Saiba como levar seus remédios para o Canadá

Se você tem alguma condição de saúde ou está fazendo um tratamento pontual e necessita transportar medicamentos ou equipamentos médicos, você deve estar bem-informado sobre como fazer isso sem correr o risco de ter esses itens confiscados na chegada. Confira abaixo tudo o que você precisa saber para evitar transtornos dessa natureza:

1. Os medicamentos ou equipamentos médicos devem ser exclusivamente para uso pessoal.

Por uso pessoal, entende-se que os produtos médicos em questão são para o seu uso próprio, para uso por menor de idade ou animal de estimação sob seus cuidados, ou para uso de uma pessoa ou animal que estejam viajando com você.

Você não pode transportar medicamentos para terceiros em nenhuma hipótese.

2. Regras para transporte

Sempre na bagagem de mão

Os medicamentos ou equipamentos médicos devem ser transportados sempre na sua bagagem de mão, nunca na bagagem despachada.

Mantenha os medicamentos nas embalagens originais

Você deve levar os medicamentos em suas embalagens originais e lacradas. Não caia na tentação de colocar todos juntos em uma mesma caixa para economizar espaço na bagagem – você correrá o risco de ter seus remédios retidos pela autoridade sanitária.

Atenção para medicamentos líquidos

Em viagens aéreas internacionais, há a restrição para transporte de líquidos em no máximo 100 ml na sua bagagem de mão. Medicamentos estão livres desta restrição – mas lembre-se de que você deve apresentá-los separadamente para o oficial no momento da inspeção de bagagem, em conjunto com a documentação necessária.

Prepare a documentação adequada
  • Receita médica incluindo tanto o nome comercial quanto o genérico (princípio ativo), dosagens e instruções de uso, preferencialmente em inglês ou francês.
  • Se possível (e recomendado), peça ao médico que escreva uma carta, preferencialmente em inglês ou francês, descrevendo os motivos pelos quais você ou seu dependente estão fazendo o referido tratamento.
  • Você deverá preparar a documentação que comprove que seu status é de visitante (as regras para cidadãos e residentes permanentes são diferentes):
    • uma cópia do seu passaporte, ou
    • uma cópia do seu visto de trabalho ou de estudo, ou
    • uma carta do seu empregador ou universidade.

2. A quantidade máxima permitida é para 90 dias de tratamento.

As autoridades canadenses permitem que você leve medicamento para todo o tratamento, desde que dentro do período máximo de 90 dias.

Visitantes podem receber suprimentos para 90 dias a cada 3 meses por via postal – lembrando que cada envio deve conter a receita médica, preferencialmente acompanhada por uma carta do médico informando os motivos pelos quais o destinatário deve fazer esse tratamento.

3. Equipamentos médicos podem ser transportados pelo usuário, com restrições.

Você pode levar seus equipamentos médicos, desde que os mesmos não exijam supervisão ou operação por um profissional especializado.

4. E se eu estiver carregando remÉdios para pessoas que já estejam no canadá?

Você não pode transportar remédios para pessoas que já estejam no Canadá. Se você transportar medicamentos ou equipamentos médicos para vender ou doar para uma pessoa que já esteja no Canadá, para tratar um paciente de sua prática médica, ou para tratar um animal de propriedade de terceiros, isto será considerado como prática comercial (mesmo que não haja compensação financeira), sujeita a sanções das autoridades locais se realizadas fora das devidas licenças e regras.

Com seus remédios em ordem, agora é só aproveitar a sua viagem sem preocupações.

Aqui, neste link, você verifica toda a regulamentação sobre entrada no país com remédios e equipamentos médicos para uso pessoal, diretamente no site oficial do governo canadense.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário