Dez Curiosidades Sobre o Carnaval

 

 

 

 

1-  O carnaval carioca é considerado a maior festa popular de rua do mundo. De acordo com o Guinness Book, aproximadamente dois milhões de pessoas se divertem nas ruas do Rio de Janeiro durante o carnaval.

 

2- Dercy Gonçalvez foi a mulher mais velha a desfilar com os seios à mostra. Na época, ela tinha 84 anos!

 

3- Ô Abre Alas”, de Chiquinha Gonzaga, é a primeira canção composta especificamente para o carnaval

 

4- Durante as comemorações carnavalescas, muitos litros de cerveja são consumidos. Em Salvador, no último carnaval, os foliões beberam 10 milhões de litros.

 

5- A modelo Dani Sperle usou o menor tapa sexo que já passou pela Avenida. Ele tinha somente 3 cm

 

6- A Marquês de Sapucaí foi construída entre 1983 e 1984, em apenas 120 dias. Gigante, ela tem cerca de 680m de comprimento por 13,5m de largura.

 

7-  A Igreja Católica se opunha a estes festejos pagãos, mas, em 590, decidiu reconhecê-los. Exigiu, porém, que o dia seguinte (Quarta-Feira de Cinzas) fosse dedicado à expiação dos pecados e ao arrependimento.

 

8- O primeiro bloco organizado brasileiro foi o Congresso de Sumidades Carnavalescas, fundado pelo escritor José de Alencar em 1855. Nessa época, a folia era vinculada às elites. Os desfiles eram luxuosos, compostos por carros bem ornados, mulheres bonitas e grupos musicais estruturados.

 

9-  O primeiro rei Momo foi eleito em 1933, após um concurso organizado pelo jornal carioca A Noite. O mais interessante é que foi eleito, como o primeiro rei Momo da história do carnaval, o cantor e compositor carioca Silvio Caldas.

 

10- A principal festa do carnaval fora de época brasileiro é a micareta, regada de axé music. Entretanto, não foi o Brasil que a inventou. A festa vem da França do século XV, onde era conhecida como “mi-carême” (“meio da quaresma”). O evento acontecia durante os 40 dias de penitência impostos pela Igreja Católica.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário