Toda gestante requer o minimo de cuidado ainda mais se estiver viajando, pois está longe de toda a assistência que está acostumada. Para garantir um voo tranquilo listamos algumas dicas para ajudar as futuras mamães.
Antes de Viajar
– Converse com seu médico, ele está por dentro de toda a gestação e irá alertar sobre os cuidados básicos. Veja também quais são os medicamentos que posso precisar (em caso de enjoo, gripe, diarreia, cólica, e etc).
– Verifique se o país onde está viajando requer alguma vacina. A Índia, por exemplo, exige a vacina contra a febre-amarela mas gestantes não podem tomar vacina. Neste caso é preciso ir até a Anvisa com o atestado do/a obstetra confirmando que está grávida e sendo liberada da vacina.
– Verifique se seu Seguro Viagem tem cobertura para gestantes.
Durante o Voo
“A melhor fase da gestação para viajar de avião é o segundo trimestre (entre a 14ª e a 28ª semana), período em que o risco de aborto do início da gravidez já passou e as possíveis intercorrências do fim da gestação são mais raras.”
– Em voos longos o ideal é fazer alongamentos, principalmente em pernas e pés para não incharem.
– Beba bastante liquido e vá ao banheiro sempre que for preciso.
– Movimente-se durante o voo, ficar muito tempo sentado diminui a velocidade do fluxo sanguíneo podendo formar trombos.
– Usar meias elásticas de média compressão previne o risco de trombose, durante a gestação o sistema de coagulação da mulher fica mais ativo. Esse fator, associado à diminuição da velocidade do fluxo sanguíneo na aeronave.