Timmins

População 202042.634
Salário mínimo / hora
Salário médio /hora
CAD$ 14,00
CAD$ 21,
56
Taxa de Desemprego6,14% (julho/2020)
Temperatura média (verão)12ºC (min)
25ºC (max)
Temperatura média (inverno)-23ºC (min)
-11ºC (max)

Seguro-Saúde

Média mensal por pessoa (estudante)CAD$ 75

Moradia (Valores médios) – Aluguel mensal:

Quarto individualCAD$ 500
Kitchenette / apto 1 quartoCAD$ 1025
Apartamento 2 quartosCAD$ 1164

Transporte público

Passe mensal – regular
Passe mensal – estudante
CAD$ 80
CAD$ 65

Refeição em:

Fast-food (por pessoa)CAD$ 8,50
Restaurante médio (por pessoa)CAD$ 25

Supermercado

Despesa semanal média por pessoaCAD$ 94

A cidade de Timmins fica na região norte da província de Ontário, e foi fundada no começo do século 20 durante a corrida do ouro. Por isso, é conhecida como  “City with a Heart of Gold”, ou cidade com o coração de ouro. Esse título também pode ser atribuído à hospitalidade da população, que acolhe com carinho os turistas e os novos habitantes. 

É uma cidade que fica a uma distância considerável de Toronto – a viagem de carro leva em torno de 7 horas. Embora não seja uma grande cidade para os padrões canadenses, Timmins funciona como um centro para as demais cidades da região, por sua infraestrutura em comércio e serviços. 

Encontra-se de tudo no comércio da cidade, que tem 3 grandes shopping centers e um ativo comércio de rua no centro – embora mais afastada da área mais populosa de Ontario, não falta comodidade, conforto ou conveniência para os habitantes de Timmins.

A vida cultural da cidade é movimentada por apresentações de sua orquestra sinfônica, grupos teatrais, museus e festivais – mas o que mais chama a atenção no estilo de vida dos moradores é o gosto pelas atividades ao ar livre durante o ano todo. No verão, aproveita-se muito as trilhas nas florestas, pescarias, acampamento. No outono, é muito comum que os moradores de Timmins saiam para caçar alces, e no inverno, as atividades favoritas são andar de moto de neve (snowmobile), pescaria no gelo, esqui, entre outras.

A principal atividade econômica da cidade é a mineração, mas há outras também muito importantes, como educação, serviços médicos e hospitalares e uma infinidade de pequenos negócios, incentivados pelos governos da província e do município. Em termos de emprego, saber falar inglês e francês pode garantir bons empregos no setor de serviços. 

O custo de vida extremamente baixo é uma das grandes vantagens das cidades do norte, incluindo Timmins. Compra-se casas pela metade do preço, e o aluguel também segue essa lógica – viver em uma cidade que ofereça um custo de vida bem mais baixo pode ser uma das formas de viabilizar financeiramente seu projeto de estudo no Canadá.

A região norte – e menos populosa da província de Ontário – possui um programa próprio para imigração. A região busca atrair profissionais qualificados, que trabalhem pelo crescimento e desenvolvimento da região, o que pode trazer inúmeras oportunidades.

Estudantes internacionais podem se beneficiar de ótimos colleges em Timmins, e recebendo a graduação no Canadá, aumentam a sua pontuação e possibilidades de se estabelecer no país.

Em Timmins, nosso principal parceiro é o Northern College. São vários cursos oferecidos para os alunos internacionais – quem já concluiu seu curso superior pode optar por uma pós-graduação (há cursos em Supply Chain, TI, Global Business, Healthcare Management). Quem ainda vai começar um curso superior ou pretende mudar de carreira, pode escolher entre várias opções nas áreas de Business, Community Services, Engineering Technology and Trades, Health Sciences and Emergency Services, Veterinary Sciences, ou Welding Engineering Technology. Todos os cursos são customizados para atender às necessidades dos empregadores da região.

Converse conosco para saber mais sobre a cidade de Timmins, e como você pode viabilizar sua temporada de estudos no norte da província de Ontario. Nossos assessores educacionais estão prontos para te ajudar a encontrar o melhor programa para você.