Os Preparativos Para Uma Viagem Segura

Para se preparar para uma viagem é importante pesquisar sobre o país para onde vai viajar e suas características. Siga as dicas abaixo para se prevenir de certas situações.

 

saude do viaante

 

Cuidados gerais

 

Se você for viajar pelo Brasil, informe-se com antecedência sobre o estado que vai, pois você poderá encontrar diferenças de clima e nos hábitos culturais.

 

Procure saber se há algum surto de doença e necessidade de tomar vacinas ou outras medidas preventivas.

 

Evite viajar doente.

 

Consulte seu médico para uma avaliação e informe seu roteiro. Peça orientações sobre os cuidados que deve tomar.

 

Carregue com você os seus documentos de identificação, de preferência em português e no idioma do país que você visitará, com informações de contatos pessoais, tipo sanguíneo, se possui doenças que possam requerer particular atenção.

 

Siga as regras exigidas pelas companhias aéreas para o transporte de objetos e líquidos.

 

Se você sentir alteração em seu estado de saúde na viagem, avise aos tripulantes.

 

Se for gestante, deve ter atenção redobrada pois estará sujeita a vários riscos e a viagem pode afetar sua segurança e conforto. Antes de viajar, consulte um médico e peça recomendações.

 

Obs: Vacinas

vacina

 

 

Como medida de controle da febre amarela, alguns países exigem dos viajantes o “Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia” para o ingresso em seu território. Se ainda não tiver tomado a vacina, poderá providenciá-la nos postos de vacinação. Ela deve ser administrada pelo menos dez dias antes da viagem.

Após registrada no Cartão Nacional de vacinação, deverá emitir seu “Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia” (CIVP) nos Centros de Orientação ao Viajante da Anvisa.

Para mais informações, acesse o site da Anvisa (http://www.anvisa.gov.br/viajante/).

 

 

Anvisa-Logo

 

Dica: O site da World Health Organization (Organização Mundial de Saúde) (http://www.who.int/countries/en/) é ótimo para pesquisar sobre o país que você vai viajar. Lá tem informações sobre os surtos de doenças, dados estatísticos de expectativa de vida, probabilidade de morte e outros, além de notícias publicadas pela organização sobre o país em questão.

WHO

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário