Maior ilha do Caribe, Cuba é muito rica em beleza natural e cultura. Bares, música e dança são alguns dos componentes que marcam o país e cada vez mais fazem os turistas quererem colocar o destino como número um da lista. Aqui você encontra de tudo um pouco: excelente gastronomia, riqueza histórica, praias de tirar o fôlego e muito mais! Confira alguns itens essenciais que você precisa saber antes de visitar essa ilha encantadora.
1- Vacinas
O Ministério da Saúde recomenda a vacinação para evitar enfermidades endêmicas e contagiosas que possam ser contraídas pelos viajantes ao ingressar em diferentes países. A vacina contra febre amarela deve ser tomada até 10 dias antes da viagem, é gratuita e tem validade de 10 anos.
2 – Comida
A cozinha típica cubana, também conhecida como Crioula é uma combinação das tradições da culinária espanhola com a culinária Africana. É o resultado de uma mistura de influências, o peixe e os frutos do mar são dois dos produtos mais comuns nas receitas cubanas, da mesma forma que a carne de porco.
Onde Comer
- Porto Habana
Com cardápio impecável, o restaurante fica escondido no 11º andar de um prédio e já foi premiado como melhor restaurante de comida caseira da região. No seu segundo andar, a agradável brisa do mar e o ambiente aconchegante são combinados com ingredientes essenciais da culinária cubana. - Casa Abel
Para os amantes de cigarros e charutos cubanos o restaurante é quase um ponto turístico. Com decoração moderna, o Casa Abel fica próximo ao Malecón (antiga muralha de proteção da cidade) e apresenta um menu bem variado. - 1830
Considerado uma “balada ao ar livre”. o restaurante também fica próximo à Malecón e é considerado um ótimo lugar para dançar salsa. A dica é chegar cedo pois o restaurante fica sempre lotado de turistas e amantes da salsa cubana. - NAO Cuban Restaurant
Localizado em uma pequena rua próxima a Plaza de Armas, o restaurante oferece o melhor da culinária crioula. A música ao vivo e a cartela de vinhos se tornou um dos grandes atrativos e diferenciais do local. - Rancho Palco
Próximo ao Palacio de Convenciones, o restaurante é palco de apresentações de dança e comédia. A carne bovina é uma especialidade do Rancho Palco, que além de oferecer a culinária local também oferece o melhor da culinária internacional.
3 – Transporte
Os táxis são muito comuns em Havana, e é aconselhável que você negocie o preço da corrida antes de entrar no carro. Alguns táxis tem taxímetro,que de dia a bandeira é um e à noite quatro.
Se você quer se sentir em Havana mesmo use o Almendrón, são Chevrolet dos anos 50 que passam pelas principais ruas fazendo o que conhecemos aqui como “lotada”. É só fazer sinal, checar para onde está indo e avisar para onde você vai.
Tem também os Coco Taxi, é uma moto com estrutura de coco e tem capacidade para até duas pessoas. Geralmente são encontrados em Havana Velha e levam você até os pontos turísticos por cerca de 5 CUC.
4 – Passeios
Calle Obispo: O centro histórico de Havana é bem bacana e movimentado. Vale a pena passar um dia inteiro percorrendo as ruas do local. A principal rua é a Rua do Obispo, onde se concentram bares, lojas, restaurantes e diversas livrarias.
Plaza de Armas: Lá podemos encontrar diversos pontos turísticos interessantes como, Palacio de los Capitanes Generales e o Templete (onde Havana foi fundada).Um pouco mais a frente podemos encontrar a Malecón (antiga muralha de proteção da cidade) e a Catedral.Além desses destaques, a Praça apresenta diversas opções de restaurantes e o famoso bar Bodeguita del Medio, que ficou conhecido pelo famoso frequentador Ernest Hemingway.
Plaza Vieja: Há poucos anos restaurada, a praça concentra muitos barzinhos bacanas (como o Factoria Plaza Vieja) e o planetário, onde podemos encontrar uma atração bem interessante, conhecida como Câmara Escura, onde os visitantes tem o privilégio de ver a cidade a partir de um periscópio desenvolvido por Leonardo Da Vinci.
Museu da Revolução: Para quem gosta da história socialista cubana, esse museu é imperdível. Lá estão expostos materiais sobre os diversos períodos, pré e pós-revolução.
Capitolio: No Centro de Havana e perto de Habana Vieja, encontra-se a réplica do Capitolio americano (localizado em Washington) e antigamente já funcionou como parlamento.
Varadero: Há apenas 142 km de Havana, Varadero é um destino perfeito para relaxar. Com cerca de 300 praias e 7000 quilômetros de costa a região tem muito a oferecer, além dos seus encantos naturais o local é cercada de restaurantes, parques e resorts.
5 – Lugares Para dançar em Havana
A Salsa surgiu em Cuba na década de 1 960 da mistura do mambo e da rumba com danças porto-riquenhas. Recebeu também influências de outros ritmos caribenhos como o merengue dominicano, o calipso de Trinidade e o reggae jamaicano.
La Casa de La Musica Galeano:
Conhecido por excelentes apresentações de grupos musicais de salsa e outras orquestras de música cubana ao vivo.
Tropicana:
É um renomado cabaret em Cuba, o espetáculo combina música cubana, luzes, acrobacias mescladas de muita dança.
6 – Curiosidades
- A expectativa de vida em Cuba é uma das maiores do mundo. O cubano vive, em média, 75 anos.
- O esporte nacional é o beisebol. O boxe, o vôlei e o atletismo também são extremamente populares. Cuba é uma potência esportiva mundial e conquistou mais medalhas de ouro em olimpíadas do que o Brasil.
- Assim como nós, os cubanos adoram um caldo de cana com gelo, chamado por lá de guarapo.
7 – Informações Úteis:
República de Cuba
Consulado do Brasil em Havana
- Miramar Trade Center – Edifício Beijing
Térreo (estrada pela Rua 76) – Havana - + 53 7 214 4718
- setorconsuloar@brasilhavana.org