Províncias do Atlântico
Província | População (2020) | Salário Mínimo | Taxa Desemprego (04/2021) |
---|---|---|---|
Nova Scotia | 979.449 | CAD$ 12,95 /hora | 8,1% |
New Brunswick | 782.078 | CAD$ 11,75 /hora | 8,5% |
Newfoundland and Labrador | 520.438 | CAD$ 12,50 /hora | 13,9% |
Prince Edward Island | 159.819 | CAD$ 13,00/hora | 8,2% |
Esta região, conhecida como Atlantic Canada (ou Províncias do Atlântico) concentra as 4 províncias situadas na costa leste do Canadá: Nova Scotia, Prince Edward Island (PEI), New Brunswick e Newfoundland and Labrador.
São províncias menores em tamanho, mas que esbanjam beleza natural, história e qualidade de vida e oportunidades para seus habitantes. É uma região pouco populosa, que tem muito potencial de desenvolvimento. A população está concentrada nas áreas urbanas – principalmente nas capitais de província, e todas elas são carentes de mão-de-obra qualificada e de empreendedores dispostos a investir e desenvolver seus territórios.
Em geral os salários mínimos e médios destas províncias são abaixo da média nacional, porém o custo geral para se viver também é mais baixo que nos grandes centros, onde se ganha mais dinheiro, mas também se gasta muito mais.
São províncias que aliam um estilo de vida mais tranquilo a tudo de bom que o Canadá tem a oferecer: escolas públicas de ótima qualidade, serviço de saúde eficiente, segurança urbana, contato intenso com a natureza e aquela receptividade e acolhimento que só um país construído por imigrantes pode oferecer. Quem pensa em fazer um curso superior no Canadá e quem sabe depois se estabelecer por lá, vai encontrar muitas opções interessantes e acessíveis nas Províncias do Atlântico.
Apesar de ser a segunda menor província em território (atrás apenas de Prince Edward Island), Nova Scotia é a mais populosa entre as Províncias do Atlântico. Halifax, a capital, é o maior centro urbano.
Nova Scotia
Fundada por escoceses (daí o nome Nova “Escócia”), seus residentes até hoje mantêm viva a cultura de seus antepassados. O povo é receptivo e hospitaleiro, e quem se estabelece por lá logo se integra à comunidade.
O cenário de Nova Scotia é deslumbrante – e por isso é um dos grandes destinos turísticos do Canadá. Não importa para onde você olhe, vai ver o contraste do verde das fazendas bem cuidadas com o azul do oceano, em meio a penhascos de pedra e charmosos faróis. Além de Halifax, vale a pena conhecer Cape Breton, Lunenburg, Chester, entre outras pequenas jóias escondidas da província.
O clima é uma mistura do continental e do marítimo, com invernos bastante frios e verões amenos. Em Nova Scotia, o oceano atua como regulador da temperatura, fazendo com que o inverno, apesar de intenso, não seja extremo como no interior do continente.
A economia local é movimentada pela indústria pesqueira, plataformas de petróleo e turismo, mas outros setores têm apresentado crescimento rápido e constante, como o setor tecnológico, aviação e agricultura para consumo interno e exportação (com grande destaque para frutas vermelhas e árvores naturais de Natal).
Nova Scotia é a mais desenvolvida das províncias do Atlântico, sendo uma das mais promissoras para quem busca estudar e futuramente se estabelecer na região.
New Brunswick
New Brunswick é conhecida como “a jóia escondida” do Canadá. Ela faz fronteira com a província de Quebec ao norte, com o estado americano de Maine a oeste, e a costa leste todinha margeia o Oceano Atlântico. Esta área costeira é a mais populosa da província, que tem cerca de 80% do território coberto por uma floresta cheia de biodiversidade (ursos, linces, alces, corças, entre outros). A baía de Fundy é um dos pontos mais conhecidos de New Brunswick – é uma das 7 maravilhas da América do Norte, cujos destaques são as variações extremas da maré, descobertas geológicas (fósseis de dinossauros) e as baleias que frequentam seus mares.
Por ser uma província pouco habitada, está sempre em busca de imigrantes para preencher as mais diversas funções. Os setores fortes da economia da província são o turismo, a silvicultura e a agricultura, e como acontece em todo o Canadá, o setor de tecnologia também tem se desenvolvido bastante em New Brunswick. É uma província que oferece uma excelente qualidade de vida, com muita beleza natural, aquele ar de praia e praticamente nenhum stress.
A capital da província é Fredericton, mas os principais centros urbanos da província são as cidades de Moncton e Saint John.
Newfoundland and Labrador
Newfoundland and Labrador é a mais distante das Províncias do Atlântico. Localizada a nordeste de Quebec, tem uma geografia bastante variada, da região sub-ártica ao sul da província, até a tundra ártica ao norte. Tem uma parte no Canadá continental (Labrador) e outra parte em uma ilha no Atlântico (Newfoundland), onde fica a capital Saint John ‘s, e onde fica concentrada cerca de 90% de toda a população da província.
O terreno é bastante montanhoso, pois lá estão também as Long Range Mountains, que compõem o fim da cordilheira Apalache. Parece muito frio, não? No entanto, o clima marítimo da província pode ser mais ameno que o da vizinha Quebec, apesar da umidade e ventos fortes vindos do oceano.
Uma curiosidade da província é a possibilidade de avistar icebergs imensos, praticamente durante o ano todo (maio e junho, em Newfoundland, e no restante do ano, espalhados pela costa de Labrador). Aqui também estão 3 pontos classificados pela Unesco como sendo de interesse cultural e natural: o Gross Morne National Park, L’Anse aux Meadows National Historic Site e a Red Bay National Historic Site.
Apesar de mais afastada dos grandes centros, Newfoundland and Labrador é reconhecida pela vida cultural – sua comunidade artística tem grande importância internacional. A economia da província gira em torno da indústria pesqueira e plataformas de petróleo, mas é bastante forte também em mineração (produz mais de 50% de todo o minério de ferro usado no Canadá).
Prince Edward Island
Anne de Green Gables é a primeira coisa que vem à mente quando se pensa em Prince Edward Island (PEI), pois é onde fica a casa da pequena heroína dos livros de L.L. Montgomery. Embora Anne de Green Gables seja um dos grandes orgulhos canadenses, há muito mais em Prince Edward Island.
Este pequeno arquipélago, que contém uma ilha principal e 231 pequenas ilhas – a maioria desabitadas – é de uma beleza cênica, com praias de areia vermelha, inúmeros faróis e campos férteis. A capital Charlottetown exibe um casario colorido da era vitoriana em excelente estado de conservação, e também maravilhas da engenharia moderna, como a Confederation Bridge, uma ponte que liga a ilha à província de New Brunswick, no continente. O nome da ponte foi dado em homenagem à Canadian Confederation, realizada em Charlottetown, que foi o início do surgimento do Canadá como um país.
Como nas demais províncias da região, o turismo e a indústria pesqueira são bastante fortes em PEI. No entanto, novas áreas estão se tornando mais fortes a cada dia, como a indústria de desenvolvimento de softwares, indústria química, aviação e indústria e pesquisa na área de biotecnologia.