Pathway – Tudo o que você sempre quis saber sobre educação no Canadá – Parte 7

Hoje vamos falar um pouco sobre um tema que sempre gera muitas dúvidas em nossos clientes: o Pathway.

Como diz o próprio nome, pathway é um “caminho” para ingressar em um curso superior em um college ou universidade canadense. Existem cursos nos dois idiomas oficiais do país: em inglês e em francês.

O Pathway é particularmente útil nas seguintes situações:

  • O candidato ao curso superior não atingiu o nível de inglês exigido pelo curso ou pela instituição nas provas de proficiência (falamos sobre estas avaliações no post anterior);
  • O aluno, mesmo tendo atingido o nível exigido, se sente inseguro quanto ao domínio do idioma, e gostaria de dar aquela turbinada no inglês antes de começar o college ou universidade;
  • O aluno deseja se preparar melhor para o estilo canadense de estudo, e garantir um melhor aproveitamento de seu investimento no curso superior.

O qué é o Pathway?

Conhecido também como EAP (English for Academic Purposes), o Pathway é um programa específico para PREPARAR os estudantes para ingressar em um curso superior.

O objetivo primário é obter a proficiência necessária exigida, com enfoque acadêmico: o aluno aprenderá a elaborar artigos científicos, pesquisas, ensaios e apresentações nos padrões exigidos pelas instituições superiores, além de elaborar projetos e trabalhos em grupo. Estas atividades são elaboradas de forma a rapidamente melhorar a fluência escrita e verbal e a capacidade de leitura no idioma.

No entanto, os programas de Pathway são especialmente úteis para preparar o estudante no estilo de educação canadense. No Canadá, é esperado que os estudantes se preparem para cada aula (self-study) – estudando o material antes, e portanto trazendo dúvidas e discussões mais elaboradas para a sala de aula.

Os alunos também aprendem dicas valiosas sobre técnicas de estudo e gerenciamento de tempo, o que faz toda a diferença – já que nos cursos superiores canadenses há uma grande exigência de tempo de dedicação dentro e fora do college.

No Pathway, os estudantes terão a oportunidade de simular várias situações acadêmicas, e vão adquirir um traquejo que poderá ser fundamental para a sua boa e rápida adaptação ao college. Ao ter contato antes com alunos de todas as partes do mundo, também poderão treinar suas habilidades de convivência num ambiente intercultural.

Existem pré-requisitos para cursar o Pathway?

Lembre-se de que o Pathway é um curso de inglês acadêmico, por isso, pessoas com inglês muito básico não são aceitas – é necessário ter um nível intermediário alto ou avançado. Em geral, estes programas são procurados pelos alunos que por pouco não conseguiram a nota mínima para fazer direto o processo de candidatura (application).

Onde posso fazer o Pathway?

Normalmente estes cursos são oferecidos por escolas de idiomas credenciadas pelas instituições superiores – e em alguns casos, nas próprias instituições superiores.

Para saber quais são as melhores opções (em termos de qualidade de ensino e escolas conveniadas) é aconselhável que você verifique com seu assessor educacional.

Quanto tempo dura o programa?

Depende do seu nível no idioma.

Aqui no Brasil, nós faremos um simulado para avaliar o seu nível de proficiência. Assim, poderemos fazer uma estimativa de quanto tempo você precisará cursar o Pathway para atingir o nível exigido para seu curso.

No entanto, quando chegar no Canadá, você passará por uma avaliação de nível na própria escola, e só então será determinada a duração exata do seu programa.

O tempo mínimo de curso é de 8 semanas. Nossos alunos, em média, fazem 12 semanas de programa, mas em alguns casos este tempo pode chegar a 20 semanas.

Como funciona o Pathway para ingresso no curso superior?

O aluno deverá previamente ter escolhido o curso e a instituição onde deseja estudar – desta forma, saberá qual é o nível de proficiência no idioma que precisará comprovar para ser aceito no college ou universidade.

Então verificará quais são as escolas de idiomas conveniadas com a instituição de ensino superior em questão, e solicitar sua matrícula na opção escolhida. A escola de idiomas enviará para o aluno uma carta de aceitação no programa de Pathway (LOA – Letter of Acceptance) – e esta carta será utilizada no processo de candidatura ao curso superior.

O college ou universidade irá avaliar a documentação acadêmica apresentada pelo aluno  – inclusive a LOA da escola de idiomas – e caso seja admitido para o curso desejado, o aluno receberá desta instituição uma carta de aprovação condicional (LOA – Letter of Acceptance). No final das contas, o aluno terá 2 LOAs: uma do Pathway, e outra do college.

Esta aprovação condicional estará vinculada ao seu compromisso de apresentar o certificado de aprovação no Pathway em até 1 ou 2 meses antes do início das aulas – o prazo varia conforme a instituição ou curso.

Caso você não atinja o nível exigido no Pathway, automaticamente perde a vaga no curso superior – por isso tenha em mente que você terá que se dedicar ao Pathway da mesma forma que se dedicaria ao college: não faltar às aulas, fazer as tarefas de casa, dedicar tempo para estudo fora da escola e obter boas notas nas provas e trabalhos. É uma questão de compromisso com seu projeto e com seu investimento.

A boa notícia é que com o certificado do Pathway você está dispensado de apresentar nota de um teste de proficiência padrão, como o TOEFL ou IELTS.

Posso trabalhar enquanto estiver cursando o Pathway?

Não, a legislação canadense não permite que alunos de cursos de idiomas trabalhem no país, tampouco seus cônjuges. Esta permissão de trabalho é concedida apenas para alunos de curso superior – que podem trabalhar por meio período, e seus cônjuges, em período integral, conforme a regra descrita no site de imigração canadense, neste link.

Já aconteceram casos extraordinários em que o consulado concedeu o Work Permit (permissão de trabalho) para o cônjuge durante o curso de Pathway – porém tenha em mente de que estes casos acontecem em caráter de exceção, e dependem em grande parte do oficial que estará naquele momento concedendo o visto para o estudante e seu cônjuge. Um bom consultor de imigração saberá conduzir da melhor forma o seu processo de visto, mas para efeito de planejamento recomendamos que trabalhe sempre com a regra, que é a impossibilidade de se trabalhar no país durante o curso de Pathway.

O que dizem nossos clientes sobre o Pathway?

Nos vídeos abaixo você vai conhecer o Caio, a Nelina e a Daniele, nossos clientes. Neste momento (outubro de 2019), o Caio já está estudando no Humber College, e as meninas continuarão no Pathway até o fim deste ano. Veja o que eles contam:

 

 

 

Achou estas informações úteis? Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui sua pergunta o comentário!

Não deixe de conferir os outros posts da série, aqui mesmo, no nosso blog.

Introdução

Tipos de Curso

College ou Universidade?

Undergraduate Studies (Cursos de Graduação)

Graduate Studies (Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado)

Testes de Inglês

 

 

Photo by Ree from Pexels

 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário