Halifax

Halifax

População (2020)448.544
Salário mínimo /hora
Salário médio /hora
CAD$ 12,55
CAD$ 18,74
Taxa de Desemprego7,3% (12/2020)
Temperatura média (verão)15ºC (min)
24ºC (max)
Temperatura média (inverno)-7ºC (min)
1ºC (max)

Seguro-Saúde (Por pessoa)

Média mensal (estudante)CAD$ 75

Moradia (Valores médios – Aluguel mensal)

Quarto individualCAD$ 700
Kitchenette / apto 1 quartoCAD$ 1295
Apartamento 2 quartosCAD$ 1720

Transporte público (Passe mensal)

Regular
Estudante (Universitário e Superior)
CAD$ 82,50
CAD$ 82,50

Refeição (Por pessoa)

Fast-foodCAD$ 12
Restaurante médioCAD$ 38

Supermercado (Por pessoa)

Despesa semanal médiaCAD$ 94

Capital da província de Nova Scotia – e a maior cidade entre as províncias do Atlântico, Halifax é o lugar perfeito para quem procura a conveniência e conforto de uma capital, mas valoriza aquele ar mais relaxado e familiar das cidades menores.

Apesar de em Halifax fazer bastante frio para padrões brasileiros, ao comparar o clima da cidade com outras cidades canadenses, percebemos que as temperaturas costumam ser bem mais amenas. A primavera é fresca e chuvosa, os verões são quentes e ensolarados. No outono começa a fazer frio, e há neve no inverno, mas a temperatura não chega a ser extrema. Por estar de frente ao mar aberto, não importa a estação do ano, sempre tem muito vento.

Halifax é cercada por lindas vistas do oceano. No porto da cidade, você pode respirar aquele cheirinho de mar enquanto caminha pelo calçadão, apreciando a música dos artistas de rua que costumam se apresentar por lá. A cidade tem uma atmosfera boêmia, com sua grande quantidade de cervejarias artesanais, bares, e restaurantes de todos os tipos –  dizem que em Halifax come-se a melhor lagosta do mundo. Turistas e locais se misturam e aproveitam o ar de praia que permeia toda a cidade. 

É uma cidade bastante segura para morar. O recente crescimento econômico e rápido aumento da população elevou os valores dos aluguéis e imóveis, mas ainda assim, eles permanecem mais acessíveis que os de destinos mais procurados como Toronto, Vancouver e Montreal. As escolas públicas são de muito boa qualidade, e há 4 instituições de ensino superior na cidade e mais 2 em outras cidades da província, que atraem estudantes de todo o mundo, que movimentam a economia e a vida social da cidade.

O distrito escolar de Halifax foi, inclusive, o pioneiro em programas de High School para alunos internacionais no Canadá, e continua sendo um destino muito procurado para esta finalidade. Os alunos estudam nas escolas públicas da cidade (não são gratuitas para alunos de outros países), moram em casas de família, e têm a possibilidade de vivenciar uma cultura diferente, e experimentar a liberdade em um ambiente seguro.

A saúde pública funciona bem, apesar de haver relatos de dificuldade de encontrar médicos de família que aceitem novos pacientes. Apesar disso, ninguém fica sem atendimento na cidade – em caso de necessidade de atendimento médico, há várias “walk in clinics” (clínicas de pronto atendimento) em que todos, inclusive quem ainda não tem um médico de família, têm acesso aos serviços de saúde que necessitam.

Quem mora nos bairros mais centrais normalmente consegue se locomover pela cidade caminhando, de bicicleta ou usando o sistema público de transporte. No entanto, quem vive em localidades mais afastadas pode sentir necessidade de comprar ou alugar um carro para ter mais comodidade nos deslocamentos.

Apesar do custo de vida ser menor no geral, em Halifax os impostos e valores dos alimentos são um pouco mais caros que em outros centros do país – ainda assim, tendo uma boa estratégia de compras, é possível se alimentar bem dentro de um orçamento limitado.

Em termos econômicos, Halifax é a cidade mais desenvolvida das Províncias do Atlântico. É possível encontrar um emprego com boa remuneração e com bom equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Há muitas iniciativas na cidade que promovem a conexão entre os trabalhadores e empresas, que são bastante efetivas na colocação profissional de estudantes internacionais e novos imigrantes. No site da prefeitura de Halifax, você encontra os links para estas iniciativas.

Entre os setores que mais empregam, estão o de telecomunicações, serviços financeiros, tecnologia da informação, turismo, saúde e governo. A maioria das empresas que figuram nos 100 melhores lugares para se trabalhar nas Províncias do Atlântico ficam em Halifax. Entre elas, podemos citar a Admiral Insurance Services e a East Coast Credit Union no setor financeiro, a Emera inc e a Irving Oil em energia e petróleo, a Jazz Aviation LP em transportes, a Northwood e IWK Health Centre em saúde, e na área de tecnologia da informação, NTT Data, REDspace, ResMed, Verafin e Web.com. 

Alunos internacionais que se interessam em estudar em Halifax ou em Dartmouth (cidade que fica a 10 minutos de Halifax, do outro lado do canal),  têm uma ampla variedade de instituições de ensino superior para escolher. São eles a MSVU (Mount Saint Vincent University), Dalhousie University, St. Mary’s University NSCC (Nova Scotia Community College), Acadia University e Cape Breton University.

Na MSVU, os alunos contam com um aprendizado praticamente individualizado, pois a instituição trabalha com classes muito pequenas, e os professores conhecem cada aluno pelo nome. Os alunos desde cedo têm oportunidade de conduzir pesquisas científicas em diversos campos de estudo, de química quântica a neurociência ou desenvolvimento infantil, e acesso a um excelente programa de co-op (estágio).

Os cursos mais procurados nesta universidade são os bacharelados de 4 anos ou mestrados, como o Applied Human Nutrition (os alunos aprendem desenvolvimento de produtos, segurança alimentar, nutrição comunal e atendimentos de saúde) e Public Relations (o curso mais antigo de Relações Públicas do Canadá, que é referência nacional até os dias de hoje). As opções de curta duração na MSVU são os diplomas de Business Administration e Tourism and Hospitality Management, de dois anos, ou certificados de 1 ano em Accounting e Marketing.  

A Dalhousie University é a maior universidade nas Províncias do Atlântico, e conduz pesquisas em mais de 60 campos do conhecimento, com enfoque em oceanos sustentáveis, energia limpa e tecnologias sustentáveis, segurança alimentar e desenvolvimento cultural e social – cada uma destas áreas conta com uma grande expertise em big data, inovação e empreendedorismo.

Na Dalhousie University também se destacam os programas de bacharelado e mestrado, como o Applied Computer Science (foco na construção de habilidades técnicas fortes, resolução de problemas, e desenvolvimento de alta capacidade em comunicação e gerenciamento), Aquaculture (estudo de espécies aquáticas vivas, manuseio e criação de espécies aquáticas e gerenciamento de instalações – o curso acontece na espetacular estrutura do aquário da universidade), e Law, Justice and Society (um curso interdisciplinar, que dá uma visão bastante abrangente sobre o propósito da lei na sociedade, com enfoque em direitos humanos, programas de restituição e justiça restaurativa). 

Os icônicos prédios históricos da St. Mary’s University ficam localizados no coração de Halifax, em meio a uma extensa área verde e banhados pelo ar da maresia. É uma das instituições que mais recebe estudantes internacionais, que representam quase 30% do total de alunos.

A universidade tem uma forte escola de administração e negócios (a Sobey School of Business), que oferece sólidos cursos de bacharelado e mestrado, com um foco grande no desenvolvimento do espírito empreendedor dos alunos, que possuem diversas oportunidades para aplicar, na prática, os conceitos explorados na excelente grade curricular dos cursos – de competições de estudos de caso, programas internacionais de estágio, programas de investimentos gerenciados pelos estudantes e interações com a comunidade local de negócios.

Os programas de destaque na St. Mary’s são o Entrepreneurship (empreendedorismo – os estudantes aprendem as teorias mais modernas, enquanto desenvolvem habilidades para trabalhar com investimentos de risco e técnicas de gestão enquanto participam de competições de casos e workshops), o Intercultural Studies (um programa flexível que pode ser combinado com outros cursos, em que os alunos aprendem idiomas e desenvolvem habilidades interculturais, tanto em sala quanto em oportunidades internacionais), e o Forensic Sciences (os alunos desenvolvem habilidades críticas para avaliar informações e analisar dados, à medida que se aplicam às leis civis ou criminais).

O Nova Scotia Community College (NSCC) é líder em programas marítimos, mas também oferece uma grande diversidade de programas e carreiras, como Business, Media, Culinary Arts, Health and Wellness e IT and Engineering

O NSCC também conduz inúmeras pesquisas científicas em geração de energia, tecnologias de engenharia, meio-ambiente, tecnologias agrícolas e oceanos, com destaque para a pesquisa em Geomática.

Os colleges e universidades de Halifax têm muita procura por estudantes de todo o mundo, e os processos de admissão são bastante competitivos. Por isso, você deve se planejar e iniciar seu processo com pelo menos 1 ano de antecedência, para não correr o risco de ficar sem vaga.

Se você está buscando curso de inglês para dar aquela turbinada no currículo, ou precisa fazer o pathway (inglês acadêmico para ingresso em colleges ou universidades), em Halifax há excelentes opções. Além de algumas tradicionais escolas de idiomas, como a CCLC e a ECLC, as universidades presentes na cidade oferecem cursos de inglês de altíssimo nível.

Que tal estudar em uma das excelentes instituições de Halifax, enquanto desfruta do estilo de vida praiano da cidade? A Go Tour está preparada para ajudá-lo a construir o seu projeto!