Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre Cuba

 

Maior ilha do Caribe, Cuba é muito rica em beleza natural e cultura. Bares, música e dança são alguns dos componentes que marcam o país e cada vez mais fazem os turistas quererem colocar o destino como número um da lista. Aqui você encontra de tudo um pouco: excelente gastronomia, riqueza histórica, praias de tirar o fôlego e muito mais! Confira alguns itens essenciais que você precisa saber antes de visitar essa ilha encantadora.

 

1- Vacinas

O Ministério da Saúde recomenda a vacinação para evitar enfermidades endêmicas e contagiosas que possam ser contraídas pelos viajantes ao ingressar em diferentes países. A vacina contra febre amarela deve ser tomada até 10 dias antes da viagem, é gratuita e tem validade de 10 anos.

 

2 – Comida

A cozinha típica cubana, também conhecida como Crioula é uma combinação das tradições da culinária espanhola com a culinária Africana. É o resultado de uma mistura de influências, o peixe e os frutos do mar são dois dos produtos mais comuns nas receitas cubanas, da mesma forma que a carne de porco.

Onde Comer

  • Porto Habana
    Com cardápio impecável, o restaurante fica escondido no 11º andar de um prédio e já foi premiado como melhor restaurante de comida caseira da região. No seu segundo andar, a agradável brisa do mar e o ambiente aconchegante são combinados com ingredientes essenciais da culinária cubana.
  • Casa Abel
    Para os amantes de cigarros e charutos cubanos o restaurante é quase um ponto turístico. Com decoração moderna, o Casa Abel fica próximo ao Malecón (antiga muralha de proteção da cidade) e apresenta um menu bem variado.
  • 1830
    Considerado uma “balada ao ar livre”. o restaurante também fica próximo à Malecón e é considerado um ótimo lugar para dançar salsa. A dica é chegar cedo pois o restaurante fica sempre lotado de turistas e amantes da salsa cubana.
  • NAO Cuban Restaurant
    Localizado em uma pequena rua próxima a Plaza de Armas, o restaurante oferece o melhor da culinária crioula. A música ao vivo e a cartela de vinhos se tornou um dos grandes atrativos e diferenciais do local.
  • Rancho Palco
    Próximo ao Palacio de Convenciones, o restaurante é palco de apresentações de dança e comédia. A carne bovina é uma especialidade do Rancho Palco, que além de oferecer a culinária local também oferece o melhor da culinária internacional.

3 – Transporte

Os táxis são muito comuns em Havana, e é aconselhável que você negocie o preço da corrida antes de entrar no carro. Alguns táxis tem taxímetro,que de dia a bandeira é um e à noite quatro.

Se você quer se sentir em Havana mesmo use o Almendrón, são Chevrolet dos anos 50 que passam pelas principais ruas fazendo o que conhecemos aqui como “lotada”. É só fazer sinal, checar para onde está indo e avisar para onde você vai.

Tem também os Coco Taxi, é uma moto com estrutura de coco e tem capacidade para até duas pessoas. Geralmente são encontrados em Havana Velha e levam você até os pontos turísticos por cerca de 5 CUC.

 

4 – Passeios

Calle Obispo: O centro histórico de Havana é bem bacana e movimentado. Vale a pena passar um dia inteiro percorrendo as ruas do local. A principal rua é a Rua do Obispo, onde se concentram bares, lojas, restaurantes e diversas livrarias.

Plaza de Armas: Lá podemos encontrar diversos pontos turísticos interessantes como, Palacio de los Capitanes Generales e o Templete (onde Havana foi fundada).Um pouco mais a frente podemos encontrar a Malecón (antiga muralha de proteção da cidade) e a Catedral.Além desses destaques, a Praça apresenta diversas opções de restaurantes e o famoso bar Bodeguita del Medio, que ficou conhecido pelo famoso frequentador Ernest Hemingway.

Plaza Vieja: Há poucos anos restaurada, a praça concentra muitos barzinhos bacanas (como o Factoria Plaza Vieja) e o planetário, onde podemos encontrar uma atração bem interessante, conhecida como Câmara Escura, onde os visitantes tem o privilégio de ver a cidade a partir de um periscópio desenvolvido por Leonardo Da Vinci.

Museu da Revolução: Para quem gosta da história socialista cubana, esse museu é imperdível. Lá estão expostos materiais sobre os diversos períodos, pré e pós-revolução.

Capitolio: No Centro de Havana e perto de Habana Vieja, encontra-se a réplica do Capitolio americano (localizado em Washington) e antigamente já funcionou como parlamento.

Varadero: Há apenas 142 km de Havana, Varadero é um destino perfeito para relaxar. Com cerca de 300 praias e 7000 quilômetros de costa a região tem muito a oferecer, além dos seus encantos naturais o local é cercada de restaurantes, parques e resorts.

 

5 – Lugares Para dançar em Havana

A Salsa surgiu em Cuba na década de 1 960 da mistura do mambo e da rumba com danças porto-riquenhas. Recebeu também influências de outros ritmos caribenhos como o merengue dominicano, o calipso de Trinidade e o reggae jamaicano.

La Casa de La Musica Galeano:
Conhecido por excelentes apresentações de grupos musicais de salsa e outras orquestras de música cubana ao vivo.

Tropicana:
É um renomado cabaret em Cuba, o espetáculo combina música cubana, luzes, acrobacias mescladas de muita dança.

 

6 – Curiosidades

  • A expectativa de vida em Cuba é uma das maiores do mundo. O cubano vive, em média, 75 anos.
  • O esporte nacional é o beisebol. O boxe, o vôlei e o atletismo também são extremamente populares. Cuba é uma potência esportiva mundial e conquistou mais medalhas de ouro em olimpíadas do que o Brasil.
  • Assim como nós, os cubanos adoram um caldo de cana com gelo, chamado por lá de guarapo.


7 – Informações Úteis:

República de Cuba

Língua: Espanhol
Moeda: Moeda Nacional (MN$) e Pesos Conversíveis (CUC$)
Código do país: +53
Número para emergências: 106
Sites:

Consulado do Brasil em Havana

 

 

 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário