Conheça a UPEI – University of Prince Edward Island

A University of Prince Edward Island tem mais de 50 anos de história, e é a única universidade pública da província. Recebe por ano mais de 1.200 alunos internacionais de mais de 75 países.

É uma ótima opção para quem busca ensino superior de qualidade, por um investimento razoável – esta universidade recebe bastante financiamento público, e portanto, consegue oferecer cursos de bacharelado ou mestrado com valores mais acessíveis (na média, CAD$ 13.600 por ano, ou seja, menos do que se investe em um college nos grandes centros).

Em algumas áreas, os cursos oferecidos são os melhores de todo o Canadá – como o de Accounting (Contabilidade). Os estudantes da UPEI obtém tradicionalmente as melhores notas no CPA (o exame de classe no país).

Quem já é formado no Brasil, mas tem a intenção em iniciar uma carreira profissional no Canadá, pode encontrar a solução ideal na UPEIno processo de candidatura é possível eliminar matérias equivalentes, e começar no 2º ou 3º ano do curso escolhido – claro, dependendo das notas e do currículo estudado – quem opta por este tipo de arranjo terá também que se submeter a uma pré-avaliação. Há que se considerar também que a LOA (Letter of Acceptance) vem com o prazo estipulado de estudos, e o visto de estudante é de tempo proporcional ao prazo que consta na carta. A grande vantagem é que você pode obter um diploma universitário no país com um investimento financeiro menor do que em um curso completo.

Qualidade é um ponto não negociável na UPEI – isso significa que a universidade faz a parte dela em oferecer um currículo rigoroso e atual, além de ser bastante seletiva em relação aos professores e pesquisadores – e que também exige a contrapartida dos alunos quanto à dedicação aos estudos e ao rendimento acadêmico. Uma boa performance nos estudos pode, inclusive, garantir atrativas bolsas de estudo, que variam entre CAD$ 1000 e CAD$ 4000 (média mínima de 80/100 ou 3,2/4 GPA).

As turmas geralmente são pequenas – de 30 a 40 alunos – justamente para permitir um aprendizado interativo, e para que os alunos recebam atenção individualizada dos professores e demais funcionários da universidade.

Para os estudantes que possuem as credenciais acadêmicas para serem aceitos na universidade, mas ainda não têm o nível mínimo de inglês exigido, a UPEI oferece o programa de Pathway (Preparatório de Inglês Acadêmico). Mas atenção: quem tem um nível ainda básico no idioma não é aceito para este tipo de programa.

Para saber mais sobre programas de Pathway, clique neste link.

Outra grande vantagem de estudar na UPEI é que os formandos estrangeiros são elegíveis ao programa de imigração da província (Province Nominee Program), desde que trabalhem por 6 meses em Prince Edward Island após a formatura. A residência permanente sai de 7 a 9 meses depois de solicitada, pois segue um “fast track“. Você pode saber mais sobre os programas de imigração de PEI neste link.

As admissões de novos alunos (intake) acontecem em setembro, janeiro e maio. Para efeito de planejamento, aconselha-se que o candidato dê entrada no processo 6 a 9 meses antes da data desejada.

Em termos de cursos disponíveis, há uma grande variedade. A maior parte dos programas disponíveis é de bacharelado (Business, Engenharia, Artes, Ciências, Educação, Enfermagem, Veterinária – alguns programas têm um período obrigatório de estágio).

Entre os cursos de mestrado, estão disponíveis:

  • Educational Leadership, Vet Science, Island Studies, Business/MBA/EMBA, Nursing, Global Affairs 
  • Molecular and Macro Molecular Sciences
  • Environmental Sciences 
  • Human Development and Health
  • Doctor of Veterinary Medicine; Master; PhD 
  • Sustainable Design Engineering 

Os cursos de Enfermagem e Veterinária são bastante competitivos entre os alunos internacionais, e requerem um planejamento mais afinado para conseguir uma vaga.

Gostou da UPEI, mas não conhece a província Prince Edward Island? Aqui no nosso blog, nós contamos um pouco sobre este lugar incrível:

Ficou empolgado e quer saber mais? É só entrar em contato conosco, será uma grande alegria ajudá-lo neste projeto!

Veja aqui algumas fotos da nossa visita à UPEI!

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário