IMPACTOS DA COVID-19 PARA ESTUDANTES INTERNACIONAIS NO CANADÁ

Muitos de nossos clientes – tanto os que já estão estudando no Canadá quanto os que estavam no meio de seus projetos para estudar no exterior – estavam com muitas dúvidas e inseguranças pelo caos gerado pela pandemia de Covid-19.

O governo canadense publicou, na semana passada, algumas medidas tomadas para amenizar o impacto para os estudantes. Aqui está um pequeno resumo do que muda:

Autorização de viagem

Embora as fronteiras estejam fechadas, estudantes internacionais que tenham um visto válido, emitido até 18 de março, podem entrar no país. Quem chegar por via aérea deverá passar por uma avaliação de saúde pela companhia aérea antes de embarcar para o Canadá. Ao desembarcar, os estudantes passarão novamente por uma avaliação de saúde, e deverão permanecer em isolamento voluntário por um período de 14 dias.

Permissão de trabalho após a graduação (Post-Graduation Work Permit)

Em situação normal, para ser elegível ao PGWP, o estudante internacional deve ter estudado presencialmente no Canadá em um curso de duração mínima de 8 meses – cursos online não são válidos para o programa.

Os estudantes internacionais que, por conta do fechamento das instituições de ensino pelas medidas de controle da Covid-19, passaram a receber o conteúdo de seus cursos integralmente ou parcialmente de forma online, continuarão elegíveis ao PGWP.

Esta exceção temporária também se aplica aos estudantes que possuem permissão de estudo, e que foram aprovados em programas com início em maio e junho, mas que não poderão viajar ao Canadá pelas restrições de viagem impostas para controle da Covid-19. Estes estudantes poderão iniciar seus estudos fora do Canadá, de forma online, até que as fronteiras sejam novamente abertas.

Você pode obter mais detalhes nesta publicação da MJ Consultoria, uma de nossas empresas parceiras.

Estudantes internacionais podem receber o auxílio emergencial

Desde 6 de abril o governo canadense tem recebido solicitações para o programa Canada Emergency Response Benefit (CERB). O auxílio tem o valor de 500 dólares canadenses por semana, por um período de 16 semanas. Para ser elegível, o estudante deve atender aos seguintes requerimentos:

  • Morar no Canadá e ter no mínimo 15 anos de idade
  • Ficou desempregado por consequência das medidas de controle da Covid-19
  • Teve uma renda mínima de 5 mil dólares canadenses no ano de 2019, ou nos 12 meses a contar da data da solicitação
  • Não deverá ter nenhuma renda nos 14 primeiros dias consecutivos das 4 primeiras semanas do auxílio.

Dependendo do caso, o estudante que mora e trabalha no Canadá pode ser elegível para o programa “Employment Insurance” (EI). Os requerimentos para este auxílio são:

  • Ter tido um emprego segurado
  • Ter sido demitido sem justa causa
  • Estar sem trabalho e sem renda por sete dias consecutivos nas últimas 52 semanas
  • Ter trabalhado pela quantidade mínima de horas exigidas em um emprego segurado nas últimas 52 semanas, ou a contar do início de sua última solicitação de EI (o que for mais curto).
  • Estar disposto e capaz de começar em um novo emprego a qualquer momento.
  • Estar ativamente buscando por trabalho (o solicitante deverá manter um registro escrito dos empregadores contratados, incluindo quando eles foram contatados).

Importante: para provar a eligibilidade e receber qualquer pagamento devido, o solicitante deverá fazer relatórios a cada duas semanas pela internet ou pelo telefone, para não perder o pagamento do benefício.

Consulte neste link o site do governo canadense sobre o EI e CERB, com todas as informações oficiais.

Alguns colleges desenvolveram ações de apoio aos estudantes internacionais

Os estudantes que não podem obter o CERB ou EI, ainda podem verificar se o college onde estuda tem algum programa de apoio – algumas instituição desenvolveram ações para ajudar seus alunos a passar por este período difícil. Neste caso, a instrução é entrar em contato com o Departamento de Estudantes Internacionais do seu college para obter maiores informações.

Acesso aos Centros de Solicitação de Vistos

Os Centros de Solicitação de Visto (no Canadá) e consulados estão fisicamente fechados, mas os estudantes internacionais ainda podem submeter seus processos de forma online.  Pode haver atrasos no processamento das solicitações em virtude das medidas de isolamento tanto nos consulados como no Canadá. 

Para os casos em que for necessária a coleta de dados biométricos do solicitante, haverá uma extensão do prazo, de 30 para 90 dias (visto que esta coleta pode ser feita apenas pessoalmente).

Se você deseja que um especialista em vistos acompanhe seu processo, nossos parceiros estão trabalhando normalmente e podem lhe dar este suporte.

Nosso trabalho é trazer informações confiáveis e seguras para que você tome as decisões mais acertadas para seu intercâmbio. Acompanhamos de perto todas as mudanças, e estamos preparados para ajudar os nossos clientes a entender a sua situação específica, e desenhar os próximos passos, estejam eles no Canadá ou no Brasil, planejando sua ida.

Por isso, não se apavore! Entre em contato conosco, que estamos prontos para lhe ajudar!

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário