College ou Universidade – Tudo o que você quis saber sobre educação no Canadá – Parte 3

O assunto de hoje dá pano pra manga. Como escolher um curso superior no Canadá? College ou University? O que significa certificate, diploma, bachelor? Qual a diferença entre os tipos de graduação?

Neste post vamos focar nos cursos que estão sob o “guarda-chuva”dos Undergraduate Studies (explicamos no post anterior a diferença entre Undergraduate Studies e Graduate Studies, para ler clique aqui).

Primeiro, vamos falar sobre a diferença entre College e University.  A tradução ao pé-da-letra diz que college é faculdade, e university, universidade. Tanto lá, quanto aqui, ambas são instituições de ensino superior. Aqui no Brasil, de modo geral entendemos que as faculdades são especializadas em determinadas áreas de conhecimento, e que universidades abrangem uma grande quantidade de cursos e áreas de conhecimento variadas. Mas aqui, para a maioria dos cursos, faz pouca diferença estudar em uma faculdade ou universidade – o prestígio do diploma está mais ligado ao reconhecimento que a instituição tem no meio acadêmico e no mercado de trabalho que ao tipo de instituição.

Já no Canadá, os dois tipos de instituição têm um foco bastante distinto. As universidades são procuradas basicamente por alunos que desejam seguir a carreira acadêmica, e trabalhar com pesquisas científicas. O Canadá concentra muitas das mais reconhecidas universidades do mundo, com destaque para a McGill University em Montreal e a University of Toronto. O ingresso nas universidades é bastante concorrido, depende de um planejamento prévio desde no mínimo o ensino médio (leia o nosso primeiro post a respeito aqui)  e o investimento em um curso universitário no Canadá pode ser bastante alto.

Os colleges (conhecidos como cegeps, na província de Quebec, ou também  como politécnicas) podem eventualmente desenvolver pesquisas científicas, porém o enfoque é na formação de profissionais com a qualificação necessária para ocupar posições no mercado de trabalho local. A formação é “hands on” (mãos-na-massa), e o currículo dos cursos em grande parte é formado ou revisado em parceria com grandes empresas locais, que também costumam dar suporte em termos de estrutura física e tecnológica para a formação dos profissionais.

Normalmente as classes são pequenas, os professores trabalham em seus campos de especialização, as instalações são modernas e os alunos têm à disposição muitas atividades culturais, sociais e de esportes. A maioria possui serviços de suporte para alunos internacionais, que orientam sobre a vida no Canadá e ajudam no processo de adaptação de seus alunos. Muitas inclusive oferecem apoio psicológico para os alunos que encontram mais dificuldade em sua adaptação.

O nível de empregabilidade dos formandos é altíssimo. Mais de 90% dos graduados nestas instituições conseguem uma posição em suas respectivas áreas dentro de 6 meses após a formatura, e 93% dos empregadores estão satisfeitos com estes graduados.

Frequentemente os colleges desenvolvem programas para indústrias específicas. Pode-se dizer que em cidades em que se concentram indústrias químicas, estão os melhores cursos específicos para essa área, as cidades em que há um pólo metalúrgico, estão os melhores cursos específicos para a indústria metalúrgica, e assim por diante. Podemos portanto afirmar, de maneira geral que, se o seu objetivo é encontrar uma boa colocação no mercado de trabalho, faz mais sentido procurar um bom college, em vez de uma universidade.

É muito comum que estudantes universitários façam um curso em um college para complementar sua formação – e assim aumentar a sua empregabilidade – e também que estudantes iniciem sua formação em um college para posteriormente pedir transferência para uma universidade, dependendo de suas áreas de estudo. Se vocês quiserem, podemos posteriormente fazer um post dedicado a este assunto – é só deixar um comentário!

Agora, sobre os tipos de formação: em ambos os tipos de instituição, quando você for fazer uma pesquisa, vai encontrar programas com diferentes nomenclaturas: Certificate, Diploma, Advanced Diploma, Associate Degree, Bachelor Degree, e cursos de educação continuada. São tantas variações dentro dos mesmos temas, que quem está começando a pesquisar sobre o assunto certamente vai ficar meio perdido. Mas isso vamos contar melhor no próximo post. Fique ligado!

Confira os outros posts da série:

Parte 1

Parte 2

Parte 4

Photo by Isaque Pereira from Pexels

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário