Capilano University – uma escolha certa em Vancouver

Fazer um curso técnico ou superior no Canadá é uma experiência de vida inesquecível. Ainda mais em Vancouver, que é uma cidade que reúne um clima mais ameno, belezas naturais e um ambiente moderno e cosmopolita.

Em North Vancouver fica a Capilano University. É uma instituição antiga – foi fundada em 1968 como um college – e desde 2008 possui o status de universidade. Quem nos mostrou tudo na Capilano foram a Juliana Capalbo, da área de Admissions, e o nosso cliente Fábio Aguiar, aluno da Capilano.

As opções de cursos são bem variadas, e os programas de Turismo, Business, Motion Picture Arts (Cinema) e Early Child Education estão classificados nas primeiras posições dos rankings canadenses. Justamente por isso são bastante concorridos – os pretendentes devem se planejar para fazer sua candidatura com bastante antecedência.

Alguns programas – como o de Motion Picture Arts, ou o Design in Visual Communications – oferecem mais de um tipo de certificação. Pode ser um bacharelado, com duração de 4 anos, ou um diploma, com duração de dois anos. Em alguns casos, há também a opção de certificado de 1 ano. Em geral, após os dois primeiros anos de estudo, o aluno já consegue uma posição no mercado de trabalho.

O curso Early Child Education – bastante famoso em British Columbia – seleciona alunos apenas uma vez por ano – e o CO-OP (período dedicado a estágio) é feito na própria creche da universidade, utilizada pelos filhos de alunos, professores e funcionários da Capilano.

Outras carreiras bastante procuradas na universidade são as de Comunicação e Paralegal Studies (carreira que não existe no Brasil, mas muito comum nos EUA e Canadá – os “paralegals” atuam como assistentes dos advogados em pesquisas e preparação de documentos legais (você se lembra da Rachel Zane, da série Suits?).

A média de alunos por sala de aula é de 30, e a quantidade máxima não passa de 40. A Capilano é considerada uma learning university – com programas hands on (mãos na massa). O foco não é a pesquisa acadêmica, e sim preparar os alunos para que sejam rapidamente absorvidos pelo mercado de trabalho. Grande parte dos cursos oferecem um período de CO-OP (tipo de estágio – muitas vezes remunerado).

Dentro do campus, há uma infinidade de serviços oferecidos aos alunos. Há programas de mentoria (Peer to Peer – feito por alunos dos anos à frente), consultores de imigração para tirar dúvidas sobre vistos, e assessoria de carreira no Career Centre (mural de vagas, auxílio para elaboração de currículos, preparação para entrevistas, etc.).

Outros serviços que tornam a vida no campus bastante conveniente são a creche (day-care) para alunos e funcionários que já possuem família, psicólogos para atendimento aos alunos internacionais, consultório odontológico e clínica médica no local.

Alunos que tenham dificuldades com matemática e língua inglesa possuem aulas de apoio com os professores da universidade para que tenham a oportunidade de recuperar o conteúdo e garantir o bom desempenho acadêmico.

North Vancouver é uma área residencial e familiar.  A Capilano University fica distante cerca de 45 minutos do centro da cidade, e a 30 minutos da cidade vizinha de Burnaby. Muitos estudantes optam por viver em Burnaby, pois é uma cidade menor, e que oferece um custo de vida também menor, se comparado a Vancouver.

Quem gosta de aventura pode, durante o inverno, se divertir em uma das 3 estações de esqui próximas – Cypress, Grouse Mountain e Seymour. E durante os meses mais quentes, pode fazer trekking em trilhas que vão da universidade até Deep Cove – a Capilano University foi construída em uma área indígena, e o bosque original foi preservado no campus.

Para os que gostam de esportes, a academia de ginástica é muito bem equipada, e no ginásio há uma vasta opção de atividades, como vôlei,  beisebol, basquete, futebol, entre outros. Quem sabe você pode até representar a Capilano em algum time oficial.

Veja nos vídeos abaixo um pouquinho mais do que é a Capilano University.


E aqui, abaixo, algumas fotos da nossa visita. Ficou empolgado? A Go Tour é parceira da Capilano University, e leva você para Vancouver.

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário