estar físico, mental e emocional dos alunos. Na Mohawk, é especialmente famoso o app Skate Hamilton, desenvolvido pelos estudantes do college, sob tutela do professor Kevin Browne, para auxiliar os residentes da cidade a encontrar lugares para praticar skate.

 

A Mohawk é um college bastante atrativo por sua infraestrutura e qualidade de ensino – mas a preocupação com o sucesso dos estudantes internacionais vai além: estes estudantes participam de aulas para entender o modo de vida canadense e o mercado de trabalho do país. Este conhecimento é fundamental para que o estudante possa se adaptar, socialmente e profissionalmente, e possa ter uma vida plena e feliz no Canadá.

 

Quer saber mais? Fale conosco. A Go Tour leva você para a Mohawk College.

Veja aqui abaixo algumas das fotos da nossa visita.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário