Toronto

População (Toronto e GTA)- 20196.471.850
Salário mínimo / hora
Salário médio /hora
CAD$ 14,00
CAD$ 32,51
Taxa de Desemprego6,4% (13% junho/2020 – pós-pandemia)
Temperatura média (verão)18ºC (min)
28ºC (max)
Temperatura média (inverno)-7ºC (min)
0ºC (max)

Seguro-Saúde

Média mensal por pessoa (estudante)CAD$ 75

Moradia (Valores médios) – Aluguel mensal:

Quarto individualCAD$ 800
Kitchenette / apto 1 quartoCAD$ 2100
Apartamento 2 quartosCAD$ 2600

Transporte público

Passe mensal – regular
Passe mensal – estudante
CAD$ 156
CAD$ 128,15

Refeição em:

Fast-food (por pessoa)CAD$ 12
Restaurante médio (por pessoa)CAD$ 35 a CAD$ 45

Supermercado

Despesa semanal média por pessoaCAD$ 80

Viver em Toronto é uma experiência única. A cidade, que figura entre as 10 maiores cidades na América do Norte, tem uma atmosfera que lembra uma Nova Iorque mais tranquila e organizada – e é provavelmente a metrópole mais multicultural do mundo. Você vai ouvir diversos sotaques e idiomas, encontrar todos os tipos de etnia, em um ambiente de muito respeito e tolerância. 

Para quem busca um lugar para estudar ou trabalhar, oportunidades não faltam – e é sobre isso que vamos falar nesta seção. 

Toronto é responsável por 20% de todo o PIB do Canadá. A cidade é o centro financeiro do país, e sede dos principais bancos canadenses.  O sistema bancário do Canadá é considerado um dos mais sólidos do mundo. Em Bay Street fica a Bolsa de Valores de Toronto, a terceira maior das Américas, e a nona maior do mundo.

Outra área de destaque na economia de Toronto é a indústria cinematográfica e produção audiovisual. Atualmente, cerca de 25% dos filmes de Hollywood são gravados em Toronto, e vários grandes estúdios têm sede na cidade. O TIFF (Toronto International Film Festival) é uma excelente oportunidade para se ter uma idéia da crescente importância de Toronto neste mercado.

A vocação de Toronto para a inovação tem atraído grandes empresas da área de tecnologia da informação (TI), como Uber, Microsoft, Samsung, Intel, entre outras.  Desde 2017, a área de TI criou mais empregos do que São Francisco, Seattle e Washington juntas. Esse crescimento tão rápido é possível apenas porque a cidade – em conjunto com o governo canadense – incentiva a imigração dos melhores profissionais da área, e investe nos colleges e universidades para que ofereçam a tecnologia mais avançada a seus estudantes, canadenses e internacionais.

Dentro deste setor, as grandes empresas são um importante motor, mas não o único. A cidade favorece o surgimento e desenvolvimento de startups com pouca burocracia, acesso a financiamentos e suporte com programas de mentoria, business plans, entre outros. 

Toronto é uma cidade belíssima, com muitos pontos turístico de interesse, que têm atraído cada vez mais visitantes. De parques espalhados pela cidade às ilhas no lago Ontário, quem gosta do contato da natureza tem muitas opções de passeios e trilhas – mesmo morando em uma grande metrópole. As atrações urbanas são inúmeras: da famosa CN Tower à Casa Loma, do Entertainment District ao ROM (Royal Ontario Museum), e nos bairros, que concentram diversas etnias, pode-se experimentar delícias de todas as partes do planeta.

O cenário esportivo da cidade tem se destacado mundialmente. Recentemente o Toronto Raptors se consagrou campeão da NBA – a liga de basquete americana. O Toronto Blue Jays é uma das grandes referências no baseball mundial, e o Maple Leaf representa o hockey local – times fortes e que despertam paixão e orgulho nos cidadãos de Toronto.

A cidade tem sido destino de muitos turistas, e por esse motivo, a infraestrutura de hotéis e restaurantes da cidade têm crescido ano a ano, e demandado uma grande quantidade de profissionais especializados, de gerente de hotel a chef de cozinha.

Não devemos esquecer do vibrante comércio da cidade – quem nunca ouviu falar no gigantesco shopping Eaton Centre, ou do PATH – as galerias subterrâneas com 30 quilômetros de extensão, que conectam 75 prédios no centro da cidade? Tanto o Comércio quanto o setor de Serviços oferecem uma série de oportunidades para estudantes que querem trabalhar por meio-período – e assim ajudar a custear seus estudos.

A construção civil é um dos setores que mais tem se beneficiado do crescimento da cidade. São inúmeras as oportunidades de trabalho na área – ainda mais para profissionais qualificados nas mais recentes tecnologias, como elaboração de plantas em 3D, que possibilitam a visita virtual ao edifício, mesmo antes da construção. Este mercado tem usado cada vez mais drones para inspeção – e não há profissionais habilitados o suficiente para suprir toda essa demanda na cidade.

O setor da Saúde também representa uma boa opção para estudo e trabalho, pois já havia, mesmo antes da pandemia de Covid-19, uma demanda latente por este tipo de profissional. Esta  área exige formação acadêmica local para a maioria das vagas, porém oferece inúmeras oportunidades para assistentes (Health Assistant, Dental Assistant) e cuidadores de idosos (Gerontology) – ocupação que, por sinal, tem tido cada vez mais demanda de profissionais.

Claro que, com esta economia tão diversificada e vibrante, o difícil em Toronto é escolher onde e o que estudar. São inúmeros os colleges que oferecem cursos antenados com as necessidades do mercado, nas mais diversas profissões – das tradicionais às novas carreiras que surgem a cada dia. Estes colleges oferecem aos alunos uma infraestrutura impecável, tecnologia de ponta, e a qualidade de ensino canadense, reconhecida e apreciada em todo o mundo.

Nossos principais colleges públicos parceiros com toda a estrutura em Toronto e região metropolitana são George Brown, Centennial, Humber, Sheridan e Seneca.Temos também outras opções de colleges públicos com sede em outras cidades mas com campi dedicados a alunos internacionais, tais como Lambton, Canadore, Cambrian, St Lawrence e Loyalist

E para alunos internacionais que necessitam de mais flexibilidade em datas de início, foco em carreiras específicas, e em geral com custos mais acessíveis, Toronto conta com diversas opções de colleges privados. Alguns de nossos parceiros nesta categoria são a Toronto Film School, Yorkville University, TSoM – Toronto School of Management, IBT, Evergreen, ILAC College, Greystone College (ILSC), RAC, entre outros. 

Consulte-nos para mais opções e clique nos nomes dos colleges para saber mais detalhes: temos muitas informações interessantes sobre esses colleges no nosso blog e em seus sites. 

A Go Tour está no mercado de intercâmbios desde 2001, e tem atendimento em Toronto. Como assessores educacionais, podemos lhe dar suporte local e recomendar os melhores cursos na cidade, dentro das áreas que você deseja. Estamos à sua disposição!