Sarnia

População 2019126.638
Salário mínimo / hora
Salário médio /hora
CAD$ 14,00
CAD$ 20,86
Taxa de Desemprego6,4% (janeiro/2020, Pré-pandemia)
Temperatura média (verão)17ºC (min)
28ºC (max)
Temperatura média (inverno)-8ºC (min)
-1ºC (max)

Seguro-Saúde

Média mensal por pessoa (estudante)CAD$ 75

Moradia (Valores médios) – Aluguel mensal:

Quarto individualCAD$ 700
Kitchenette / apto 1 quartoCAD$ 1000
Apartamento 2 quartosCAD$ 1170

Transporte público

Passe mensal – regular
Passe mensal – estudante
CAD$ 75
CAD$ 29

Refeição em:

Fast-food (por pessoa)CAD$ 10
Restaurante médio (por pessoa)CAD$ 35

Supermercado

Despesa semanal média por pessoaCAD$ 68

Sarnia é uma pequena cidade às margens do lago Huron, na fronteira com os Estados Unidos. Fica a apenas 1 hora de viagem de Detroit, e a cerca de 3 horas de Toronto.

Localizada no sudoeste da província de Ontário, oferece um clima mais ameno, comparado a outras cidades canadenses, e uma qualidade de vida invejável: muita área verde, valores acessíveis para aluguel ou compra de imóveis, escolas com excelente qualidade de ensino, estrutura de saúde moderna e confiável, além de uma vida cultural bem variada.

Sarnia é conhecida principalmente pelo azul sem fim do lago Huron, mas quem vive ali aproveita o ano inteiro tudo  o que a rica natureza da cidade tem para oferecer. No verão, as praias públicas são a grande opção de lazer; no outono, pode-se explorar as inúmeras trilhas nos bosques próximos. Durante o inverno, seus habitantes praticam os esportes da época, e na primavera os parques e jardins ficam cheios de flores e visitantes.

O forte da economia de Sarnia são as indústrias petroquímica, bioquímica e de energia limpa, que são setores econômicos propulsores de pesquisa científica e inovação. O parque industrial de Sarnia concentra nada menos que 40% da indústria química, de plásticos e borracha de todo o Canadá.

Empresas como Imperial Oil Limited, NOVA Chemicals Ltd, Steeves and Rozema Group, Waterville TG Inc, Suncor Energy Products Inc e Shell Canada Limited são exemplos de grandes empresas sediadas em Sarnia. Veja este vídeo, que mostra toda a importância do setor energético de Sarnia representa no Canadá:

INSERIR VIDEO (Sarnia_Lambton[1].mp4, na pasta compartilhada Cidades Canada

 O Lambton College é a principal instituição de ensino superior da cidade, e tem os melhores cursos do país voltados para estas indústrias, como o Chemical Production, e o Power Engineering. Os cursos são práticos, e os alunos aprendem colocando a “mão na massa”, em equipamentos idênticos aos utilizados nas indústrias.

Os estudantes do college – canadenses e internacionais – complementam a renda para custear seus estudos em trabalhos de meio período, principalmente no comércio, bares e restaurantes da cidade. 

Por ter um clima mais ameno e uma infraestrutura excelente, Sarnia é conhecida como a “Flórida” da província de Ontário. Muitos idosos escolhem a cidade como local para viver após a aposentadoria – e o cuidado com os idosos acaba sendo também outra atividade comum entre os estudantes.

Quer conhecer mais sobre Sarnia e o Lambton College? Nós, da Go Tour, teremos um imenso prazer em ajudá-lo – entre hoje mesmo em contato conosco!