Casa de família ou Residência Estudantil?

Essa é uma das grandes dúvidas que surgem quando começamos a planejar um intercâmbio. A escolha da acomodação divide muitas opiniões e hoje vamos esclarecer as dúvidas da maioria dos estudantes, tanto a casa de família quanto a residência estudantil apresentam vantagens e desvantagens que devem ser avaliados dentro do perfil de cada estudante.

 

Resultado de imagem para homestay

 

Casa de família
 
O opção de homestay consiste em famílias nativas ou de imigrantes legais que estejam dispostos de a receber estudantes de outros países. Existe todo um processo de seleção e preparação das famílias, somente aquelas que se enquadram no perfil das escolas estão aptas a receber os alunos.
 
Geralmente inclui duas refeições (café da manhã e jantar), cada família apresenta um estilo de vida com regras e hábitos que certamente serão diferentes dos seus. Tudo isso é explicado pelos anfitriões logo no primeiro dia.
 
Dica: Para ajudar a aproximação entre estudantes e anfitriões, é interessante, porém não obrigatório, que os intercambistas presenteiem seus hosts com alguma lembrancinha (chaveiros, por exemplo), demonstrando assim cordialidade e gratidão. Outra dica legal, é preparar algum prato típico do Brasil… Não precisa ser nada muito incrível. Os gringos amam o nosso tradicional brigadeiro! 
 
Vantagens: Total imersão no idioma local, contato com a cultura, ambiente familiar que em alguns casos ajuda a matar aquela saudade de casa, refeições incluídas (em alguns casos), maior relação entre custo benefício,
 
Desvantagens: Localização (geralmente ficam mais distantes dos centros e escolas), menos privacidade, é necessário respeitar as regras e horários da casa.
 
Residência Estudantil
 
Muitas vezes definida como republica, a residência estudantil apesar de ser uma opção de acomodação mais cool, as residências são administradas como hotéis ,segurança eficaz 24 horas por dia.
 
As acomodações variam muito de residência para residência, em geral, é possível escolher entre compartilhar ou não quarto e banheiro com um ou mais intercambistas do mesmo sexo e nacionalidades diferentes.
 
Vantagens: Liberdade e independência; convivência com estudantes de diversos lugares; algumas residências oferecem espaços comuns como: cozinha e sala;
 
Desvantagens: Geralmente as residências estudantis são financeiramente mais caras; a imersão no idioma não é tão profunda, uma vez que a convivência com pessoas da mesma língua se torne mais frequente;

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário