Tipos de Curso – Tudo o que você sempre quis saber sobre educação no Canadá – Parte 2

O Canadá é um país desenvolvido, com uma área territorial gigantesca, e com necessidade crescente de mão de obra qualificada em várias áreas. São muitas as oportunidades de carreira – e também muitas alternativas em termos de cursos superiores. E aqui surgem muitas dúvidas em quem está começando a pesquisar sobre as possibilidades disponíveis.

Neste post vamos tentar quebrar em miúdos os conceitos para que você consiga se orientar melhor nas suas pesquisas.

Os cursos de ensino superior são os chamados Post-Secondary Programs. Neste conceito estão inseridos desde os cursos tecnólogos até um pós-doutorado. Então, podemos dizer que, dentro do “guarda-chuva” chamado Post-Secondary Programs, há dois grandes grupos: os chamados Undergratuate Studies e os Graduate Studies.

Undergraduate Studies são os cursos que no Brasil chamamos de graduação. Dentro desta classe de cursos estão não apenas os cursos superiores comuns, que temos no Brasil (licenciaturas e bacharelados), mas também os cursos tecnólogos, como os que são oferecidos nas FATECs.

No Canadá, estes cursos podem ser oferecidos em dois tipos de instituição: as universidades (universities), ou as faculdades (colleges). Nos próximos posts nós vamos aprofundar mais estas diferenças, mas em linhas gerais, as universidades tem um foco maior na formação acadêmica dos alunos e em pesquisas científicas, enquanto que o enfoque dos colleges é na formação técnica dos estudantes, para formar mão-de-obra qualificada e que possa ser rapidamente absorvida pelo mercado de trabalho.

Para ser elegível a um curso undergraduate, o candidato deve obrigatoriamente ter concluído o ensino médio (ou high-school), além de outros requisitos, que você pode conferir no nosso texto anterior: https://gotour.com.br/2019/09/06/tudo-o-que-voce-sempre-quis-saber-sobre-educacao-no-canada-parte-1/

O outro grande grupo de cursos superiores é o chamado Graduate Studies – e englobam os cursos de Pós-Graduação até os cursos de Doutorado e Pós-Doutorado. São cursos dirigidos a profissionais já graduados ou acadêmicos, e os requisitos para candidatura variam conforme o curso. Por exemplo, para fazer uma pós, é necessário que o aluno tenha antes concluído uma graduação. Para se candidatar a um doutorado, é necessário que antes seja concluído um mestrado, e assim por diante.

É comum que os colleges ofereçam cursos de pós-graduação, especialmente em áreas mais técnicas. Mas a grande maioria dos cursos inseridos no contexto dos Graduate Studies está disponível nas universidades.

Começou a fazer sentido? No próximo post nós vamos falar sobre Undergraduate Studies. Você vai ficar por dentro do que oferecem os colleges e as universidades, e quais as diferenças entre certificate, diploma e bachelor. Esperamos ver você por aqui!

Confira os outros post da série:

Parte 1

Parte 3

Parte 4

 

 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário