Vancouver Community College – excelência em Skilled Trades

O Canadá é um país em constante crescimento, e por necessitar de mão de obra educada e qualificada, valoriza muito a formação dos profissionais que trabalham na indústria e no setor de serviços.

Os cursos de formação em Skilled Trades – equivalentes aos cursos tecnólogos no Brasil – são elaborados pelos colleges em conjunto com as indústrias empregadoras e de acordo com as mais atuais demandas nos setores de comércio e serviços – e estes profissionais são rapidamente absorvidos pelo mercado de trabalho canadense, sempre em expansão.

O Vancouver Community College  – VCC – é um dos mais antigos colleges públicos de Vancouver, fundado em 1965, e seu forte são os cursos de formação nos “Skilled Trades”. São cursos curtos, e dentro deste período de estudos, há muita oportunidade de utilização prática do conhecimento. Os profissionais formados no VCC saem do college desempenhando em alto nível de produtividade.

As áreas de formação são bem variadas. Para citar apenas algumas, há cursos de culinária, magistério, mecânica, música e dança.

O campus Downtown fica bem pertinho da Stadium Station. Ali estão localizados os programas de Business, Cooking and Bakery, Hair Design, Hospitality. Os alunos em formação oferecem seus serviços dentro do próprio college, colocando imediatamente em prática todo o conhecimento adquirido nas aulas e oficinas. Dentro do campus há uma padaria, um café e restaurante, salão de beleza e spa, todos administrados pelos próprios estudantes.

Há mais dois campi, o Broadway (também central, próxmo à Clark Station), onde ficam os cursos de Health Science, Automotive Garages (Mecânica), e o Tech Hub (cursos da área de tecnologia) – e o Delta, onde ficam os cursos de mecânica pesada, para ônibus e caminhões.

Muitos dos cursos oferecidos pelo VCC têm University Transfer (o aluno pode começar seus estudos no college, e concluir os créditos restantes em uma universidade). Para muitos alunos, compensa fazer um curso no VCC que já lhes dê uma boa empregabilidade, e assim terem os recursos necessários para em paralelo terminarem seus estudos em uma universidade, já de olho em uma evolução na própria carreira.

O VCC oferece cursos também atrativos para os estudantes universitários que querem ter uma experiência prática e aumentar a sua empregabilidade. Um exemplo é o curso de CAD (Computer Aided Drafting) &BIM (Business Information Modelling – Drafting), destinado aos estudantes de engenharia civil e arquitetura. A taxa de empregabilidade para os formandos deste programa é de 100%.

O ramo automotivo também tem grande demanda de profissionais na província de British Columbia. Os profissionais formados no curso de Automotive Service Technology (mecânica), tem salário médio em torno de CAD$ 28/hora. Estima-se que cerca de 6300 vagas sejam criadas a cada ano na província. A taxa de empregabilidade deste programa está em 91%.

Dentro desta área, ainda há outros dois programas bastante procurados: o Automotive Collision and Refinishing (Funilaria), com 93% de empregabilidade, e demanda de cerca de 1300 novos profissionais por ano, e o Heavy Mechanical Technology (mecânica pesada). Formandos deste último possuem uma taxa de empregabilidade de 100%, e um salário médio de CAD$30/h.

O VCC também é reconhecido em muitas outras áreas. Os cursos de Baking & Pastry, e Culinary Arts possuem novas turmas formadas todos os meses. As turmas são pequenas – cerca de 12 novos alunos a cada mês (conforme a disponibilidade). Os salários iniciais para os formandos nestes cursos é em média CAD$17/h.  Estima-se que haja anualmente uma demanda de quase 3500 novos empregos anuais na área.

Entre os alunos internacionais, o curso mais popular no VCC é o de Hospitality Management. A demanda por profissionais na área de turismo tem aumentado muito em Vancouver nos últimos anos (a região apresenta uma necessidade média de 3000 novos profissionais anualmente) – e por ser uma área com pouca disponibilidade relativa de mão de obra, os salários iniciais também acompanham – a média é de CAD$24/h.

O mercado de Estética e Beleza é uma aposta segura – esta área mantém-se crescendo mesmo em países em recessão, como o Brasil. O VCC oferece um diploma de 2 anos em Cosmetoloty – são 4 novas turmas por ano. Os profissionais que se formam neste curso começam a carreira com um salário médio de CAD$14/hora, mais comissões e gorjetas.

Há destaque para um novo curso, cuja procura tem aumentado ano a ano: o Digital Graphics Design. A demanda de profissionais estimada no mercado é de 5000 novas vagas por ano, e os salários iniciais também são atrativos (CAD$26/h). Mas para se candidatar, é necessário que o pretendente à vaga passe por uma entrevista e apresente seu portfólio.

Muitos estudantes ingressam no college com intenção de se estabelecer posteriormente no Canadá. A boa notícia é que todos os estágios e experiências práticas adquiridas nos cursos do VCC contam positivamente para o processo de imigração, e são contabilizados como Canadian Work Experience (experiência de trabalho canadense, fator que aumenta muito a probabilidade de um estrangeiro conseguir o direito de residência permanente no país).

Os cursos oferecidos pelo VCC são formados por turmas pequenas, e há bastante concorrência. Por isso é recomendável que os interessados busquem ajuda de uma agência parceira, que conhece os processos da instituição, e vai orientar sobre a melhor forma de garantir uma vaga na instituição.

Ficou interessado no Vancouver Community College? A Go Tour é parceira do VCC e leva você para Vancouver.

 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário