Graduate Studies – Tudo o que você queria saber sobre educação no Canadá – Parte 5

Você já é formado, e tem uma carreira estabelecida – mas chegou àquele ponto em que precisa atualizar seus conhecimentos e dar aquela turbinada no seu currículo, em uma instituição moderna, com excelente infraestrutura e professores de expressão na sua área de atuação;

Você quer dar um redirecionamento na sua carreira, mas sem ter que começar a formação do zero, se especializando em uma área distinta dentro do seu próprio campo de atuação;

Ou então, está disposto a tentar construir uma carreira no Canadá, mas não quer começar do zero – e o que precisa é de um curso que lhe dê credenciais para buscar uma boa colocação no novo país;

Ou ainda, você é um acadêmico, e quer continuar seu trabalho de pesquisa e desenvolvimento em uma universidade no exterior.

Seja qual for a sua situação, muitas universidades e colleges canadenses são excelentes opções para quem quer investir em um curso de pós-graduação, mestrado ou doutorado. O Canadá é reconhecido mundialmente como uma potência em educação. O país oferece inúmeras instituições inovadoras – tanto em termos de estrutura física, equipamentos, quanto em termos de currículos atualizados e ofertas de cursos que atendem às necessidades do mercado de trabalho em novas profissões que estão continuamente surgindo, conforme a evolução tecnológica do mundo em que vivemos acontece.

Estamos falando dos cursos inseridos no contexto dos Graduate Studies.

Como no grupo Undergraduate Studies, há uma série de títulos que o estudante pode obter: Post-Graduate Certificates, Post-Graduate Diplomas, Master’s Degree ou Doctorate’s Degree.

Para todos estes cursos, em geral, é necessário que o pretendente tenha completado o grau de bacharelado (Bachelor’s Degree). Em algumas vezes, um Diploma ou Advanced Diploma pode ser aceito – à exceção do Doctorate Degree, que exige o Master’s Degree como pré-requisito.

Mas, afinal, o que significa cada título?

Post-graduate Certificate or Diplomas

São cursos de especialização bastante específicos, e em geral, com alta aplicabilidade prática.  De 1 a 2 anos de duração, há tanto a modalidade “Certificate” quanto a “Diploma” – a diferença está na quantidade de créditos obtida com o curso.

A maioria dos cursos de pós-graduação disponíveis são oferecidos pelos colleges, e de maneira geral, são cursos mais acessíveis, e que possuem uma boa aceitação pelo mercado de trabalho. Como nos cursos undergraduate, é comum encontrar cursos de pós-graduação que oferecem um período de co-op (estágio supervisionado, remunerado ou não), que é uma excelente forma de entrar em contato com o mercado de trabalho e começar a construir uma experiência profissional relevante no país (a chamada Canadian Experience).

Os programas de pós-graduação mais populares se encaixam nestas áreas de interesse:

  • Biological Sciences
  • Engineering (Electronics and Mechanical)
  • Health Sciences
  • Networking & Information Technology
  • Business, Global Business Management
  • Marketing, Social Media
  • Project Management
  • Tourism and Hospitality Management
  • Pharmacy, Nursing, and Midwifery
  • Early Childhood Studies

Master’s Degree (de 1 a 3 anos em média)

São cursos de mestrado, com estudo altamente especializado – o aluno explora uma tese, como nos cursos de mestrado no Brasil – e este estudo pode ter a intenção de ser direcionado à prática profissional (como os cursos de MBA – que no Brasil em geral são apenas especializações, enquanto que no Canadá são programas completos de mestrado).  É esperado que o aluno apresente um projeto de pesquisa relevante e inovador.

Doctorate Degree (de 4 a 5 anos)

São cursos de doutorado, procurados por profissionais que querem se dedicar à pesquisa acadêmica e à vida na universidade, ou em altos postos administrativos nas áreas governamentais, saúde e educação, em que um título de doutor ou Ph.D. são exigidos. Pressupõe-se que para receber este grau, o acadêmico realizou uma pesquisa avançada, extensa e original sobre um determinado tema.

 

****

Há um ponto importante, no entanto, que você deve observar. No Canadá, o sistema educacional é gerido pelas províncias – não há um controle federal, como faz o MEC, no Brasil. Isto significa que o conteúdo explicado neste texto tem um caráter generalista – e portanto, pode não refletir com exatidão a realidade da sua província de destino.

As elegibilidades, possibilidades de transferências entre cursos ou créditos universitários também podem variar não somente por província canadense, mas também de acordo com cada instituição.

Por isso, a nossa recomendação é que você converse com um assessor educacional de boa reputação. O assessor será capaz de fazer uma avaliação específica do seu caso, alertar sobre as possibilidades e riscos, e recomendar os melhores caminhos para que você não perca tempo nem tenha gastos desnecessários no decorrer do seu processo.

Quer saber mais? Deixe sua pergunta nos comentários. Ou veja os outros posts da série:

Parte 1

Parte 2

Parte 3

Parte 4

 

Photo by Christina Morillo from Pexels

 

 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário