Calgary

Calgary

População (2020)1.543.283
Salário mínimo /hora
Salário médio /hora
CAD$ 15
CAD$ 23,97
Taxa de Desemprego10,2% (04/2021)
Temperatura média (verão)11ºC (min)
24ºC (max)
Temperatura média (inverno)-13ºC (min)
-2ºC (max)

Seguro-Saúde (Por pessoa)

Média mensal (estudante)CAD$ 75

Moradia (Valores médios – Aluguel mensal)

Quarto individualCAD$ 600
Studio / apto 1 quartoCAD$ 1191
Apartamento 2 quartosCAD$ 1483

Transporte público (Passe mensal)

Regular
Estudante (6 a 17 anos)
CAD$ 109
CAD$
79

Refeição (Por pessoa)

Fast-foodCAD$ 11
Restaurante médioCAD$ 38

Supermercado (Por pessoa)

Despesa semanal médiaCAD$ 77

Calgary é a cidade mais populosa da província de Alberta, na planície oeste canadense. É conhecida como a porta de entrada para as Montanhas Rochosas, pois fica a apenas 90 minutos de Banff – importante cidade turística nas montanhas e um dos melhores locais para se encantar com a aurora boreal. 

“Rival” da capital Edmonton, ao norte, Calgary funciona como centro urbano para as muitas cidades do sul da província de Alberta, e é um dos principais destinos para alunos internacionais.

A cidade foi eleita a “North America Most Livable City” (a cidade mais “habitável” da América do Norte) em 2018, em razão da conservação da cidade (reconhecida por ruas limpíssimas e muito bem mantidas), alta qualidade do ar, muitas áreas verdes, além de todas as condições que aumentam a qualidade de vida – segurança urbana, bom sistema público de saúde, educação de alto nível, diversidade da população (⅓ dos habitantes são de minorias étnicas), baixa carga tributária, valores de imóveis ou aluguéis acessíveis, sistema razoável de transporte público, entre outras inúmeras vantagens.

Outra vantagem importante é que na província de Alberta não há a cobrança do PST (Provincial Sales Tax), os preços de combustível são os mais baratos do Canadá e as taxas de imposto de renda são mais baixas que no restante do país – portanto, há uma boa chance de sobrar uma graninha a mais na carteira no fim do mês.

Há que se ter atenção com o seguro público de saúde, pois há um período de carência – tanto para estudantes internacionais e imigrantes, quanto para cidadãos vindos de outras províncias. Neste caso é aconselhável verificar o tempo de carência e se assegurar de estar coberto por um seguro particular. 

O clima pode ser um desafio para quem tem pavor de frio – os invernos são bastante rigorosos, e os verões costumam ser amenos. Mas quem vive em Calgary se torna um amigo íntimo do “Chinook“- o vento quente e seco que sopra da costa oeste, e que costuma dar um alívio nos dias mais frios do inverno – ou dá uma boa aquecida nos mornos dias de verão.

Diferente de outras cidades canadenses que têm verdadeiras cidades subterrâneas, para onde a população “migra” no inverno, em Calgary há o Skywalk, que são passarelas fechadas e climatizadas que ligam os principais edifícios do centro da cidade. São mais de 15 km de ligações, e você pode passear por todo o centro, olhando de cima!

A economia da cidade gira em torno de 3 principais setores:  petroquímico, agrícola e turismo. Como falamos na seção sobre Edmonton, em Alberta fica a segunda maior reserva de petróleo do mundo (menor apenas que a da Arábia Saudita), e portanto, as principais indústrias do setor de energia e combustíveis fósseis estão estabelecidas na cidade, que também começa a desenvolver o setor de energia limpa renovável. Alguns exemplos de grandes empresas de energia em Calgary são a Inter Pipeline Ltd., Sancor Energy Inc., E3 Metals, BluEarth Renewables, Canadian Natural Resources, para citar algumas.

A crise do petróleo de 2015  provocou um aumento do desemprego nesse setor nos últimos anos, mas vemos uma recente recuperação do setor. Mas embora este seja um setor econômico bastante relevante, a cidade não depende exclusivamente dele. 

O governo da província e a prefeitura têm estimulado o crescimento de setores como o aeroespacial, logística, serviços financeiros, tecnologia, mídia digital interativa e economia criativa. Para citar algumas empresas nesses setores, temos a West Jet, Aerium Analytics, DC Bank, Shareworks by Morgan Stanley, Nananalysis, Orphyk Medical Technologies, Willow Bioscience, Zenith Epigenetics, Absorb Software, ATTAbotics, Benevity, entre muitas outras.

No setor agrícola, grandes empresas como Basf, Bayer, Cargill, Harmony Beef e até a brasileira JBF estão presentes na cidade.

O setor agrícola é o que imprime uma das mais marcantes características culturais de Calgary, também conhecida como o “Texas do Canadá”. A cultura dos “cowboys” é muito forte na cidade – você vai ver botas, chapéus e caminhonetes por todo o lado, ouvir música country em todos os lugares, e em julho, vai poder participar do que os locais chamam de “o maior show a céu aberto da Terra”, o Calgary Stampede.

Mais de 1 milhão de visitantes passam por lá a cada edição, que conta com competições de rodeio, desfiles, shows de música country, feira e exposição agropecuária, corridas de carro e exibições. A cidade fica lotada de visitantes, e é diversão garantida no verão de Calgary.

Quem quer fazer um curso superior em Calgary não fica sem boas opções, a começar pela University of Calgary. 

A University of Calgary é líder nacional em cursos e pesquisas voltados à área de energia e engenharia, que é a principal vocação econômica da província. A instituição tem recebido constantes investimentos em pesquisa e desenvolvimento nas áreas de energia sustentável e gerenciamento ambiental, e também oferece uma gama variada de cursos nas mais diversas áreas do conhecimento.

Entre os colleges, nossos principais parceiros são o Bow Valley College e o SAIT (South Alberta Institute of Technology).

O Bow Valley College tem sido, na província, o principal fomentador de carreiras em economia criativa, pois abriga a School of Creative Technologies, que oferece programas de tecnologia da informação, desenvolvimento de software, marketing digital, gerenciamento e análise de dados e design. Os programas mais procurados no Bow Valley College são os de Business Administration, Hospital Unit Clerk, English Language Learning e Academic Upgrading

Entre os cursos mais interessantes, estão o Cybersecurity (desenvolvimento e implementação de sistemas de segurança digital), Disability Studies (capacita os alunos para ajudar pessoas com deficiência nas escolas, ambientes de trabalho e atividades do dia-a-dia).

O SAIT (Southern Alberta Institute of Technology) é o college público mais antigo de Calgary, e oferece mais de 100 programas e cerca de 1.300 cursos de meio período. O SAIT vem se destacando no cenário educacional por trazer programas inovadores, como o Diploma in Integrated Water Management, que forma profissionais especializados no aproveitamento sustentável dos recursos hídricos na indústria, agricultura e governo.

Os programas mais populares continuam sendo os de Business Administration (diploma ou bacharelado), Information Technology, Academic Upgrading e English Language Foundations. Mas neste college você pode encontrar programas bastante diferenciados, como Aircraft Maintenance Engineering Technology (prepara engenheiros de manutenção de aeronaves, e os capacita para a obtenção da licença da categoria) e Accounting Oil and Gas Production (este curso prepara os estudantes para se tornar contadores especializados no setor de petróleo e gás natural). 

Na região de Calgary, em cidades menores, também há opção de outros bons colleges (em Medicine Hat e Brooke fica o Medicine Hat College).

Na cidade de Olds fica o Olds College, uma instituição especializada nas ciências agrárias, que pretende dar a melhor formação para seus alunos em classes pequenas e aulas “hands-on“- ou seja, com a “mão na massa”. 

Sua estrutura conta com a Olds College Smart Farm, que é uma “fazenda do futuro”, que dispõe das tecnologias mais avançadas para aumento de produtividade e uso responsável e sustentável dos recursos naturais. No Olds College Centre of Innovation, há laboratórios avançados, incluindo o Technology Access Centre for Livestock Production (centro tecnológico para produção pecuarista), bem como 25 acres de jardim botânico.

Calgary é também um destino muito procurado por quem quer fazer um intercâmbio de curta ou média duração, com foco no estudo do idioma. Escolas como a Stafford House possuem excelentes estruturas para receber estudantes de todas as idades, e com os mais variados objetivos.

Nessas escolas você pode dar uma turbinada no nível do seu inglês, ou fazer o seu pathway (programa de inglês acadêmico), ou mesmo fazer um curso de inglês para negócios.

Como você pode ver, Calgary oferece uma infinidade de possibilidades. Que tal se matricular em uma destas instituições? A Go Tour sabe como fazer, fale com a gente.