Berlin – uma aula de história ao ar livre!

Pras novas gerações, Berlin tem se tornado um ícone por sua vida noturna agitada. Com dezenas de opções de bares e casas noturnas, a capital da Alemanha é também o berço de aclamados Djs e um prato cheio pra os que curtem a vida underground e as batidas de música eletrônica nas suas mais variadas vertentes!

 

Mas não é só de tun-ti-tun-ti que vive a cidade. Berlin é também uma aula de história a céu aberto! Basta uma caminhada pelo centro da capital alemã que as informações começam a pipocar diante de seus olhos. Por todo lado, placas, monumentos, fotografias, informativos e homenagens contam a biografia da cidade que foi palco, junto com algumas outras cidades alemães, de alguns dos eventos mais marcantes da história da humanidade – o Holocausto.

 

 

 

E os alemães não se poupam no que diz respeito à essa exposição do passado – está tudo ali, narrado, registrado, descrito pelas ruas da cidade, como uma forma de reconhecer os erros cometidos e mostrar que não se orgulham deste capítulo trágico de sua trajetória. E que devem, portanto, prestar sua homenagem aos que, de alguma forma, vivenciaram este período da história. Instrutivo e muito emocionante. Uma lição pra todas as gerações!

 

 

 

 

 

Para os que querem entender um pouco mais sobre a história de Berlin, vale a pena visitar:

 

Checkpoint CharlieAntigo posto militar entre as “finadas” Alemanha Ocidental e Oriental no período da Guerra Fria. Você encontrará informativos, fotografias e o conhecido Cafe Adler, um ponto de observação dos oficiais aliados e, hoje, um dos marcos turísticos da cidade.

 

 

Memorial do Holocausto – Um conjunto de estruturas de concreto projetado pelo arquiteto Peter Eisenman e pelo engenheiro Buro Happold em homenagem aos judeus vítimas do Holocausto.

 

 

 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário