Saskatchewan

Saskatchewan

A província de Saskatchewan está localizada nas grandes planícies canadenses, entre Alberta e Manitoba. A província tem um enorme território, e baixíssima densidade demográfica, o que significa muito espaço e muita natureza ao redor.

População1,17 milhões
Salário MínimoCAD$ 11,45 /hora
Taxa de Desemprego6,7% (05/2021)

Os habitantes de Saskatchewan aproveitam ao máximo a vida ao ar livre, pois há uma imensa variedade de paisagens e ecossistemas – de dunas de areia a montanhas, florestas, lagos e rios, além de ser um dos melhores lugares ver a aurora boreal, um dos espetáculos naturais mais lindos do mundo.

A capital da província é a cidade de Regina, que tem pouco mais de 260 mil habitantes, mas a maior cidade é Saskatoon, com cerca de 330 mil.  

A província fica em uma região bem central na América do Norte, distante de oceanos ou grandes massas de água que regulam a temperatura. O clima de Saskatchewan é de extremos: verões quentes e úmidos, e invernos secos e rigorosos, e um pouco mais longos. No entanto, apesar das temperaturas eventualmente alcançarem patamares muito baixos, a sensação térmica é menos desagradável que temperaturas menos extremas em climas mais úmidos.

Qualidade de vida é uma das grandes vantagens de Saskatchewan – há um bom equilíbrio entre vida profissional e pessoal e poucos fatores de stress como trânsito, barulho ou poluição. Em termos financeiros, a remuneração média é mais alta que a média nacional, e o custo de vida substancialmente mais baixo, especialmente pelo valor gasto em moradia (bem mais barato que nos grandes centros), transporte e impostos (Saskatchewan está entre as províncias com menores impostos sobre vendas, propriedade e renda em todo o país).

Serviços públicos como saúde e educação são eficientes e de qualidade, mesmo considerando que as cidades em Saskatchewan são pequenas ou médias para os padrões canadenses. Quem gosta de uma vida mais pacata vai se adaptar perfeitamente à rotina em Saskatchewan, mas se você é do tipo mais festeiro e gosta de aproveitar as baladas e uma vida social mais movimentada, talvez deva considerar uma outra opção.

O agronegócio é a principal força motriz da economia da província. Saskatchewan é conhecida como “a cesta de pães” do Canadá. A província, sozinha, produz mais da metade do trigo consumido no país, e quase ⅓ da produção total de grãos, com destaque para aveia, lentilhas e ervilhas secas, e também para a mostarda – de Saskatchewan sai 75% da mostarda consumida em todo o país.

Há outros setores de grande importância na província, como o de energia (além de ser grande produtora de petróleo, carvão e urânio, o governo de Saskatchewan tem investido maciçamente em biocombustíveis, energia geotérmica, eólica e hidrelétrica), silvicultura e desenvolvimento florestal, mineração e indústria de manufatura (alimentos, maquinário pesado, produtos de madeira, aço e plástico, manufatura química, indústria aeroespacial, automotiva e eletrônica).

Em termos de educação, a província não fica atrás de nenhuma outra. São diversos colleges e universidades com tecnologia de ponta e cursos antenados com a realidade do mercado de trabalho e a evolução tecnológica das profissões. A Go Tour tem parceria com as instituições de ensino em Saskatchewan, e está pronta para lhe ajudar a encontrar o curso e a instituição de ensino mais adequada para você em Regina ou Saskatoon.

Regina

Regina

População (2020)263.184
Salário mínimo /hora
Salário médio /hora
CAD$ 11,45
CAD$ 21,77
Taxa de Desemprego7,5% (05/2021)
Temperatura média (verão)12ºC (min)
26ºC (max)
Temperatura média (inverno)-19ºC (min)
-8ºC (max)

Seguro-Saúde (Por pessoa)

Média mensal (estudante)CAD$ 75

Moradia (Valores médios – Aluguel mensal)

Quarto individualCAD$ 600
Studio / apto 1 quartoCAD$ 895
Apartamento 2 quartosCAD$ 1095

Transporte público (Passe mensal)

Regular
Estudante (Universitário e Superior)
CAD$ 88
CAD$ 78

Refeição (Por pessoa)

Fast-foodCAD$ 10
Restaurante médioCAD$ 40

Supermercado (Por pessoa)

Despesa semanal médiaCAD$ 82

Regina é a capital e a segunda maior cidade da província de Saskatchewan. É uma “cidade pequena grande”, em que as pessoas se conhecem, e onde há um grande senso de comunidade e coletividade. 

Esse ar familiar faz de Regina um excelente lugar para criar filhos – a cidade é muito segura, oferece extensas áreas verdes (são centenas de parques), atividades esportivas e culturais para todos os gostos. 

Tudo fica a no máximo 15 minutos de distância, é fácil de se locomover na cidade, e portanto não há aborrecimento ou tempo perdido em trânsito. Por todos esses motivos, Regina oferece uma qualidade de vida excepcional, mas talvez seja um destino um pouco monótono para quem gosta de uma vida noturna mais agitada e de curtir muitas baladas.

O clima de Regina é o continental. As quatro estações do ano são bem definidas, com destaque para o verão quente e úmido, e inverno frio e seco. As temperaturas no inverno, embora mantenham uma média de -11ºC,  podem chegar a extremos. Como as outras grandes cidades das pradarias canadenses, Regina se gaba de ter uma grande quantidade de dias de sol todos os anos.

Por ser a capital da província de Saskatchewan, uma parcela significativa da população trabalha no setor público. Outros setores de destaque na economia da cidade são os de gás e petróleo, agropecuária, manufatura, finanças e seguros, e telecomunicações.

Entre os principais empregadores da cidade estão o 3S Health, Access Communications Co-operative Ltd., Creative Options, Flaman Sales Ltd., GMS Insurance, Information Services Corporation, McDougall Gauley LLP, Nutrien Inc., Saskatchewan Blue Cross, Saskatchewan Crop Insurance Corporation, Vaderstad Industries Inc., entre outros.

A cidade oferece escolas públicas de boa qualidade para alunos canadenses e residentes no ensino fundamental e médio, e excelentes faculdades e universidades para quem quer fazer um curso superior.

O destaque fica para a University of Regina, conhecida no cenário nacional por ser uma das mais inovadoras instituições do Canadá – foi a primeira do país a criar programas que combinam o curso com estágios ou trabalho incorporados (co-op), como o do curso de Jornalismo, que oferece 13 meses de estágio remunerado.

A University of Regina é também conhecida por sua grande diversidade: cerca de 17% de todos os seus estudantes são alunos internacionais, oriundos de todas as partes do mundo.

Quem quer um curso mais “mãos-na-massa”, pode buscar por uma das excelentes opções do Saskatchewan Polytechnique, que tem uma unidade em Regina. Os cursos são distribuídos em “economic sector schools“, com foco nas carreiras demandadas pelo mercado local) e “public sector schools“, que trabalha as carreiras de suporte ao crescimento econômico da cidade, como health sciences ou public services.

Entre os cursos mais procurados no Saskatchewan Polytechnique estão o Innovative Manufacturing, o Bachelor of Applied Management,  Business e Early Childhood Education.

Que tal arrumar as malas para estudar em Regina? Fale hoje mesmo com um de nossos consultores educacionais!

Saskatoon

Saskatoon

População (2020)336.614
Salário mínimo /hora
Salário médio /hora
CAD$ 11,45
CAD$ 21,45
Taxa de Desemprego7,4% (05/2021)
Temperatura média (verão)12ºC (min)
25ºC (max)
Temperatura média (inverno)-20ºC (min)
-9ºC (max)

Seguro-Saúde (Por pessoa)

Média mensal (estudante)CAD$ 75

Moradia (Valores médios – Aluguel mensal)

Quarto individualCAD$ 600
Studio / apto 1 quartoCAD$ 955
Apartamento 2 quartosCAD$ 1050

Transporte público

Regular (Passe mensal)

Estudante (Universitário e Superior: U-Pass Semestral)
CAD$ 83

CAD$ 272

Refeição (Por pessoa)

Fast-foodCAD$ 10
Restaurante médioCAD$ 35

Supermercado (Por pessoa)

Despesa semanal médiaCAD$ 78

Saskatoon é a maior cidade da província de Saskatchewan. A cidade tem uma forte influência da cultura leste-europeia, em especial a ucraniana, e é lar de muitas tribos indígenas. 

Cortada pelo rio South Saskatchewan, Saskatoon é uma linda cidade, repleta de áreas verdes e trilhas para caminhada ao longo do trecho urbano do rio. A população é receptiva, hospitaleira e inclusiva – não é difícil fazer novos amigos ou se envolver nas comunidades locais, o que facilita muito a adaptação à nova cidade e à nova cultura.

O inverno em Saskatoon costuma ser longo e frio. Temperaturas extremas, como -30ºC, não são raras. Mas, para contrabalançar, Saskatoon goza de infindáveis dias de sol e céu azul, inclusive durante o inverno. É também no inverno que você terá a oportunidade de observar a aurora boreal em Saskatoon. Nos dias em que a aurora estiver especialmente brilhante, é possível assisti-la até mesmo da sua janela ou de terraços de bares e prédios espalhados pela cidade. Assistir a esse espetáculo da natureza é um privilégio para poucos.

Os esportes de inverno, como patinação no gelo ou hockey, estão entre as atividades preferidas dos locais, junto com trilhas, mountain bike, caça e pesca. Os saskatoonians amam aproveitar a vida ao ar livre e o contato com a natureza.

Saskatoon, como outras cidades espalhadas pelo Canadá, oferece uma qualidade de vida excelente. Os serviços públicos como saúde, educação e transportes são eficientes e de boa qualidade, há muita área verde e opções de lazer e atividades para toda a família. Por ser uma cidade de porte médio, a vida noturna ou cultural não é tão movimentada como nos grandes centros, o que faz a cidade perfeita para pessoas mais caseiras ou que gostam de levar uma vida mais pacata.

O custo de vida é definitivamente um dos pontos fortes da cidade. O valores gastos com moradia, transporte, supermercado, seguros, entre outros, são sensivelmente mais baixos que nos grandes centros – e considerando que o salário médio na cidade é até mesmo superior à média nacional, no fim do mês pode sobrar um bom troco na carteira para compor uma reserva financeira, dar entrada na casa própria ou realizar aquela viagem dos sonhos.

A economia de Saskatoon é sólida e variada. Entre os setores econômicos, os mais desenvolvidos são o agronegócio (a cidade é rodeada por fazendas produtoras de cereais) e a mineração, sobretudo uranio e potassa. Entre as grandes empresas do setor estão a Cameco, K+S Potash Canada, Mosaic, Nutrien e BHP.

A indústria é um setor bastante forte em Saskatoon, nos mais diversos ramos. Alguns exemplos de empresas são a CNH Industrial, Evolution Electrical Products Inc., Saskatoon Boiler, TopCon Agriculture, W.D. Plastics, Crestline Coach, Robin Hood Flour, AJ Plastics Inc, Black and McDonald Ltd.

O comércio, tanto atacadista quanto varejista (com destaque para a Federated Co-operatives Ltd, uma associação de cooperativas) também contribui para o bom desempenho econômico de Saskatoon, gerando uma renda aproximada de CAD$ 45 bilhões anuais, e empregando cerca de 90 mil pessoas.

Um setor que está em franco desenvolvimento na cidade, movido principalmente pelas pesquisas conduzidas pelas universidades da cidade, é o de biotecnologia. A cidade premia as principais pesquisas e desenvolvimentos com o STIC Awards (Science, Technology, Innovation and Collaboration Awards). Algumas das empresas e organizações estabelecidas na cidade são a Genome Prairie, Agrisoma Biosciences Inc, Novozymes BioAg Ltd, KeyLeaf, ZYUS LifeScience Inc, Thermo Fisher Scientific, entre outras.

Saskatoon tem excelentes instituições de ensino superior, como a Saskatchewan Polytechnic e a University of Saskatchewan, todas muito antenadas e em linha com as necessidades do mercado de trabalho da cidade.

A Saskatchewan Polytechnic é um college de grandes proporções – tem mais de 10 mil alunos, e tem um enfoque grande em ciências aplicadas, na área de construção civil, tecnologia da informação, ciências da saúde e ciências humanas.

Entre os programas mais procurados do college estão o Continued Care Assistant, Early Childhood Education, Business e Office Administration.

A University of Saskatchewan tem muita tradição nas ciências agronômicas, já que 40% de toda a terra cultivável do Canadá fica na província. No entanto, outras áreas de importância global vêm obtendo destaque dentro da universidade, como segurança alimentar, segurança da água, e desenvolvimento de vacinas e novas terapias.

Os cursos da USask que se destacam no cenário nacional são o Food and Bioproduct Sciences (conecta a agricultura com a indústria, e estuda o desenvolvimento de produtos não alimentares, como biocombustíveis e bioplástico), o Interactive Systems Design (os estudantes aprendem sobre os fundamentos da comunicação visual, percepção humana e programação, com o propósito de desenvolver sistemas interativos e jogos), e o Regional and Urban Planning (os estudantes estudam o uso da terra e recursos naturais, e como combinar de forma harmoniosa o desenvolvimento das comunidades com o meio ambiente).

Saskatoon é uma opção interessante, não é? Se quiser saber mais, fale hoje mesmo com a Go Tour!

Colleges e Universidades