St. John’s
População (2020) | 214.014 |
Salário mínimo /hora Salário médio /hora | CAD$ 12,50 CAD$ 18,94 |
Taxa de Desemprego | 9,3% (04/2021) |
Temperatura média (verão) | 13ºC (min) 21ºC (max) |
Temperatura média (inverno) | -7ºC (min) -1ºC (max) |
Seguro-Saúde (Por pessoa)
Média mensal (estudante) | CAD$ 88 |
Supermercado (Por pessoa)
Despesa semanal média | CAD$ 88 |
De forte influência irlandesa, St. Johns é a capital de Newfoundland and Labrador, e o ponto do extremo leste do país. É uma cidade bastante antiga e rica em história – foi fundada em 1494 (ou 1497 – os historiadores não têm um consenso sobre isso), e tem como uma das suas características mais marcantes a hospitalidade com que recebe seus visitantes e novos moradores.
St John’s fica na ilha de Newfoundland, que tem uma beleza natural impressionante. As casas vitorianas coloridas se destacam em contraste com o azul do mar e o branco da neve no inverno. Em algumas épocas do ano, uma das atrações mais esperadas é avistar os diversos tipos de baleias que visita a região, e também assistir o “desfile” de icebergs de mais de 10 mil anos de idade (espetáculo que tem se tornado um pouco menos frequente com o aquecimento global, infelizmente). Atividades ao ar livre, como navegação, trilhas e mountain bike são bastante populares entre os moradores da cidade.
O clima é classificado como “continental úmido”. Pela influência do oceano, as temperaturas variam menos na região. A temperatura média no verão é de apenas 16 graus, mas por outro lado, raramente cai para patamares congelantes no inverno. Se você olhar no mapa, vai ver que a cidade está de frente para o mar aberto – então espere muito vento e bastante chuva.
Apesar de ser uma das capitais mais isoladas do Canadá, St. John’s oferece muitas opções de lazer e uma cena cultural famosa no mundo inteiro: de música erudita a artesanato, de filmes a artes plásticas, os artistas de St. John’s são conhecidos internacionalmente pela excelente qualidade de suas produções culturais. Por receber uma grande quantidade de turistas, a cidade tem uma infraestrutura gastronômica e hoteleira bastante razoável.
Em termos de qualidade de vida, St. John’s não fica devendo a nenhuma outra capital de província. A cidade oferece todas as comodidades de um grande centro – o sistema de saúde funciona bem, as escolas são de excelente qualidade, a cidade oferece bastante segurança e valores bem acessíveis de venda e aluguel de imóveis. O ponto de atenção é para o transporte público, que falha em conectar adequadamente os pontos mais afastados da cidade.
Entre os setores econômicos de destaque, podemos citar a indústria petrolífera marítima e as tecnologias oceânicas (observação e ciências do oceano, navegação e comunicações, veículos de operação remota, veículos submarinos autônomos, tecnologias submarinas, transporte, defesa e segurança, educação e treinamento). Estes setores recebem investimentos maciços do governo canadense, que promoveu seu desenvolvimento a níveis de destaque internacional.
Com suas inumeráveis belezas naturais e produção artística intensa (a província tem investido fortemente na sua indústria cinematográfica e musical, principalmente), St. John’s conta também com o crescimento do setor de turismo, que representa uma parcela importante nas receitas da cidade.
Os maiores empregadores da cidade são, naturalmente, as empresas do setor de energia (refinarias e distribuidoras de petróleo, geração e distribuição de energia elétrica, etc.), como a Irving Oil, Exxon Mobil, North Atlantic Refining, Fortis Inc., Newfondland Power Inc, entre outras.
Na área de tecnologia oceânica, há uma associação de empresas, instituições de ensino e órgãos governamentais chamada Canada’s Ocean Supercluster. Algumas das empresas que integram essa associação são a Bluedrop Training and Simulation, Ashored, Cellula Robotics, eSonar, Orca Specialty Foods, Valent Low Carbon Technologies, entre muitas outras.
Para os clientes da Go Tour que procuram uma instituição de ensino superior em St. John’s, indicamos a Memorial University of Newfoundland (MUN), que é uma universidade muito bem avaliada no Canadá, e que recebe cerca de 1600 estudantes a cada ano, e alunos internacionais vindos de mais de 100 países.
Os programas mais badalados da MUN são o Environment and Sustainability (o programa aborda perspectivas de desenvolvimento sustentável, desde a geração de energia renovável ao desenvolvimento de uma economia ambiental), o Ocean Mapping (pode ser cursado tanto como diploma ou bacharelado, treina o aluno em equipamentos de pesquisas marítimas, tecnologias marítimas acústicas e óticas de funcionamento remoto, instrumentação oceanográfica, e sistemas de informação geográfica), e o Music and Business Administration (alia o desenvolvimento musical do aluno com os conhecimentos necessários para gerenciar uma carreira de sucesso).
Viver em St. John’s é experimentar um estilo de vida único no Canadá, e a Go Tour leva você!