Se tem um elemento fundamental em um longa-metragem é o cenário, ele ajuda a compor toda a trama e muitas vezes rouba a cena. Alguns são planejados e construídos nos mínimos detalhes e logo após as gravações serem finalizadas são destruídos. Mas, para a nossa sorte alguns locais que serviram de cenário estão abertos para visitação, como nos clássicos: Poderoso Chefão, Hobbit e Popeye.
Villa di Sovaca
Localizada na Sicília, a vila que serviu de cenário para as gravações foi construída em 1139. A vila foi escolhida minuciosamente e serviu para as gravações do casamento de Michael Corleone com Apollonia. Os lugares mais visitados da vila são a Igreja de São Nicolau e o Bar Vitelli.
Vila dos Hobbit
Construída em 1998 para a gravação da trilogia do Senhor dos Anéis, a vila está localizada na fazenda ‘Alexander’, na região da cidade de Matamata, Nova Zelândia. Com o sucesso dos filmes o local se transformou em um ponto turístico e recebe milhares de visitantes por ano.
Vila Popeye
Construída em 1979 em Malta, a ilha serviu de cenário sobre o filme que conta a história do personagem. A ilha é conhecida como Popeye Village Fun Park e se transformou em um museu a céu aberto e só não funciona no mês de dezembro, é inverno na região.