Manitoba

Manitoba

É muito comum que a maioria das pessoas que desejam morar ou estudar no Canadá pensem em províncias como Ontario, Quebec e British Columbia. São as províncias mais desenvolvidas do país, com uma grande oferta de trabalho e bons salários, mas também são as províncias de custo de vida mais alto.

População1,4 milhões
Salário MínimoCAD$ 11,90 /hora
Taxa de Desemprego7,2% (15/2021)

Manitoba, menos conhecida, é normalmente esquecida ou subestimada. No entanto, quem busca uma província no Canadá que ofereça o pacote completo (qualidade de vida, baixos custos para se manter e oportunidades de trabalho), pode encontrar em Manitoba o destino ideal. Lá, você vive melhor e gastando menos.

Valores gastos com moradia (tanto para compra quanto aluguel), seguro de carros, tarifas de eletricidade e água, anuidades da faculdade ou universidade, alimentação – e assim vai – estão entre os mais baixos do Canadá. O site oficial da província estima que uma família com renda média anual de CAD$ 75 mil consegue economizar cerca de CAD$ 12 mil por ano – e essa economia pode ser usada tanto para financiar a casa própria, fazer viagens de férias, comprar a cabana no lago, ou com lazer. 

Em Manitoba, o ar é limpíssimo, e muitos são os dias de sol e céu azul. As cidades, de proporções médias e pequenas (a capital Winnipeg, que é a maior cidade da província,  tem menos de 1 milhão de habitantes) tem trânsito mais leve, e perde-se muito pouco tempo em deslocamentos.

As cidades são seguras, com atmosfera familiar e acolhedora, e o contato intenso com a natureza em todas as estações do ano é uma das características mais marcantes do estilo de vida dos habitantes da província.

Quem gosta do frio vai encontrar em Manitoba o lugar perfeito para viver. Quem não gosta deve considerar cuidadosamente este ponto, pois os invernos na província são bastante rigorosos, com temperaturas extremas e muita neve.

A população de Manitoba é culturalmente bastante diversa, graças ao intenso fluxo migratório nos últimos anos. Esta população construiu uma economia forte e diversificada, em franco crescimento e com muitas oportunidades. É hoje uma das províncias com a menor taxa de desemprego do país, mesmo após a pandemia de Covid-19. 

Entre as principais atividades econômicas da província estão o agronegócio (responsável por 10% de toda a produção agrícola do país) e a indústria de alimentos, incluindo carnes processadas, alimentos à base de batatas e grãos, refinarias de óleos vegetais (canola, soja e milho), laticínios, entre outras.

Manitoba tem um setor de manufatura avançada bastante desenvolvido. Lá se encontram indústrias de materiais aeroespaciais, ônibus, fabricação de materiais para construção civil, maquinários, indústria moveleira, eletrônicos, plástico e indústria farmacêutica, com grande parte da produção local exportada para os Estados Unidos, China, Japão, México, Coréia do Sul, Taiwan, Emirados Árabes e Reino Unido.

Winnipeg

Winnipeg

População (2020)850.056
Salário mínimo /hora
Salário médio /hora
CAD$ 11,90
CAD$ 18,75
Taxa de Desemprego7,5% (04/2021)
Temperatura média (verão)13ºC (min)
26ºC (max)
Temperatura média (inverno)-20ºC (min)
-11ºC (max)

Seguro-Saúde (Por pessoa)

Média mensal (estudante)CAD$ 75

Moradia (Valores médios – Aluguel mensal)

Quarto individualCAD$ 600
Studio / apto 1 quartoCAD$ 1065
Apartamento 2 quartosCAD$ 1315

Transporte público (Passe mensal)

Regular
Estudante (Ensino Superior)
CAD$ 104
CAD$ 83,20

Refeição (Por pessoa)

Fast-foodCAD$ 10
Restaurante médioCAD$ 33

Supermercado (Por pessoa)

Despesa semanal médiaCAD$ 88

Winnipeg, capital da província de Manitoba, é conhecida também como o “centro do continente”, pois geograficamente fica localizada no centro da América do Norte. Embora tenha uma localização relativamente isolada (a cidade grande mais próxima – Minneapolis, nos EUA – fica a cerca de 700 km de distância), Winnipeg é uma cidade vibrante, economicamente desenvolvida, com intensa vida social e cultural e cheia de oportunidades.

O estilo de vida canadense, no geral, valoriza muito o contato com a natureza e atividades ao ar livre, independentemente da estação do ano. Winnipeg não foge a essa tradição – a natureza ao redor da cidade é rica e exuberante, perfeita para trilhas a pé ou em bicicleta, para acampar ou tomar banhos de lago no verão, e no inverno pode-se aproveitar a maior pista natural de patinação do mundo, além de outros tantos esportes de inverno (a cidade tem um forte time de hockey, que joga na NHL, o Winnipeg Jets). É muito comum que as pessoas tenham uma pequena propriedade, como pequenas chácaras ou cabanas – conhecidas como cottages – nas áreas próximas aos lagos, para aproveitar ao máximo os dias junto à natureza.

Quem prefere o cenário urbano também não se desaponta em Winnipeg. A cidade é conhecida pelo seu multiculturalismo – há pessoas vindas de toda parte do mundo, e isso se observa nas ruas, nos restaurantes, no transporte público, nas instituições de ensino. São muitos os “newcomers“, que encontraram em Winnipeg a combinação perfeita entre oportunidade de desenvolvimento profissional e baixo custo de vida.

Um dos custos que normalmente mais pesa para os estudantes ou para aqueles que migram para o Canadá é o aluguel. Em Winnipeg é possível encontrar quartos ou apartamentos em valores substancialmente menores do que os de cidades mais populares, como Toronto ou Vancouver. Custos que representam uma boa parte do orçamento, como seguros, eletricidade ou combustível e creche para crianças que ainda não estão em idade escolar são bem mais acessíveis.

Pode-se viver em Winnipeg com uma excelente qualidade de vida. A cidade é limpa, organizada e segura. O transporte público é eficiente, e a cidade tem uma rede extensa de ciclovias (além de tudo, a cidade é plana, o que faz com que muitos habitantes tenham adotado a bicicleta como seu meio de transporte de escolha).

A vida cultural na cidade é intensa. Winnipeg é a sede do famoso Royal Winnipeg Ballet – a companhia de dança mais antiga do Canadá, e uma das mais importantes da América do Norte. As artes plásticas e a música da cidade também têm um lugar de destaque no cenário nacional, representadas pela Winnipeg Symphony Orchestra, ou por seus grandes museus e galerias. Em Winnipeg há bares e restaurantes de todos os tipos de etnias – a propósito, lá acontece anualmente o Folklorama – um festival que celebra a diversidade cultural da cidade.

Winnipeg é uma cidade bastante ensolarada – são mais de 300 dias de sol por ano, em média. Mas o clima é um dos fatores que devem ser levados em consideração ao decidir pela cidade – o inverno pode ter dias extremos, pois a cidade sofre influência de frentes polares. Por outro lado, o verão também pode ser bem quente – e nessa estação, os locais reclamam bastante da grande quantidade de mosquitos.

Em termos de desenvolvimento econômico, Winnipeg tem vários setores de destaque. Algumas das empresas que mais oferecem oportunidades são:

Manufatura Avançada: NFI Group, Canada Goose, Precision ADM, WinPak, MacDon, KitchenCraft.

Indústria Aeroespacial: Boeing, GE Aviation, Magellan Aeroespace, StandardAero.

Agribusiness: PGF, Merit Functional Foods, HyLife, Roquette, Simplot, Maple Leaf, Cargill, Manitoba Harvest.

Tecnologia da Informação e Comunicações: Microsoft,  Bell MTS, Canadian Tire Cloud Computing Centre, Imaginet, Online Business Systems, Farmers Edge, Librestream, RAPID RTC, SkipTheDishes, Bold Commerce, Sightline Innovation.

Energia e Meio-Ambiente: Manitoba Hidro, Miller Waste Systems, Pinchin, RTDS Technologies

Setor Financeiro: além dos principais bancos, Telpay, Payworks, Canada Life, Wawanesa Insurance, RBC Royal Bank, Caisse Financial Group.

Biotecnologia: CerebraHealth, Kane Biotech, Edibles and Infusions, Bausch Health, Pfizer

Transportes e Logística: CargoJet, CP Rail, CN, Congebec, FedEx, Kohl and Frisch, Maxim, McKesson, Sysco, Versacold.

Em Winnipeg, a Go Tour é parceira do Red River College e do Manitoba Institute of Trades and Technology (MITT).

O Red River College é a maior instituição de aprendizado prático da província. São cinco campi – quatro deles em Winnipeg, e o quinto na zona rural. É um college que tem parcerias com as empresas locais e oferece centros modernos de pesquisa e treinamento. Recentemente o RRC inaugurou o Skilled Trades and Technology Centre, com o foco na formação de profissionais altamente demandados pelo mercado local, especializados em carpintaria e metalurgia, além de robótica, automação, pneumática e design.

Entre os cursos mais populares do RRC estão o Business Administration, Business Information Technology, Civil Engineering Technology, Electrical Engineering Technology e Dental Assisting. Há cursos com excelente reputação Canadá afora, como o Culinary Arts (os alunos são treinados em uma cozinha inteiramente funcional, e se tornam aptos a trabalhar tanto na indústria de serviços alimentares, como na cozinha industrial) e o ASL English Interpretation (um curso de 2 anos, que prepara os alunos para trabalhar com deficientes auditivos ).

O MITT é um college especializado em Tecnologia da Informação e Negócios, Saúde, Serviços Humanos e cursos técnicos. São cerca de 25 programas entre certificados e diploma (cursos de 1 a 2 anos de duração), entre os quais os mais populares são o Cyber Defense and Cloud Administration, Pharmacy Technician, além de cursos em desenvolvimento de software, hotelaria e gastronomia. O college oferece um programa de homestay para os alunos internacionais, que correspondem a 50% dos alunos matriculados em tempo integral.

Quem procura um curso universitário, encontra duas grandes instituições em Winnipeg: The University of Winnipeg, e a University of Manitoba.

A University of Manitoba é a universidade mais antiga do Canadá, e oferece mais de 100 programas nas mais diversas áreas do conhecimento. Seus cursos têm uma excelente reputação no cenário nacional, e entre eles se destacam o Film Studies (cinema) e o curso de Agroecologia.

Já a The University of Winnipeg é uma instituição que se orgulha de seu serviço à comunidade local, e de ter uma relação bastante próxima entre alunos e professores – as turmas são pequenas, e possibilitam uma grande interação durante as aulas. Entre os cursos que se destacam nessa universidade estão o Theatre and Film, o Statistics: Data Science Stream, e The Art of Cultural Management.

Winnipeg é uma cidade interessante para estudar inglês. A Heartland International English School tem programas especializados para adolescentes, jovens e adultos, de general english a preparatórios para testes e cursos de inglês acadêmico (pathway).  Especialmente interessante é o programa All Inclusive (general english), que cobre todas as despesas do aluno durante todo o período do curso (exceto, claro, gastos pessoais).

Que tal ir para Winnipeg? A Go Tour está preparada para construir seu projeto, e torná-lo realidade.

Colleges e Universidades

Cursos de Inglês