Em véspera de feriado de Tiradentes, separamos para vocês os pontos mais interessantes para visitar e o que fazer na cidade que leva o nome do dentista em Minas Gerais.
Centro Histórico de Tiradentes
Partindo do Largo das Forras, você pode alugar uma charrete ou ir a pé para apreciar as atrações. Como as ruas são de pedra, é impossível passear de carro. Não podem ficar fora do roteiro o Chafariz de São José, a igreja Matriz de Santo Antônio, construção datada do século XVIII e cheia de detalhes ricos em dourado em seu interior, a igreja Nossa Senhora das Mercês dos Pretos Crioulos e o Museu Padre Toledo. Nas ruas Direita e da Câmara, você pode encontrar lojinhas de artesanato.
O que comprar
O que não vai faltar são lojas de arte local para decorar a sua casa. Tem desde objetos de design e aquarelas a móveis de madeira e esculturas. O distrito de Bichinho é conhecido pelas lojas de artesanato. Não deixe de passar por lá.
Lojinha de artesanato em Bichinho
O que comer
Tudo o que faz parte da culinária mineira também está incluso em Tiradentes. Nos cardápios podemos encontrar feijão-tropeiro, tutu, torresminho e o ora-pro-nóbis, folha muito usada na região geralmente com frango. No link abaixo, você pode conhecer os restaurantes da cidade.
http://viajeaqui.abril.com.br/cidades/br-mg-tiradentes/onde-comer
Orapro-nóbis com costelinhas
Passeios
É possível fazer passeios por Tiradentes em três tipos de locomotivas:
– Maria-Fumaça, que te leva até São João del Rei
-Jipe, para explorar a natureza na Serra de São José (ótimo lugar para fazer trilhas e conhecer o local que os escravos abriram para transportar o ouro no século 18).
– Jardineira, que te leva a um tour histórico à noite com Tiradentes toda iluminada.