Greater Toronto Area (GTA)

A região metropolitana de Toronto (Greater Toronto Area – GTA) é formada por 25 cidades, e dividida em 5 grandes regiões (Toronto, Halton, Peel, York e Durham). São todas bem conectadas por um sistema de transporte público inteligente, que permite morar em uma cidade e trabalhar em outra.

Por ser uma região relativamente grande, cada uma das 5 áreas possui características bem distintas – desde o modo de vida até o custo de se manter por lá, como estudante ou família. Cada uma destas regiões se destaca por alguma vocação econômica, com setores específicos bem desenvolvidos – então, a sua escolha deve priorizar que tipo de curso você deseja fazer e em que setor deseja trabalhar: a oferta de cursos em um college é proporcional à necessidade de formação de profissionais para as empresas que atuam nessa região.

Região de Toronto

Para saber mais sobre a cidade de Toronto e seus principais colleges, clique aqui.

Região de Halton: Oakville, Milton, Burlington e Halton Hills

A região de Halton – no extremo oeste da GTA – combina o ar de interior com toda a conveniência de se estar próxima de Toronto – o maior centro urbano do Canadá.

Halton orgulhosamente ostenta duas entre as dez melhores cidades para se viver em todo o Canadá, segundo o ranking da revista Macleans (uma das principais publicações do país). Burlington é a primeira da lista, e Oakville aparece como quarta colocada. Dentro das primeiras 20, aparece também Milton, na 17ª posição.

Os fatores analisados para este ranking são a economia e riqueza produzida na cidade, custo de vida, impostos, qualidade do transporte, índices de criminalidade, clima, saúde, lazer, cultura, entre outros.

O setor de Alimentos e Bebidas é um dos principais empregadores da região – há uma grande conexão da produção agrícola local com a indústria, e a facilidade de escoamento da produção faz com que muitas empresas deste setor se estabeleçam ali. Algumas das empresas são Sofina Foods, Gordon Food Service, BFG Canada, the Ippolito Group.

Há uma forte presença da indústria automotiva, aeroespacial, energia e infraestrutura. Grandes empregadores como Ford of Canada, Siemens Canada, UTC Aeroespace, SNC Lavalin Nuclear, entre outras, contam com a disponibilidade de profissionais qualificados e que buscam a região de Halton pela alta qualidade de vida que oferece.

Região de Peel: Brampton, Mississauga e Caledon

Nesta região estão localizadas a 6ª mais populosa cidade do Canadá (Mississauga), e a 9ª mais populosa (Brampton). Mississauga é a mais conhecida, e mais próxima de Toronto. O eficiente sistema de transporte da Greater Toronto Area (GTA) torna possível que muitos moradores de Mississauga trabalhem no centro de Toronto, a capital financeira do país.

Fica também em Mississauga o maior e mais movimentado aeroporto do país, o Toronto Pearson International Airport.

A região de Peel concentra  16 das 100 melhores empresas da GTA (Greater Toronto Area) para se trabalhar – a maioria delas em Mississauga e Brampton. Os setores são os mais variados: engenharia farmacêutica, indústria química, manufatura, engenharia, cinema, tecnologia, equipamentos de comunicação, automação industrial, laboratórios e indústrias de alimentos. Como exemplos, podemos citar Astra Zeneca Canada Inc, BASF Canada, EllisDon Corp, General Electric Canada, Hatch Ltd. Imax Corp, Pepsico Canada, MARS Inc, Oracle Canada Inc, Samsung Electronics Canada Inc, Schneider Electric Canada Inc, entre outras.

É possível viver na região de Peel com uma qualidade de vida excepcional. A região oferece uma excelente infraestrutura de saúde e educação, as taxas de criminalidade são baixíssimas, o transporte público funciona bem,  e viver em Peel custa menos que viver em Toronto.

Região de York: Markham, Vaughan, Newmarket, Richmond Hill, entre outras

A região de York fica ao norte de Toronto, e é o terceiro maior centro empresarial da província de Ontário. Cercada por um cinturão verde, a região promove a proteção do meio-ambiente e recursos hídricos por meio do desenvolvimento sustentável.

Além do incentivo aos pequenos empreendedores, a região de York se destaca nas áreas de tecnologia de informação e comunicações e serviços financeiros. Há uma presença massiva de universidades na região, com o foco no desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas, além de empresas de engenharia e construção civil e indústrias de manufatura avançada.

Adidas Canada, Honda Canada, Deloitte, FedEx, General Motors of Canada, IBM Canada, Huawei Technologies Canada, Honeywell ACS, KPMG, as hoteleiras Hilton e Sheraton, AT&T, Oracle, General Electric, Costco, são alguns exemplos de grandes empresas que escolheram a região de York como sede.

Região de Durham: Oshawa, Pickering, entre outras

A região de Durham fica ao leste de Toronto, no caminho para Kingston, Ottawa e para a província de Quebéc. É uma região que tem uma extensa área rural ao norte, e mais ao sul, uma área bastante urbanizada e desenvolvida.

A economia desta região é bastante diversificada – o setor agrícola, ao norte, é bastante forte. Ao sul, há uma grande concentração de empresas do setor energético, ambiental e de engenharia, estúdios de cinema e televisão, indústria de manufatura, tecnologia de inovação e pesquisa e turismo.

A inovação no setor agrícola está recheada de oportunidades, como geração de energia a partir de biogás e biocombustíveis. A produção em Durham é bastante diversificada – de gado de corte a granjas, grãos, hortaliças, frutas e flores.

A região de Durham representa um importante papel na produção para cinema e TV. Grandes estúdios, como o TriBro Studios Pickering – com uma área de mais de 15 acres e com toda a estrutura necessária para todo o tipo de produção, o Colpitts Design – especializado na em prop design (produção de adereços, réplicas de objetos, maquetes, etc) e o Footsteps Studio, que detém a tecnologia mais avançada para efeitos sonoros, escolheram esta região pelo fácil acesso a Toronto e demais grandes centros. Produções importantes foram filmadas em Durham, como Anne (with na E), Nikita, 12 Monkeys ou The Handmaid’s Tale.

Quanto à área de tecnologia de inovação, a região de Durham tem se destacado nas áreas de games, produção de conteúdo digital, automação, tecnologia da saúde e gerenciamento de energia. Estas empresas concentram-se basicamente em dois centros (hubs): o Spark Centre, em Oshawa, e o 1855 Whitby, em Whitby.

O que torna o rápido crescimento deste setor possível é o Durham College Hub for Applied Research in Artificial Intelligence for Business Solutions (the AI Hub) – que possibilita o acesso das empresas que se estabelecem em Durham a conhecimento técnico, estrutura, equipamentos e plataformas de altíssima tecnologia, e a talentosos profissionais formados pelo college.

Na indústria de manufatura, são muitos os setores presentes na região de Durham: têxteis, papel, indústrias farmacêuticas, borracha, vidro, automobilística e aeroespacial são alguns exemplos.

O desenvolvido setor energético da região tornou Durham conhecida como “a capital de energia limpa do Canadá“. Os 12 reatores nucleares presentes na região (são 22 no país todo) produzem 30% de toda a energia utilizada na província de Ontário. A região tem inúmeros incentivos para empresas EN-3 (Energy, Environment and Engineering), e possui mais de 250 empresas nesta área, que juntas geram mais de 11 mil empregos.

Estudo nestas regiões

Os programas ofertados por estes colleges foram desenvolvidos em parceria com as empresas locais, e o currículo sob medida forma profissionais que atendem plenamente às necessidades destas empresas.  Nossos assessores educacionais podem auxiliá-lo a entender quais são os cursos mais promissores para cada região.

Em Toronto existem diversas opções de colleges públicos, privados, escolas de idioma que podem atender em diversos segmentos da economia e formações desejadas. Veja mais aqui (link).

Já na região de Durham o principal college público parceiro é Durham College – que atende à demanda de todos esses setores com cursos desenhados conforme a demanda de mercado.

Na região de Halton e Peel, com campus nas cidades de Mississauga, Oakville e Brampton, o principal college público é o Sheridan College, que oferece cursos customizados e de altíssima qualidade, e que formam profissionais com a qualificação necessária para atender às empresas da região. A grande maioria destas empresas são das áreas de tecnologia, manufatura, automobilística, serviços financeiros, pesquisas científicas e pequenos negócios.

Em Mississauga alunos internacionais também podem contar com a unidade do Lambton College (link) apenas para alunos internacionais e programas específicos para suprir a demanda local.

Em York, com tantas empresas de tecnologia na região, o Seneca College – parceiro da Go Tour – oferece programas bastante inovadores, e sob medida para suprir a necessidade de profissionais das empresas de lá – são várias unidades – cada uma delas com sua especialidade, que incluem cursos de robótica avançados, design de ferramentas, negócios e hotelaria.

A Go Tour está preparada para ajudar você a encontrar o curso perfeito: aquele que você vai amar fazer, mas que também vai te dar o melhor retorno pro seu investimento. Fale com a gente!