Por que é necessário tomar vacina contra febre amarela para viajar?

Resultado de imagem para vacina
 

Vacinar-se contra a febre amarela é uma proteção indispensável para visitar algumas áreas  como: a Amazônia e o Pantanal,  e também é uma exigência outros países do mundo como Austrália, Tailândia, África do Sul, e alguns países da América do Sul e América Central, verifique sempre a necessidade de apresentar o certificado da vacina nesses países, pois pode mudar a qualquer momento.

Para entrar nesses países, além da vacina, é necessário apresentar o Certificado Internacional de Vacinação, que pode ser feito gratuitamente nos postos da Anvisa.

Até alguns anos atrás, a recomendação era de que a vacina fosse renovada de dez em dez anos, mas em 2014 a Organização Mundial da Saúde (OMS) mudou sua orientação quando concluiu que o reforço da dose não é necessário para manter a proteção contra a doença.

A contraindicação à vacina da febre amarela é relativa a gestantes, pessoas que possuam o sistema imunológico debilitado (imunodeprimidos) e também a pessoas que possuam qualquer tipo de reação alérgica a gema de ovo.

Alguns aeroportos internacionais possuem postos da ANVISA e, em alguns é possível até receber vacinas, porém a vacina deve ser tomada pelo o menos 10 dias antes do embarque. O ideal é se programar. Caso não apresente documentação na alfândega de um país que obrigatoriamente exige o certificado, você não poderá permanecer no país.

A vacina pode ser aplicada a partir de nove meses de idade. Para as crianças, é necessária uma dose de reforço aos quatro anos. Adultos e crianças com idade superior a cinco anos já vacinados também precisam tomar um reforço único, dez anos após a primeira dose.

Para mais informações, acesse o portal da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) – Portal Anvisa

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário