KPU – a melhor opção para estudantes universitários

A instituição de hoje é especialmente interessante para alunos que já estão cursando uma faculdade no Brasil, mas gostariam de fazer um intercâmbio de curta duração durante o período do curso.

A KPU (Kwantlen Polytechnic University), localizada na província de British Columbia, no Canadá, oferece o “Programa Ouvinte“: alunos de universidades brasileiras conveniadas (como Mackenzie ou PUC, por exemplo) podem estudar na KPU durante 1 ou 2 semestres – e em cada semestre, podem optar por cursar de 3 a 5 matérias.

Neste programa, em vez de pagar por um curso completo, o aluno pagará apenas pelas matérias cursadas. É uma maneira fácil de dar uma boa turbinada no currículo acadêmico com matérias cursadas em uma universidade de renome internacional, e de viver esta experiência incrível que é morar no Canadá – isso tudo sem a necessidade de passar pelo processo custoso e burocrático de candidatura a uma universidade fora do país.

Para aqueles que querem fazer apenas um semestre é ainda mais fácil: o período pode ser cursado com visto de turismo. Para os que desejam cursar os dois semestres a KPU fornece uma carta de aceitação para que seja emitido o visto de estudante – no entanto, não é permitido que o aluno desta modalidade de estudo trabalhe durante a estada no país.

No final do período, o aluno recebe o histórico escolar na KPU, e pode tentar obter equivalências de créditos nos cursos de origem no Brasil, ou mesmo usar estes créditos em um curso futuro.

Mas isto não significa que a KPU é boa apenas para quem quer fazer intercâmbio de curta duração. Os cursos desta instituição são muito bem avaliados no Canadá, e estão sempre no topo dos rankings de instituições do país.

É uma universidade politécnica, ou seja, focada no estudo de Tecnologia, Engenharia, Ciências Aplicadas e um pouco de Ciências Naturais. Por ser uma universidade, seus cursos oferecem uma boa base acadêmica, mas a formação é focada sobretudo em experiências práticas, ou “hands on” – o que é essencial para que os alunos sejam rapidamente absorvidos pelo mercado local de trabalho.

Muitos dos programas oferecem períodos de experiência de trabalho (work experience terms), e opções de co-op (estágios, algumas vezes até mesmo remunerados, que valem como créditos na formação acadêmica). Os melhores colleges canadenses oferecem esta prática, que facilita muito o processo de busca de trabalho após a formatura.

São mais de 120 programas, muitos deles inovadores – e exclusivos da KPU – como o “Brewing Diploma”– único curso superior de cervejaria no Canadá – ou o “Bachelor of Horticulture Scienc in Urban Ecosystems” – que é o único curso na América do Norte dedicado ao estudo dos ecossistemas urbanos.

O curso de Medicina Tradicional Chinesa e Acupuntura foi o primeiro do país, e outros cursos são pioneiros na província, como Product DesignInterior Design e Fashion and Technology.

Este último – Fashion and Technology – é um dos mais notáveis da KPU.  A estrutura toda deste curso foi patrocinada pela Lululemon, uma marca canadense de roupas esportivas, e esta indústria absorve muitos dos graduandos. O currículo cobre todas as necessidades do mercado da moda – desde pesquisa e utilização de novos materiais, passando por design, tendências,  cadeia produtiva, marketing e distribuição.

A grande maioria dos cursos oferecidos pela KPU é certificado, diploma ou bacharelado – há também cursos de pós-graduação, mas são poucas opções .

As pós-graduações em Business e Design têm duração de 1,5  a 2 anos. São também muito procurados os cursos de Technical Management, direcionados a engenheiros e profissionais de IT, com matérias como gestão de projetos e gestão de negócios.

Os alunos da KPU podem cursar aulas gratuitas de inglês, e o calendário de aulas pode ser flexível – full time ou part time, com aulas pela manhã, tarde e noite. Isto viabiliza a procura de um emprego part time (meio período) para ajudar nos custos de viver e estudar fora do país. Há também a oportunidade de trabalho – pago ou voluntário – dentro dos campi.

A estrutura é excelente, e oferece tudo o que um estudante pode desejar para desempenhar bem nos estudos. Centros de estudo, aconselhamento acadêmico e de carreiras, tutores, workshops e vários outros serviços disponíveis ajudam na integração e desenvolvimento dos estudantes.

Em cada campus há uma academia equipada com os mais modernos aparelhos disponível gratuitamente aos alunos e funcionários, além  de aulas de vários esportes a preços acessíveis.

No Career Services os estudantes encontram apoio para procurar trabalhos temporários durante as férias, ou orientações e sessões de coaching para os graduandos, com o objetivo de facilitar sua entrada no mercado de trabalho.

Conheça, neste vídeo, um pouco mais sobre a KPU:

 

Se você está pensando em viver na região de Vancouver, não deixe de considerar a KPU. A Go Tour é parceira da KPU, e leva você para Vancouver.

Agradecemos ao Rodolfo Torrezan (Manager, International Recruitment, Admissions & Articulation) que gentilmente nos levou para conhecer toda a estrutura da universidade.

  

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário