Navegando pelo Google Earth, quem tiver a curiosidade de passar pela vastidão do deserto da Nigéria, na África, pode ter uma visão surpreendente: a imagem de um aviãozinho, com um círculo preto em volta e quarto setas ao redor. Não, não é uma imagem digitalizada, é um desenho na areia mesmo.
A enorme figura é feita de pequenas pedras escuras, colocadas uma à uma, formando o desenho que se vê do alto. E o mais tocante é a sua história: é um memorial criado em homenagem às quase 200 vítimas do vôo UTA 772, que caiu naquele exato lugar no ano de 1989.
O memorial, que se estende por aproximadamente 60 metros de diâmetro, só foi construído em 2007, por iniciativa de familiares e amigos dos passageiros que estavam naquele vôo. Eles dizem que sempre tiveram o desejo de construir algo que marcasse o episódio e lembrasse seus entes queridos para sempre.
A localização espacial do memorial, para quem quiser dar uma olhada no Google, é 16°51′53″N and 11°57′13″E. É só pesquisar esse endereço na busca.
Sem dúvida uma bela homenagem, que se pode ver das alturas.