No post anterior falamos como se preparar para uma viagem. Depois de muita pesquisa sobre o país que será visitado, é hora de se cuidar na prática. Acompanhe abaixo, as orientações para diminuir os riscos de passar mal ou adoecer no exterior.
Em relação a alimentos:
– Esteja sempre atento à natureza e à qualidade daquilo que você ingere. Procure entrar na cozinha dos restaurantes para conhecer melhor o ambiente de onde sairá seu prato.
– Beba somente água mineral engarrafada. Se não for possível, faça o tratamento da água com Hipoclorito de sódio a 2,5%, colocando 2 gotas em 1 litro de água e aguardando por 30 minutos antes de consumir.
– Assegure-se que o alimento esteja bem cozido, frito ou assado. Evite comer frutos do mar crus.
– Evite adicionar gelo nas bebidas.
Doenças transmitidas por insetos:
Em países tropicais, principalmente, a incidência de doenças relacionadas ao mosquito é grande. Siga as dicas a seguir para se prevenir das picadas de mosquitos e outros insetos:
– Utilize roupas como camisas de mangas compridas, calças e sapatos fechados que protejam seu corpo contra as picadas.
– Aplique repelente à base de DEET (dietil-toluamida) nas áreas expostas da pele.
– Prefira os hotéis ou os locais de hospedagem que possuam ar-condicionado, mosquiteiro sobre a cama ou telas de proteção nas janelas.
Doenças transmitidas por outros animais:
Algumas espécies de aves e mamíferos também podem transmitir doenças infectocontagiosas, então:
– Evite contato próximo com aves.
– Caso algum animal lhe morda ou lhe agrida de alguma forma, lave imediatamente a área com água e sabão e procure atendimento médico.
Doenças respiratórias:
– As doenças respiratórias mais comuns são as gripes e os resfriados, que podem ser causados por uma diversidade de fatores. Em países que possuem altos índices de poluição, como a China, é recomendado o uso de máscaras.
– A vacinação pode ajudar em alguns casos, como a gripe. Porém as vacinas brasileiras são produzidas com base nos vírus mais comuns em circulação no Brasil e podem não proteger contra os vírus de outros países.
Recomendações Gerais:
– Não faça sexo sem preservativo. Ninguém está afim de pegar uma DST, né?
– Evite exposição excessiva ao sol. Use protetor solar regularmente.
– Em caso de adoecimento durante a sua estadia, busque atendimento médico e não faça automedicação.
Para mais informações, leia o guia de bolso da saúde do viajante da Anvisa:(http://www.anvisa.gov.br/sispaf/pdf/Guia_de_Saude_do_viajante.pdf)