As províncias canadenses começam, a partir desta semana, a levantar algumas restrições impostas pelo governo para controle da pandemia da Covid-19.
Cada província tem seu próprio plano de reabertura, conforme a gravidade da situação em cada província – ou mesmo dentro de cada província.
Veja abaixo o que muda a partir desta semana, e em quais províncias:
Quebec
As escolas – exceto as de Montreal e região metropolitana – reabrem a partir desta semana. A frequência é facultativa – a decisão de ir para a escola fica a cargo de cada família.
Lojas de rua podem, desde ontem (11/05), reabrir as portas. Os shoppings permanecem fechados.
Ontario
O comércio não essencial pode voltar a trabalhar a partir desta semana, com entrega na calçada – incluindo algumas lojas de shopping. Lojas de materiais de construção, jardinagem, concessionárias e lojas de automóveis e outros negócios sazonais já estão funcionando.
As construções foram retomadas, e parques foram reabertos – porém, nestes casos, as medidas de distanciamento social devem ser observadas. Os serviços dentro dos parques (lojas, lanchonetes, entre outros), espaços para camping e praias permanecem fechados.
Nova Scotia
As atividades de recreação ao ar livre foram liberadas.
Newfoundland
As atividades de recreação ao ar livre, procedimentos médicos eletivos e serviços de profissionais autônomos (como advogados, por exemplo) voltaram a funcionar.
British Columbia
O governo da província ainda não divulgou um plano com datas determinadas – espera-se que as escolas reabram apenas em setembro, mas alguns setores devem recomeçar a funcionar em breve.
Os parques estarão abertos a partir de 14 de maio. Entre maio e junho, voltarão à ativa os salões de beleza, comércio não essencial, museus, bibliotecas, restaurantes, escritórios corporativos, campeonatos esportivos e creches, na fase 1. A fase 2, prevista para acontecer entre junho e setembro – caso os índices de transmissão sejam controlados – contemplará hotéis, cinemas e campings.
Bares e cassinos, e reuniões com mais de 50 pessoas não devem ter permissão para funcionamento tão cedo.
New Brunswick
A província conseguiu controlar a epidemia no início de maio, e já está praticamente toda reaberta. Estão funcionando os shoppings, restaurantes, campings, atividades de recreação ao ar livre, museus, galerias e bibliotecas, universidades e faculdades, serviços não essenciais, cirurgias eletivas e serviços médicos não-emergenciais.
Alberta
A província já permitiu a reabertura, desde o dia 4, de espaços em que seja possível manter o distanciamento social, como campos de golfe e parques.
A volta ao trabalho começará por profissionais de saúde que não estão trabalhando na linha de frente de combate da pandemia – como dentistas, fisioterapeutas, e tratamentos médicos eletivos.
Dependendo da capacidade de testes e rastreamento de pessoas que testarem positivo, a partir de 14 de maio poderão voltar às atividades o comércio não essencial, salões de beleza, museus e galerias, bares, cafés e restaurantes – desde que coloquem em prática as exigências sanitárias e de distanciamento social.
As escolas permanecem fechadas, e encontros sociais são limitados a 15 pessoas.
Saskatchewan
Foi a primeira província a divulgar um plano de reabertura:
Fase 1: Reabertura de serviços médicos eletivos e não-emergenciais, atividades de pesca e campos de golfe (de 4 a 14 de maio).
Fase 2: Reabertura do comércio não-essencial e serviços de cuidados pessoais (19 de maio).
Fase 3: Reabertura de serviços de alimentação (cafés, bares e restaurantes), academias de ginástica, creches, além de permissão de eventos sociais com no máximo 15 pessoas (data a definir)
Fase 4: Reabertura de atividades de entretenimento internas e ao ar livre, e aumento do limite de 30 pessoas para eventos sociais (data a definir)
Fase 5: Eliminar o limite de quantidade de pessoas para eventos sociais (a definir).
Manitoba
Desde o último dia 4 de maio, os seguintes serviços estão abertos: cirurgias eletivas e serviços de diagnóstico, serviços médicos e terapêuticos, comércio não essencial, restaurantes (retirada ou serviço ao ar livre), salões de beleza, museus, bibliotecas e parques.
O governo da província, no entanto, ainda estimula o distanciamento social, e há um limite de no máximo 10 pessoas para reuniões sociais.
Fontes:
https://www.cbc.ca/news/canada/manitoba/manitoba-covid-19-reopening-strategy-1.5548901