Ottawa

População 20191.441.118
Salário mínimo / hora
Salário médio /hora
CAD$ 14,00
CAD$ 19,
97
Taxa de Desemprego8,5% (junho/2020, Pós-pandemia)
Temperatura média (verão)16ºC (min)
28ºC (max)
Temperatura média (inverno)-13ºC (min)
-5ºC (max)

Seguro-Saúde

Média mensal por pessoa (estudante)CAD$ 75

Moradia (Valores médios) – Aluguel mensal:

Quarto individualCAD$ 800
Kitchenette / apto 1 quartoCAD$ 1632
Apartamento 2 quartosCAD$ 2119

Transporte público

Passe mensal – regular
Passe mensal – estudante (U-Pass)
CAD$ 119,50
CAD$ 212,71

Refeição em:

Fast-food (por pessoa)CAD$ 10
Restaurante médio (por pessoa)CAD$ 35

Supermercado

Despesa semanal média por pessoaCAD$ 76

Ottawa é a capital nacional do Canadá, e a quarta cidade mais populosa do país. Aqui se vê e se sente a forte influência britânica no país – uma monarquia constitucionalista, que tem como chefe de estado a Rainha Elizabeth II, da Inglaterra. Tanto que uma das principais atrações turísticas da cidade é a troca da guarda, na frente do Parlamento.

É uma cidade bastante interessante para se viver. Por ser a capital do país, são muitas as opções culturais e de lazer – desde galerias de arte, teatro, música e dança a microcervejarias, restaurantes e bares. A National Gallery of Canada, e o Canada Science and Technology Museum são alguns dos destaques de Ottawa, junto ao festival anual de Jazz e o Bluefest, que marcam a temporada musical da cidade. 

Falando em festivais, um dos mais importantes da cidade acontece na primavera: o Festival das Tulipas. Uma imensidão dos campos floridos de tulipas celebra a amizade entre o Canadá e Holanda – os bulbos da planta foram um presente holandês, pela atuação do Canadá na libertação deste país, na Segunda Guerra Mundial.

Para quem pensa em mudar com a família para o Canadá, Ottawa é um excelente destino: oferece uma das melhores qualidades de vida da América do Norte, e está no topo do ranking em segurança, segundo a Mercer – uma renomada consultoria em Recursos Humanos. Há escolas públicas de excelente qualidade para crianças e adolescentes, além de uma infraestrutura em saúde excelente. Durante o verão, as famílias podem se divertir em um dos 1300 parques ou praças no verão, e no inverno, aproveitar toda a diversão do esqui ou da patinação no gelo.

Em termos de custo de vida, Ottawa não pode ser considerada uma cidade barata para se viver, mas é definitivamente menos custoso viver em Ottawa do que em Toronto ou Vancouver, por exemplo. As maiores diferenças no custo de vida estão principalmente no valor dos imóveis ou aluguéis, que são mais baratos que nas duas outras cidades.

Ottawa é uma cidade de economia forte – o Governo Nacional é o principal motor que faz a economia girar, com a presença maciça do parlamento, governo executivo e forças armadas – mas não é a única engrenagem da economia. Recentemente, a cidade tem sido tomada por startups e grandes empresas da área de tecnologia – e pode ser considerada como um dos “hubs” tecnológicos do Canadá. Este setor é o que ocupa mais espaço de escritórios no centro de Ottawa, atrás apenas do governo federal.

Curiosamente, outra grande força econômica da cidade é o setor agrícola. São aproximadamente 300 mil acres de terra cultivada, divididas em mais de 1300 fazendas, que empregam cerca de 10 mil pessoas. Uma das características do setor agrícola de Ottawa é a preocupação com a sustentabilidade das fazendas, que adotam práticas responsáveis com a sociedade e o meio ambiente, além de desenvolver também o turismo rural na região e promover nas fazendas um ambiente saudável e com alta qualidade de vida para quem trabalha ali.

Os demais setores que dividem o protagonismo econômico em Ottawa são o turismo (basta dar uma pequena volta pela cidade pra entender o porquê), e o setor financeiro (bancos, seguradoras e o mercado de imóveis).

Os maiores empregadores da cidade – depois, claro, do Governo Nacional (incluindo todas as esferas do poder), são a Adobe Systems Canada Ltd, o Algonquin College, Alterna Savings and Credit Union Limited, Babcock Canada Inc, Bank of Canada, e a Canada Foundation for Innovation / CFI, entre muitos outros.

Em termos de instituições de estudo, em Ottawa o nosso principal parceiro é o Algonquin College of Applied Arts & Technology. Nós visitamos poucos colleges com uma estrutura tão moderna e inovadora como a do Algonquin. O college é uma instituição que desafia constantemente seus estudantes – não importa em que área estejam matriculados – a buscar inovações, e tentar coisas que nunca foram feitas antes.

São mais de 350 programas disponíveis, entre certificados, diplomas e bacharelados. Como não poderia ser diferente, as empresas da região atuam como parceiras, através de investimentos na instituição, desenvolvimento de programas de estágio, disponibilização de equipamentos e estrutura física aos estudantes, além de desempenharem um papel importante no desenho do currículo dos cursos, para que os estudantes se desenvolvam capacidades realmente necessárias e cobiçadas pelas empresas.

Viver em Ottawa e estudar no Algonquin é um sonho possível, e a Go Tour ajuda você a chegar lá. Entre hoje mesmo em contato conosco, e nossos assessores educacionais terão muito prazer em auxiliar você a encontrar o curso perfeito.