Montreal

Montreal

População (2020)4,4 milhões
Salário mínimo /hora
Salário médio /hora
CAD$ 13,50
CAD$ 19,78
Taxa de Desemprego7,7% (04/2021)
Temperatura média (verão)17ºC (min)
27ºC (max)
Temperatura média (inverno)-13ºC (min)
-4ºC (max)

Seguro-Saúde (Por pessoa)

Média mensal (estudante)CAD$ 75

Moradia (Valores médios – Aluguel mensal)

Quarto individualCAD$ 600
Studio / apto 1 quartoCAD$ 1350
Apartamento 2 quartosCAD$ 1800

Transporte público (Passe mensal)

Regular
Estudante (Universitário e Superior)
CAD$ 88,50
CAD$ 53

Refeição (Por pessoa)

Fast-foodCAD$ 12
Restaurante médioCAD$ 35

Supermercado (Por pessoa)

Despesa semanal médiaCAD$ 83

Montreal é a cidade perfeita para quem gosta de viver a vida intensamente. Os montrealenses, assim como os franceses, dão uma grande importância a viver os bons momentos, estar com a família e amigos, apreciar uma boa mesa e festar sempre que possível. Então, se você é do tipo workaholic, definitivamente Montreal não é o lugar certo!

A cidade parece mais europeia do que norte-americana. As charmosas ruas são repletas de cafés com mesas na calçada, e fervilham de gente bonita durante o verão. O cenário cultural e artístico é intenso (Montreal é uma das principais casas do famoso Cirque du Soleil, pra citar um exemplo). Sempre há muita coisa para fazer, de exposições de arte a festivais – e caminhar pela cidade durante o verão é por si só uma grande diversão.

Os verões são quentes e úmidos, e os dias bastante longos – e esse apreço por aproveitar a vida ao máximo pode ser explicado pelo fato de que o inverno na cidade é bastante rigoroso. Portanto, há que se tirar todo o proveito possível dos dias de sol e calor.

Os dias frios costumam ocupar cerca de 6 meses do calendário – e podem ser muito intensos. Durante estes meses, o movimento de pedestres migra para a famosa Underground City – uma cidade subterrânea, de mais de 30 km, que liga as principais estações de metrô do centro da cidade, e está repleta de lojas e serviços de todos os tipos. Na Underground City você pode caminhar, fazer compras, pegar um cinema ou sair pra comer sem precisar sofrer com o frio e a neve lá fora.

Enquanto o inverno pode ser um período angustiante, com dias curtos e noites longas, tempestades de neve ocasionais e aquela chatice de ter que sair de casa vestido de cebola, você pode aproveitar o lado bom da estação em um dos resorts de esqui próximos à cidade, como o Mont-Tremblant. E claro, pode curtir a temporada de hockey, o esporte preferido da cidade.

Montreal, como a maioria das cidades canadenses, oferece uma qualidade de vida ímpar. Há vantagens sobre outros grandes centros, como Toronto ou Vancouver, principalmente quando se fala em custo de vida. Os aluguéis na cidade costumam ser bem mais em conta que nessas outras duas cidades, o que alivia bastante o orçamento, principalmente para estudantes que pretendem se estabelecer na cidade por um tempo mais longo.

Como acontece em outros grandes centros, muitas pessoas optam por morar em Laval – a maior cidade da região metropolitana – e vão diariamente a Montreal para trabalhar. É uma opção a se considerar, pois pode ser uma boa opção para famílias com crianças, que precisam de mais espaço e comodidade.

O transporte público funciona tão bem que apenas ⅓ dos moradores de Montreal possuem carros – normalmente as pessoas acham mais fácil e mais cômodo usar a rede de ônibus e metrô. A cidade é bastante segura, e o sistema público de saúde funciona muito bem.

Se você considera a possibilidade de viver em Montreal (ou na província de Quebec) e não fala francês, isso não deve ser um problema no seu dia-a-dia. Mas:

  • Tenha em mente que há uma boa parcela de empregos na cidade que exige que o candidato tenha alguma proficiência em francês.
  • Saber pelo menos um pouco do idioma vai te ajudar bastante cada vez que precisar de serviços da prefeitura, agências ou órgãos governamentais. Você eventualmente conseguirá resolver tudo em inglês, com um pouco de sofrimento, mas sabendo francês você vai seguramente economizar muito tempo e stress.
  • Você será muito melhor recebido por um local se iniciar uma conversação no idioma oficial, mesmo que logo precise mudar para o inglês.

A economia da cidade é forte e bastante diversa. Os destaques são os setores aeroespacial, software, eletrônicos, farmacêutico, indústria e transportes. A cidade se tornou também um grande centro tecnológico, com empresas bastante ativas na área de games e efeitos visuais. Entre as grandes empresas estabelecidas na cidade, podemos citar a Bombardier, Bell Helicopter Textron no setor aeroespacial, Technicolor ou CineSite em efeitos visuais, EA e GameLoft na área de games, Google, Facebook, IBM e Microsoft entre as big techs. No setor farmacêutico, todas as grandes, como Pfizer, Merck, Novartis, Roche e GSK estão presentes na cidade. No setor alimentício, Hershey ‘s, Danone, Labatt, e Bridor são alguns outros exemplos.

Há empresas na vanguarda do transporte elétrico em Montreal – já antecipando o futuro de veículos movidos a energia renovável e menos poluentes. Algumas delas são a ABB, Blue Solutions, Johnson Matthey, Keolis e Nova Bus. Outros setores, como o de cybersecurity e moda também têm crescido bastante na cidade nos últimos anos.

Montreal é considerada uma grande cidade estudantil. A McGill University sempre figura entre as 30 melhores universidades do mundo, e lá também estão presentes muitos colleges de ponta, como o LaSalle, a RAC, o Trebas College, e o College Canada, que também são parceiros da Go Tour.

O LaSalle é o maior college bilíngue da América do Norte. Oferece mais de 60 programas, e tem uma grande parcela de alunos com origem em outros países – mais de 20% dos estudantes são internacionais. Os estudantes podem escolher em que idioma estudar na maioria dos programas – inglês ou francês.  Entre os programas mais procurados, estão os na área de turismo (hotelaria e gastronomia), os programas de negócios (administração de empresas ou marketing), e os de tecnologia da informação. Mas há cursos inusitados, como o Artistic Makeup e Body Painting – que formam profissionais especializados em maquiagem artística do rosto e corpo – especialmente importantes na área de entretenimento, para teatros e companhias de espetáculos como o Cirque du Soleil. Neste link você encontra a resenha completa do La Salle.

Outro parceiro da Go Tour em Montreal é o RAC (Recording Arts Canada), que é o sonho de consumo dos profissionais da música. O curso Sound & Music Recording tem uma grade curricular profunda e aprendizado “mão-na-massa”. Artistas de peso já usaram a estrutura da escola para gravar seus álbuns, como Shania Twain e Michael Bolton.

A área de entretenimento tem crescido muito no Canadá, e demandado profissionais altamente especializados. O Trebas College oferece cursos nas mais variadas áreas do entretenimento, como Audio Engineering & Production, Sound Recording, Sound Design, Film and Television Production and Post-Production,  e-Commerce, Online Business Administration, Digital Marketing & Social Media, Music Business Administration, Events and Venues Administration, entre muitos outros.

Cursos mais tradicionais e de excelente qualidade podem ser encontrados no Canada College. O forte desta instituição são os cursos nas áreas de negócios (Business Administration and Commerce, Business Intelligence Analyst, Digital Marketing, Digital Content Creation) e  educação infantil (Early Childhood Education). Alguns cursos de formação técnica e menor duração são bastante procurados, como o de corretagem de imóveis, web designer ou automação de escritório. 

Gostou de saber um pouco mais sobre Montreal? A Go Tour está pronta para ajudar a encontrar o curso perfeito para você lá e em outras cidades do Canadá.