Thompson Rivers University – liderança em sustentabilidade e inovação

Na nossa recente visita ao oeste canadense, estivemos em Kamloops – uma cidade de 100 mil habitantes, distante cerca de 5 horas de Vancouver, para conhecer a Thompson Rivers University.

Komloops é uma cidade pequena, porém com uma economia bastante desenvolvida e forte na área de transportes e logística, saúde, indústria de manufatura e florestal, agricultura, varejo e mineração. Há um recente crescimento também nas áreas de turismo e alta tecnologia, que tem demandado uma grande quantidade de profissionais qualificados.

Dentro desta economia aquecida, a Thompson Rivers University apresenta uma taxa de empregabilidade admirável: 95% dos formandos são absorvidos pelo mercado no primeiro ano de formados.

A universidade tem hoje cerca de 14 mil estudantes – destes, 3 mil são alunos internacionais, vindos de 90 países. A universidade valoriza muito a diversidade no campus, e literalmente há pessoas de todas as partes do mundo.

A Thompson Rivers University é uma das mais completas instituições de ensino superior no Canadá – ela reúne uma estrutura fora de série, com prédios modernos e sustentáveis, qualidade de ensino com reconhecimento internacional, num ambiente extremamente acolhedor, e numa cidade que oferece muitas opções de cultura e lazer.

Há um vídeo institucional que mostra bem toda a estrutura e toda a energia da TRU, veja:

São mais de 140 programas oferecidos no campus – e cerca de 500 programas online. Os cursos mais populares entre os alunos internacionais são Marketing, International Business e Computer Sciences

A TRU é mundialmente uma das universidades que mais investe em sustentabilidade. No ano passado, recebeu o selo Platinum da STARS (The Sustainability Tracking, Assessment & Rating System), que é uma organização mundial que promove a sustentabilidade nos campus das universidades. Em todo o planeta, apenas 6 universidades receberam este título.

Por estar na liderança mundial em sustentabilidade, a TRU tem cursos muito bem cotados na área, como o Water and Wastewater Technology, e Water Treatment, além de muitos outros cursos relacionados. São carreiras que certamente terão cada vez mais demanda, visto que há a necessidade urgente de melhor utilização dos recursos naturais do planeta.

O suporte aos alunos é considerado uns dos melhores do Canadá. Os estudantes contam com aulas de reforço em língua inglesa e matemática, orientação em carreiras, atendimento psicológico, clínica médica e odontológica no campus, além de diversos clubes de alunos – com certeza você encontrará um de seu interesse.

A biblioteca – localizada no House of Learning – o prédio mais moderno do campus – tem um acervo bastante completo e oferece espaços individuais de estudo. Os laboratórios possibilitam o aprendizado hands-on (mãos na massa), e a estrutura esportiva, com  3 campos de futebol, academia e piscina olímpica é imensa e fica à disposição dos alunos e da comunidade local (o uso da academia é pago, mas há um bom desconto para os estudantes da TRU).

Por fim, um dos pontos altos em estudar na TRU é morar em Kamloops. Independente de ficar alojado na residência estudantil ou nos bairros próximos, a cidade oferece muita qualidade de vida, e contato constante com a natureza.

Durante o verão, os habitantes aproveitam muito as trilhas, praia e lagos – é muito comum também andar a cavalo e jogar golfe. No inverno, a atração principal é o resort Sun Peaks, onde pode-se praticar todo o tipo de esporte de inverno.

Por ser uma cidade estudantil, há muita opção de bares, restaurantes e festas. Na cidade é possível também visitar algumas vinícolas e cervejarias artesanais. A população local é bastante receptiva, e há inúmeras oportunidades de integração com os locais.

Chegar em Kamloops é muito fácil – afinal a cidade funciona como um hub logístico no oeste do Canadá – diversas opções de transporte estão disponíveis, além do aeroporto local.

Ficou com vontade de estudar na TRU? A Go Tour é parceira, e leva você a Kamloops.

 

Veja algumas fotos da nossa visita:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fotos de um quarto da residência estudantil, com kitchenete e banheiro privativo.

 

 

 

Participamos de um painel com os reitores:

School of Engineerig- Faheem Ahmed

School of Trades And Technology – Baldev Pooni

School of Adventure, Culinary Arts and Tourism – Doug Ellis

School of Business and Economics – Warveni Jap

School of Science – Dennis Acreman

Director, International Marketingv-  ZiPing Feng

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário