Vancouver
População (Vancouver e região metropolitana) 2020 | 2.737.698 |
Salário mínimo /hora Salário médio /hora | CAD$ 15,20 CAD$ 22,51 |
Taxa de Desemprego | 7,4% (04/2021) |
Temperatura média (verão) | 14ºC (min) 23ºC (max) |
Temperatura média (inverno) | 2ºC (min) 7ºC (max) |
Seguro-Saúde (Por pessoa)
Média mensal (estudante) | CAD$ 75 |
Transporte público (Passe mensal)
Regular Estudante (5 a 18 anos e idosos 65+) | CAD$ 98 a CAD$ 177 CAD$ 56 |
Refeição (Por pessoa)
Fast-food | CAD$ 10 |
Restaurante médio | CAD$ 40 |
Supermercado (Por pessoa)
Despesa semanal média | CAD$ 93 |
Vancouver é uma das mais bonitas cidades canadenses. Rodeada pelo mar e pelas montanhas, as paisagens são as mais variadas, e todas de tirar o fôlego. As pessoas que apreciam o contato com a natureza podem aproveitar a cidade durante o ano todo: as lindíssimas praias e passeios marítimos no verão, trilhas e esportes de neve durante o inverno – e isso tudo sem abrir mão de viver em uma metrópole com todo o conforto e urbanidade que ela oferece.
Comparada a outras cidades do Canadá, Vancouver tem um clima bem mais ameno. As temperaturas médias do inverno, embora baixas, não costumam ser negativas, e tampouco o verão costuma ser quente demais. Esta é uma vantagem considerável para brasileiros principalmente, que não estão habituados com invernos mais rigorosos. Mas como não existe almoço grátis, se for viver em Vancouver, esteja preparado para muitos dias de chuva: a cidade tem o carinhoso apelido de Raincouver.
O centro da cidade fica em uma península. Por estar rodeada de água, a única forma de crescimento foi para o alto. É a região mais densa e populosa da cidade, onde há uma grande concentração de prédios de escritórios, estabelecimentos comerciais e prédios de apartamentos. Ainda assim, o Stanley Park, localizado na península, garante uma extensa área verde para os habitantes dessa região. Cerca de 600 mil pessoas vivem no centro – e amam viver ali, pois tudo é perto e pode-se andar a pé por todo o centro – inclusive nas praias.
No entanto, com o rápido crescimento da cidade, também cresceram os subúrbios. A região metropolitana de Vancouver tem hoje mais de 2,7 milhões de habitantes. São cidades independentes, porém com uma intensa ligação com Downtown Vancouver. Surrey é hoje a maior delas – e deve em breve ultrapassar Vancouver em quantidade de habitantes. Outras também de grande importância são Burnaby, Richmond, Coquitlam, Langley, Delta, North Vancouver, Maple Ridge, New Westminster, e West Vancouver.
Esta região do Canadá se orgulha da grande diversidade étnica e cultural de seus habitantes, e atribui a essa diversidade a sua força e criatividade. Vancouver e as cidades da região metropolitana receberam uma grande quantidade de imigrantes na última década, vindos de todas as partes do mundo. Lá você terá a oportunidade de ter contato com múltiplas culturas, e ouvir os mais diversos idiomas e sotaques.
Vancouver tem uma economia forte e bastante diversificada. O porto da cidade é o mais movimentado do país, o que faz com que uma das atividades econômicas mais fortes seja o comércio internacional. No centro financeiro estão localizadas as sedes de grandes empresas mineradoras e de produtos florestais, além dos principais bancos canadenses e internacionais.
A cidade vem se destacando nos últimos anos no setor cinematográfico – tanto que um dos apelidos da cidade é “Hollywood North“- ou melhor, Hollywood do norte. Nada menos do que 10% das produções hollywoodianas foram filmadas nos estúdios de Vancouver.
Como tem acontecido em outros grandes centros canadenses, em Vancouver também se observa um grande crescimento da indústria de tecnologia. Além das Big Techs, como SAP, Apple e Microsoft terem importantes sedes na cidade, há inúmeros programas de incentivo para a criação e desenvolvimento de startups.
O Canadá como um todo – mas especialmente Vancouver- tem uma grande preocupação com o desenvolvimento sustentável e a proteção dos recursos naturais. Isto pode ser observado no grande incentivo do país, províncias e municipalidades, como Vancouver, ao desenvolvimento da indústria de energia limpa. É uma área com forte tendência de crescimento em importância e volume de negócios.
E por fim, como não poderíamos deixar de mencionar, com tanta beleza por todos os lados, que o turismo é um dos grandes motores econômicos de Vancouver. Além de ser um destino de férias muito procurado, a cidade atrai visitantes com inúmeros eventos esportivos – como as olimpíadas de inverno de 2010 – e eventos corporativos, como convenções e feiras.
Entre as principais empresas presentes na cidade estão SAP, Microsoft, Lululemon, Sage, Fortinet, Paladin Security Group, Fairmont Hotels and Resorts, entre muitas outras.
Em termos de infraestrutura, Vancouver já foi eleita diversas vezes como o melhor lugar para se viver por várias revistas de negócios. O trânsito no centro pode ficar congestionado às vezes, mas o transporte público funciona muito bem – desde o SkyTrain, como é conhecido o metrô da cidade, além de várias opções de ônibus e balsas. Há uma sofisticada rede de ciclovias para aqueles que gostam de pedalar e usar a bike como meio de transporte.
A educação pública oferecida para os alunos do ensino infantil, fundamental e médio são de altíssima qualidade, e em Vancouver há uma grande quantidade de colleges públicos e privados, com cursos concorridos e reconhecidos nacionalmente. Há duas grandes universidades (a University of British Columbia – a sétima colocada no ranking canadense, e 37ª no ranking mundial), e a Simon Fraser University.
A Go Tour tem inúmeros colleges parceiros em Vancouver, como o Langara College. No Langara, nossos clientes contam com uma enorme variedade de programas, tanto de graduação (certificate, diploma ou bachelor) quanto pós-graduação.
A Kwantlen Polytechnic University (KPU) oferece cursos inovadores – de mestre cervejeiro a medicina tradicional chinesa, e tem um programa muito bacana para alunos que cursam uma faculdade ou universidade no Brasil, e desejam fazer apenas algumas matérias em uma universidade canadense, sem a necessidade de passar por todo o processo burocrático do application.
Outros grandes parceiros da Go Tour na região são o Douglas College, a Capilano University, NYIT, FDU, BCIT, UCW, Vancouver Film School, VCC – Vancouver Community College, entre outros.
Além dos colleges públicos, em Vancouver há colleges privados que também combinam estudo e trabalho, como o ILAC College, Greystone College, Vanwest, Alexander College, Sterling College, entre outros. Eles oferecem uma flexibilidade maior em datas de início, e possuem foco em carreiras específicas. No geral, os valores dos cursos oferecidos nestas instituições são mais acessíveis que os dos colleges públicos.
Se você tem intenção de estudar em um college privado e trabalhar no Canadá após a sua formatura, preste atenção ao fato de que há colleges ou cursos específicos oferecidos por eles que não são elegíveis ao PGWP (Post-Graduation Work Permit). Seu consultor educacional conhece todas estas particularidades, e poderá auxiliá-lo na escolha do melhor curso para o seu caso.
Cursos de idiomas também oferecem uma excelente oportunidade de vivenciar a experiência canadense, e de fazer amigos vindos de todas as partes do globo. Em Vancouver há inúmeras escolas de idiomas, muitas com programas bastante diferenciados, que variam conforme a idade, objetivo (estudo geral da língua, ou inglês profissional com foco em carreiras específicas), e até mesmo cursos que combinam passeios e outras atividades de lazer.
A Go Tour tem muitos parceiros na cidade, como a ILAC, VGC, Vanwest, Tamwood, CCEL, Kaplan, LSI, EC e International House.
Ficou interessado em viver e estudar em Vancouver e região? Fale agora mesmo com um de nossos assessores educacionais, ou acesse os links das instituições para maiores informações.