Whistler

Whistler

População (2020)12.000
Salário mínimo /hora
Salário médio /hora
CAD$ 15,20
CAD$ 20,55
Taxa de Desemprego7,2% (04/2021)
Temperatura média (verão)11ºC (min)
27ºC (max)
Temperatura média (inverno)-8ºC (min)
-2ºC (max)

Seguro-Saúde (Por pessoa)

Média mensal (estudante)CAD$ 75

Moradia (Valores médios – Aluguel mensal)

Quarto individualCAD$ 1200
Studio / apto 1 quartoCAD$ 2500
Apartamento 2 quartosCAD$ 4000

Transporte público (Passe mensal)

Regular
Estudante (até 18 anos)
CAD$ 50
CAD$ 40

Refeição (Por pessoa)

Fast-foodCAD$ 20
Restaurante médioCAD$ 40

Supermercado (Por pessoa)

Despesa semanal médiaCAD$ 90

Localizada entre as gigantes montanhas Whistler e Blackcomb, a charmosa cidade de Whistler é um dos destinos canadenses mais badalados, principalmente durante o inverno. A cerca de 2 horas de carro de Vancouver, a cidade tem um dos melhores resorts de esqui de todo o mundo.

A cidade em si é um charme só – é uma delícia caminhar entre as inúmeras lojas, hotéis, restaurantes e cafés. A pequena cidade de pouco mais de 10 mil habitantes oferece ainda muitas atrações, como centros culturais, spas e todo o tipo de atividade para acomodar os variados anseios de todos os 3 milhões de turistas que passam por lá a cada ano. Grandes eventos esportivos acontecem regularmente na cidade, que foi a sede dos jogos paralímpicos de inverno em 2010.

Whistler foi agraciada com uma natureza exuberante – além dos resorts de esqui nas montanhas, está cercada por uma magnífica floresta, rios caudalosos e  lagos, o que permite também uma variedade imensa de passeios e de atividades ao ar livre.

Por esta pequena descrição, você já percebeu que a cidade vive basicamente do turismo. Isto significa que, a menos que você tenha alguma vocação ou treinamento muito específico para o mercado de turismo, Whistler não é um lugar indicado para morar definitivamente, pois o custo de vida na cidade costuma ser alto.

Por ser uma cidade tão pequena e por receber tantos visitantes, não há muita disponibilidade de acomodação de longo prazo, o que faz com que os preços de aluguel sejam bastante altos. O gasto médio para comer fora, ou supermercado, por exemplo, podem ser mais altos do que nos grandes centros. 

No entanto, a mão-de-obra local não dá conta, sozinha, de atender ao imenso volume de visitantes que a cidade recebe, o que pode gerar boas oportunidades de trabalho. Cerca de 35% dos empregos em Whistler são preenchidos por pessoas de fora da cidade. Como curiosidade, apenas o resort emprega mais de 12 mil pessoas (o mesmo número de toda a população da cidade) na alta temporada.

Mesmo que você não tenha a intenção de se estabelecer em Whistler, viajar pra lá vale muito a pena, é um destino turístico inesquecível. Ainda mais se puder unir o útil ao agradável.

Em Whistler fica uma das escolas de idiomas mais descoladas do Canadá, a Tamwood Languages Centre. Além de estar localizada em uma cidade tão pitoresca e cheia do que fazer (você terá muitas oportunidades de usar as habilidades aprendidas em sala de aula), a Tamwood tem professores experientes e super qualificados. As turmas são pequenas, o que garante uma atenção personalizada a cada aluno, que também pode optar por aulas individuais.

Na Tamwood, você pode tanto fazer os cursos regulares de inglês (o General English), quanto os preparatórios para exames, ou mesmo o pathway (programa de inglês acadêmico para admissão em colleges ou universidades). 

Os alunos mais radicais podem, inclusive, escolher programas de idiomas que incluem esportes de aventura: esqui ou snowboard no inverno, ou mountain bike no verão. Não podemos imaginar uma combinação melhor.

A Go Tour é parceira da Tamwood, e leva você para um curso de inglês diferente de tudo o que você já viu.