Undergraduate Studies – Tudo o que você sempre quis saber sobre educação no Canadá – parte 4

Muitos dos nossos alunos, quanto mais pesquisam sobre os cursos superiores no Canadá, mais ficam confusos sobre o que significa cada título.  Saber a diferença entre estes tipos de curso é fundamental para que você possa traçar uma estratégia de estudo e busca de um emprego no país.

Caso ainda não tenha lido, não perca os outros posts que já publicamos nesta série:

Tudo o que você sempre quis saber sobre educação no Canadá – parte 1

Tudo o que você sempre quis saber sobre educação no Canadá – parte 2

Tudo o que você sempre quis saber sobre educação no Canadá – parte 3

Notas:

  • Quando nos referimos a 1 semestre, o período efetivo de aulas cursadas é de 4 meses, em todas as modalidades de curso.
  • As durações de curso citadas abaixo é genérica – pode haver cursos específicos, em instituições específicas, com duração diferente.
  • As nomenclaturas podem ter variações de acordo com a província do Canadá (principalmente Quebéc). Teremos um post futuramente falando apenas das particularidades da provínica de Quebéc.

Certificate

São cursos de curtíssima duração (geralmente de  1 ano, ou 2 semestres), com estudos focados em uma área específica de conhecimento, e que preparam o estudante para posições de entrada no mercado de trabalho. Equivalem aos cursos técnicos, que no Brasil podem ser encontrados nas FATECs.

Diploma

Também são cursos de curta duração (geralmente de 2 anos, ou seja, 4 semestres), com estudos focados em uma área específica de conhecimento. Equivalem aos cursos tecnólogos, que no Brasil podem ser encontrados nas FATECs. Dependendo da época do ano em que começar a estudar, você poderá concluir este curso em 16 meses consecutivos (esta modalidade é chamada de fast track por alguns colleges).

Os cursos mais comuns nestas categorias (certificate e diploma) são altamente especializados em uma determinada área técnica, como Business, Marketing, TI, Logística, Manutenção Industrial, Turismo e Gastronomia, Controle de Obras, Sistemas de Internet, apenas para dar alguns exemplos.

Advanced Diploma

É um “diploma vitaminado“. Os cursos têm, em geral, a duração de 3 anos (ou seja, 6 semestres) , e frequentemente incluem experiências práticas – como estágios em paralelo aos estudos ou 1 semestre dedicado à aquisição de experiência profissional, sob a supervisão dos professores do college ou universidade. Estes programas, desenvolvidos em conjunto com os empregadores locais, são conhecidos como CO-OP – e são tão bacanas, que faremos um post apenas sobre este assunto.

Os créditos obtidos num diploma ou advanced diploma também têm grandes chances de ser aproveitados em um futuro curso de bacharelado, tanto no college quanto em uma universidade.  Os estudantes que concluem um diploma em geral têm acesso a melhores oportunidades de trabalho que os que concluiram um  certificate, embora ambos sejam equivalentes à formação de técnico ou tecnólogo.

Associate Degree

Normalmente com 2 anos de duração, estes cursos estão disponíveis em áreas de estudo clássicas (por exemplo Direito, Pscicologia, Biologia, Medicina, Engenharia e Ciências Sociais). Equivale ao que chamamos no Brasil de “licenciatura”. São programas de graduação básicos, e incluem não só o estudo de matérias específicas à área de atuação, mas também matérias de formação geral, como matemática, filosofia, língua inglesa, entre outras. Este título confere ao aluno a possibilidade de começar seus estudos em um college, e posteriormente pedir transferência para uma universidade para concluir seus estudos.

Os cursos de 2 a 3 anos de duração (inclusive os diplomas) são um caminho interessante para quem almeja ter um grau universitário – é possível cumprir metade da formação acadêmica em um college – cujos cursos são consideravelmente mais baratos – e então finalizar os anos restantes da formação na universidade. Esta estratégia muitas vezes torna viável a formação universitária para estudantes com menos recursos financeiros para investir em uma formação completa na universidade.

Bachelor’s Degree

Em geral, 4 a 5 anos de duração. É equivalente aos cursos de bacharelado no Brasil. Na maioria das vezes estes cursos estão encaixados em áreas das profissões tradicionais: Business, Ciências, Engenharia, Direito, Medicina, entre outros. Nos dois primeiros anos os estudantes se dedicam a uma formação generalista, e então, se especializam em uma área especializada (“major“). Algumas instituições / cursos oferecem  prática profissional supervisionada. Você encontrará cursos com este título tanto em colleges quanto em universidades.

Aqui no nosso blog você vai encontrar resenhas sobre diversas instituições que visitamos, e tem a chance de conhecer um pouco mais sobre as cidades em que estão localizados, que tipos de curso oferecem, como é a estrutura, e muito mais. Tem muito conteúdo interessante, e que pode ser útil nas suas pesquisas.

No próximo post, vamos falar sobre os Graduate Studies, para quem está pensando em uma pós-graduação.

Quer saber mais sobre este tópico? Deixe aqui seu comentário, teremos muito prazer em ajudar!

Photo by Ekrulila from Pexels

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário