Canadá começa a relaxar as restrições de quarentena

As províncias canadenses começam, a partir desta semana, a levantar algumas restrições impostas pelo governo para controle da pandemia da Covid-19.

Cada província tem seu próprio plano de reabertura, conforme a gravidade da situação em cada província – ou mesmo dentro de cada província.

Veja abaixo o que muda a partir desta semana, e em quais províncias:

Quebec

As escolas – exceto as de Montreal e região metropolitana – reabrem a partir desta semana. A frequência é facultativa – a decisão de ir para a escola fica a cargo de cada família.

Lojas de rua podem, desde ontem (11/05), reabrir as portas. Os shoppings permanecem fechados.

Ontario

O comércio não essencial pode voltar a trabalhar a partir desta semana, com entrega na calçada – incluindo algumas lojas de shopping. Lojas de materiais de construção, jardinagem, concessionárias e lojas de automóveis e outros negócios sazonais já estão funcionando.

As construções foram retomadas, e parques foram reabertos – porém, nestes casos, as medidas de distanciamento social devem ser observadas. Os serviços dentro dos parques (lojas, lanchonetes, entre outros), espaços para camping e praias permanecem fechados.

Nova Scotia

As atividades de recreação ao ar livre foram liberadas.

Newfoundland

As atividades de recreação ao ar livre, procedimentos médicos eletivos e serviços de profissionais autônomos (como advogados, por exemplo) voltaram a funcionar.

British Columbia

O governo da província ainda não divulgou um plano com datas determinadas – espera-se que as escolas reabram apenas em setembro, mas alguns setores devem recomeçar a funcionar em breve.

Os parques estarão abertos a partir de 14 de maio. Entre maio e junho, voltarão à ativa os salões de beleza, comércio não essencial, museus, bibliotecas, restaurantes, escritórios corporativos, campeonatos esportivos e creches, na fase 1. A fase 2, prevista para acontecer entre junho e setembro – caso os índices de transmissão sejam controlados – contemplará hotéis, cinemas e campings.

Bares e cassinos, e reuniões com mais de 50 pessoas não devem ter permissão para funcionamento tão cedo.

New Brunswick

A província conseguiu controlar a epidemia no início de maio, e já está praticamente toda reaberta. Estão funcionando os shoppings, restaurantes, campings, atividades de recreação ao ar livre, museus, galerias e bibliotecas, universidades e faculdades, serviços não essenciais, cirurgias eletivas e serviços médicos não-emergenciais.

Alberta

A província já permitiu a reabertura, desde o dia 4, de espaços em que seja possível manter o distanciamento social, como campos de golfe e parques.

A volta ao trabalho começará por profissionais de saúde que não estão trabalhando na linha de frente de combate da pandemia – como dentistas, fisioterapeutas, e tratamentos médicos eletivos.

Dependendo da capacidade de testes e rastreamento de pessoas que testarem positivo, a partir de 14 de maio poderão voltar às atividades o comércio não essencial, salões de beleza, museus e galerias, bares, cafés e restaurantes – desde que coloquem em prática as exigências sanitárias e de distanciamento social.

As escolas permanecem fechadas, e encontros sociais são limitados a 15 pessoas.

Saskatchewan

Foi a primeira província a divulgar um plano de reabertura:

Fase 1: Reabertura de serviços médicos eletivos e não-emergenciais, atividades de pesca e campos de golfe (de 4 a 14 de maio).

Fase 2: Reabertura do comércio não-essencial e serviços de cuidados pessoais (19 de maio).

Fase 3: Reabertura de serviços de alimentação (cafés, bares e restaurantes), academias de ginástica, creches, além de permissão de eventos sociais com no máximo 15 pessoas (data a definir)

Fase 4: Reabertura de atividades de entretenimento internas e ao ar livre, e aumento do limite de 30 pessoas para eventos sociais (data a definir)

Fase 5: Eliminar o limite de quantidade de pessoas para eventos sociais (a definir).

Manitoba

Desde o último dia 4 de maio, os seguintes serviços estão abertos: cirurgias eletivas e serviços de diagnóstico, serviços médicos e terapêuticos, comércio não essencial, restaurantes (retirada ou serviço ao ar livre), salões de beleza, museus, bibliotecas e parques.

O governo da província, no entanto, ainda estimula o distanciamento social, e há um limite de no máximo 10 pessoas para reuniões sociais.

Fontes:

https://www.cbc.ca/news/canada/manitoba/manitoba-covid-19-reopening-strategy-1.5548901

https://www.freshdaily.ca/news/2020/05/here-are-lockdown-restrictions-were-just-lifted-provinces-across-canada/

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário