British Columbia

British Columbia

A província de British Columbia está localizada na costa oeste do país, às margens do Oceano Pacífico. Suas cidades mais conhecidas são Vancouver (a maior cidade da província, com uma população estimada de 2,6 milhões de habitantes em 2020) e a capital Victoria, com cerca de 380 mil habitantes.

População5,2 milhões
Salário MínimoCAD$ 15,20 / hora
Taxa de Desemprego6,9% (03/2021)

Quando pensamos em British Columbia  – carinhosamente conhecida como BC – logo vem à mente as paisagens de tirar o fôlego. Da linda vista das Montanhas Rochosas a florestas ancestrais, de lagos a desertos, 14% de toda a área da província é preservada em seis parques nacionais. Essa imensa riqueza natural faz com que a província seja um dos maiores destinos turísticos do Canadá.

O clima ameno, em comparação a outras províncias canadenses,  e a excelente qualidade de vida que se pode experimentar em todas as suas cidades, faz com que BC seja também um destino bastante procurado por estudantes internacionais ou imigrantes. A província, que vem crescendo cerca de 40 mil habitantes por ano, se orgulha da diversidade de etnias de seus cidadãos, e recebe estudantes e imigrantes de braços abertos. 

Isto só é possível porque BC tem uma economia forte e em franco crescimento – principalmente nos setores da indústria e serviços. O turismo é um dos grandes motores da economia de British Columbia, mas atividades como agricultura, pecuária, pesca, silvicultura e mineração têm uma grande tradição na província.

O setor de energia representa uma grande fonte de receita em British Columbia, pois a província possui a terceira maior hidrelétrica do país, e é também o segundo maior produtor canadense de gás natural.

A região de Vancouver concentra também importantes centros de negócios, finanças e tecnologia, além de importantes estúdios de cinema e televisão, com produções conhecidas no mundo todo.

A grande oferta de cursos de altíssima qualidade nas faculdades e universidades da província atrai anualmente mais de 130 mil estudantes internacionais, vindos de todas as partes do planeta. Foi a primeira província do Canadá a criar um selo de qualidade, e certificar os cursos de seus colleges e universidades, garantindo o alto padrão de suas instituições.

Além de ter acesso a excelentes instituições de ensino, estudantes internacionais de ensino superior são elegíveis a ter cobertura pelo sistema público de saúde (MSP – Medical Services Plan), que possui uma rede bem estabelecida de profissionais, clínicas, hospitais e laboratórios. Os valores são bem acessíveis, e o processo de inclusão no plano demora cerca de 90 dias.

Por estes motivos, a província de British Columbia é um dos destinos preferidos dos estudantes internacionais no Canadá.

Kamloops

Kamloops

População (2019)115.004
Salário mínimo /hora
Salário médio /hora
CAD$ 15,20
CAD$ 20,35
Taxa de Desemprego8,1% (04/2021)
Temperatura média (verão)15ºC (min)
29ºC (max)
Temperatura média (inverno)-8ºC (min)
-2ºC (max)

Seguro-Saúde (Por pessoa)

Média mensal (estudante)CAD$ 75

Moradia (Valores médios – Aluguel mensal)

Quarto individualCAD$ 700
Studio / apto 1 quartoCAD$ 1469
Apartamento 2 quartosCAD$ 1749

Transporte público (Passe mensal)

Regular
Estudante (Universitário e Superior)
CAD$ 50
CAD$ 13,81

Refeição (Por pessoa)

Fast-foodCAD$ 10
Restaurante médioCAD$ 38

Supermercado (Por pessoa)

Despesa semanal médiaCAD$ 78

Kamloops está localizada na região sudeste da província de British Columbia, a 350 quilômetros de Vancouver. A cidade se destaca pela segurança, estilo de vida tranquilo e abundância de dias de sol. Quem gosta de levar uma vida saudável, com acesso a boa alimentação, ar puro e contato com a natureza, não pode encontrar melhor lugar para viver.

No verão, os moradores de Kamloops aproveitam os dias de sol e calor para fazer trilhas a pé ou em bicicleta, para pescar, acampar, passear de barco ou apenas aproveitar a natureza num gostoso picnic, em um dos mais de 80 parques da cidade, ou às margens de um dos mais de 200 lagos do município. 

A cidade é sede do segundo maior resort de esqui de todo o Canadá – o Sun Peaks, que garante toda a diversão nos meses frios. Além de todos os tradicionais esportes de inverno – como esqui, snowboard e patinação, o resort oferece inúmeras outras atividades, de snowmobile, trenós puxados por cães a tratamentos de spa.

Entretanto, o esporte preferido em Kamloops é mesmo o golfe. São muitos os campos de golfe e country-clubs disponíveis na cidade – muitos deles funcionam como resorts e recebem, além da população local, os aficionados pelo esporte de todo o país. Muitos dos estudantes, inclusive, trabalham nestes clubes durante a temporada de golfe na cidade como forma de ajudar a pagar seus estudos.

A infraestrutura da cidade colabora muito para a qualidade de vida. Não se perde tempo no trânsito, há bons serviços de saúde, e as escolas oferecem uma variada gama de atividades extracurriculares, além do currículo básico. Moradia é também um ponto forte de Kamloops – os valores para compra de imóveis ou aluguel é consideravelmente mais acessível que nas demais cidades da província.

Kamloops tem um ativo aeroporto regional, e por lá passam inúmeras rodovias e ferrovias, fazendo com que a cidade seja um importante centro de transporte e logística no oeste canadense, e que abriga mais de 50 empresas especializadas na área.

A economia de Kamloops tem como base os setores o turismo, agricultura, silvicultura, mineração, indústria, comércio e tecnologia. Entre os maiores empregadores da cidade, podemos citar a Highland Valley Copper Mine, BC Lottery Corporation, Canadian National Railway Company e a Thompson Rivers University (TRU).

O setor de energia limpa tem recebido muito investimento, e sua importância vem crescendo ano a ano. Algumas empresas que estão fomentando o desenvolvimento deste setor em Kamloops são a Nexterra Energy Corporation, Sun Rivers Community Development Corporation, Domtar e Tolko Industries Ltd.

É a TRU a principal parceira da Go Tour em Kamloops. Na TRU são oferecidos mais de 140 programas de aprendizado, certificados, diplomas, bacharelados e mestrados, muitos deles abertos a alunos internacionais.

Os cursos mais famosos da TRU são atualmente os de Empreendedorismo, Psicologia e Engenharia de Software. Entre as novidades, estão o Wilderness Travel – que ensina os alunos a planejarem viagens para lugares selvagens: roupas adequadas, equipamentos, avaliação de riscos, navegação, preocupações ambientais, etc. – e o Economic of Climate Changes, que não poderia ser mais atual e necessário.


A Go Tour fez recentemente uma resenha sobre a TRU, onde você pode obter maiores informações sobre esta universidade que é referência no Canadá. Clique aqui para ler.

Kelowna

Kelowna

População217.229
Salário mínimo /hora
Salário médio /hora
CAD$ 15,20
CAD$ 21,04
Taxa de Desemprego5,7% (04/2021)
Temperatura média (verão)12ºC (min)
29ºC (max)
Temperatura média (inverno)-6ºC (min)
3ºC (max)

Seguro-Saúde (Por pessoa)

Média mensal (estudante)CAD$ 75

Moradia (Valores médios – Aluguel mensal)

Quarto individualCAD$ 750
Studio / apto 1 quartoCAD$ 1525
Apartamento 2 quartosCAD$ 1810

Transporte público (Passe mensal)

Regular
Estudante (Universitário e Superior)
CAD$ 70
CAD$ 55

Refeição (Por pessoa)

Fast-foodCAD$ 10
Restaurante médioCAD$ 32

Supermercado (Por pessoa)

Despesa semanal médiaCAD$ 71

Segunda cidade em população da província de British Columbia,  Kelowna está incrustada no meio do Vale Okanagan, às margens do lago de mesmo nome. Como pode-se imaginar, a natureza é exuberante e a vista é lindíssima, seja das montanhas que cercam a cidade, seja do lago Okanagan.

A cidade conta com um aeroporto internacional, e recebe voos de conexão dos principais aeroportos canadenses. O acesso rodoviário também é fácil – embora a cidade esteja a cerca de 4 horas de viagem de Vancouver, ou 6 de Calgary ou das Montanhas Rochosas, as estradas têm excelentes condições, e são muito seguras.

De acordo com o Tourism Kelowna, mais de 2 milhões de pessoas visitam a cidade a cada ano, fazendo do turismo uma de suas principais atividades econômicas. Os turistas são atraídos pelo clima agradável, pela famosa hospitalidade dos moradores, e uma grande oferta de atividades ao ar livre – que vão de passeios de barco, de bicicleta, trilhas e esqui, apenas para citar algumas.

As inúmeras vinícolas instaladas na região são um caso à parte. Muitas são reconhecidas internacionalmente pela alta qualidade de seus produtos, muitas delas premiadas – não é preciso dizer que com o desenvolvimento das vinícolas, o turismo gastronômico tornou-se um dos pontos altos da cidade, que conta com a presença de chefs renomados e restaurantes badalados.

A constante chegada de turistas movimenta o cenário cultural e artístico da cidade. Kelowna tem à disposição de seus moradores e visitantes inúmeras galerias, museus, teatros, pubs e casas noturnas. Para quem gosta mais de cerveja do que de vinho, nos últimos anos surgiram várias cervejarias artesanais na cidade.

Quem pensa em se estabelecer em Kelowna tem no mercado de turismo uma grande fonte de trabalho. Mas Kelowna não é só turismo. Muitas grandes empresas estabeleceram unidades na cidade, inclusive multinacionais.

Estas empresas concentram-se principalmente nos setores de saúde (Kelowna General Hospital, UBC’s Southern Medical Clinical Academic Campus), manufatura (KF Aerospace, Formashape, Whitewater West), construção civil, tecnologia (Disney Interactive, QHR Technologies)  e agricultura (BC Tree Fruis, Sun-Rype Products).

Os moradores de Kelowna têm acesso a um dos melhores índices de qualidade de vida do Canadá. A abundância de áreas verdes são um convite para um estilo de vida saudável e ativo. A cidade, além de ser lindíssima e segura, oferece uma infraestrutura invejável.

Kelowna tem escolas de altíssimo nível para todas as idades. A cidade é, inclusive, um destino muito procurado para estudantes de ensino médio (High School). Os intercâmbios são feitos em escolas públicas (não gratuitas para alunos internacionais), e neste programa os adolescentes têm uma oportunidade única de vivenciar em profundidade a cultura e o estilo de vida canadense. 

Quem quer fazer um curso superior pode buscar opções na University of British Columbia, que tem um campus na cidade, ou no Okanagan College – nosso principal parceiro na localidade.

O Okanagan College oferece cerca de 130 programas de ensino superior, com duração de 1 a 4 anos. Há muita demanda local para profissionais especializados em uvas e vinho, o que fez com que o college desenvolvesse alguns dos melhores cursos na área em todo o Canadá. Além desses, os cursos mais procurados nesta instituição são o Associate of Arts Degree, Business Administration Diploma e Associate of Science Degree.

Há também alguns programas bastante inovadores, como:

  •  Water Engineering Technology – uma mistura de engenharia química e civil com foco em questões ambientais, e que prepara os alunos para carreiras em microbiologia, monitoramento ambiental, operações de esgoto e muito mais.
  • Common First-Year Engineering – com este curso o aluno estuda o primeiro ano de engenharia. Caso tenha interesse, pode posteriormente se transferir para um curso universitário, do segundo ano em diante.

E então? Consegue imaginar-se morando ou mandando seu filho para estudar em Kelowna? Aqui na Go Tour você tem uma parceria garantida para transformar esse projeto em realidade.

Nanaimo

Nanaimo

População (2019)98.957
Salário mínimo /hora
Salário médio /hora
CAD$ 15,20
CAD$ 20,51
Taxa de Desemprego7,2% (04/2021)
Temperatura média (verão)12ºC (min)
24ºC (max)
Temperatura média (inverno)3ºC (min)
7ºC (max)

Seguro-Saúde (Por pessoa)

Média mensal (estudante)CAD$ 75

Moradia (Valores médios – Aluguel mensal)

Quarto individualCAD$ 750
Studio / apto 1 quartoCAD$ 1257
Apartamento 2 quartosCAD$ 1723

Transporte público (Passe mensal)

Regular
Estudante
CAD$ 65
CAD$ 170 (semestre)

Refeição (Por pessoa)

Fast-foodCAD$ 10
Restaurante médioCAD$ 42

Supermercado (Por pessoa)

Despesa semanal médiaCAD$ 77

Nanaimo fica na costa leste da linda Vancouver Island, bem em frente à cidade de Vancouver, no outro lado do canal (a cerca de 23 quilômetros de distância), e a 110 quilômetros ao norte da cidade de Victoria, que também está localizada na ilha.

É uma cidade que atrai muitos aposentados e pessoas que gostam de apreciar a vida ao ar livre – em especial os amantes do surf. Toda essa região do Canadá ostenta uma beleza natural incomparável, e uma grande variedade de atividades em meio à natureza. O clima é ameno durante o ano todo, inclusive durante o inverno. 

Embora seja uma cidade de proporções pequenas comparadas com os grandes centros, a proximidade com Vancouver e a conveniência de um excelente porto fizeram com que muitas empresas se estabelecessem lá, em busca de otimização de custos e facilidade de transporte e comunicação. 

Algumas das principais empresas com base em Nanaimo são a SAP e Microsoft, na área de tecnologia, a Lululemon e Anitzia, na indústria e varejo da moda, Stemcell Technologies na área de biotecnologia, além de empresas na área de infraestrutura e máquinas pesadas, como BC Ferries, DP World Inc e Finning International Inc.

Nanaimo é uma cidade com transporte público eficiente, oferece valores razoáveis de aluguéis e imóveis, possui excelente infraestrutura de saúde e um ensino forte para estudantes de todas as idades. 

A Vancouver Island University é a principal parceira da Go Tour em Nanaimo. É uma instituição que tem em seu portfólio uma imensa variedade de cursos e tipos de certificação. Os programas que mais se destacam na universidade, e que gozam de excelente reputação em todo o país são:

  • Child and Youth Care (Cuidados para Crianças e Adolescentes)
  • Interior Design (Design de Interiores)
  • Chemistry (Química)

A VIU oferece também alguns cursos inusitados, como Beverage Theory,  que aborda da história das bebidas a cuidados, uso responsável e treinamento prático para bartenders, e o Animal Assisted Interventions with Individuals and Families, que é um curso que explora o uso de animais em tratamentos terapêuticos.

Em termos de estrutura, além de contar com instalações de altíssimo padrão, a VIU se destaca pelo Deep Bay Marine Field Station – nela estão disponíveis laboratórios avançados para o estudo da vida costal e marinha, além de um tanque de água salgada, instalado próximo ao ecossistema estuarino da ilha.

No entanto, quem procura uma carreira mais tradicional, não vai se decepcionar com a VIU – cursos muito procurados, como os na área de negócios, hotelaria ou tecnologia da informação também estão disponíveis no catálogo da universidade.

Na região de Nanaimo você pode estudar também na NIC (North Island College). É uma instituição que oferece mais de 80 cursos nas mais diversas áreas, e é muito procurado na região por ter um bom programa de University Transfer (eles possuem acordo com a University of Victoria e outras universidades canadenses).

Os cursos mais populares da NIC estão na área de negócios, comunicação e tecnologia,  como o Global Business Management e Communication Design.

Ficou interessado em Nanaimo e região? A Go Tour tem toda a experiência e competência para fazer seu projeto de estudo no Canadá virar realidade!

Nelson e Castlegar

Nelson e Castlegar

População (2019)19.462
Salário mínimo /hora
Salário médio /hora
CAD$ 15,20
CAD$ 20,32
Taxa de Desemprego6,2% (04/2021)
Temperatura média (verão)13ºC (min)
28ºC (max)
Temperatura média (inverno)-3ºC (min)
1ºC (max)

Seguro-Saúde (Por pessoa)

Média mensal (estudante)CAD$ 75

Moradia (Valores médios – Aluguel mensal)

Quarto individualCAD$ 500
Studio / apto 1 quartoCAD$ 988
Apartamento 2 quartosCAD$ 1272

Transporte público (Passe mensal)

Regular
Estudante (Universitário e Superior)
CAD$ 60
CAD$ 45

Refeição (Por pessoa)

Fast-foodCAD$ 10
Restaurante médioCAD$ 25

Supermercado (Por pessoa)

Despesa semanal médiaCAD$ 70

Imagine uma cidade pequenina localizada em belíssimas montanhas, formada por antigas casas coloridas do período Vitoriano e povoada por uma população hospitaleira e de mente aberta.  Essa cidade existe: ela fica na província de British Columbia, no Canadá, e se chama Nelson.

Para que você possa se localizar, a cidade fica bem no meio do caminho entre Vancouver e Calgary (em média, a viagem de carro leva de 6 a 7 horas entre Nelson e essas outras cidades).

Formada por cerca de 20 mil habitantes, em Nelson todo mundo se conhece, e existe aquela camaradagem e hospitalidade encontrados apenas em cidades pequenas. As pessoas que vivem lá amam viver nas montanhas, em intenso contato com a natureza em todas as épocas do ano. 

O pequeno tamanho, no entanto, não significa que Nelson seja uma daquelas cidades em que não acontece nada de interessante. Ali, aquele ar de nostalgia trazido pela arquitetura de casas e prédios antigos se mistura com a mente fresca e moderna de seus habitantes. Nelson é uma cidade que abraça a diversidade, e pessoas com diferentes hábitos, crenças e convicções convivem em um ambiente de harmonia e de respeito.

A cidade tem uma vida social e cultural bastante vívida – mas cuidado com o que faz, pois você pode virar notícia no jornal local, The Nelson Star.

A economia da cidade é movimentada principalmente por pequenas e médias empresas. O turismo é uma das principais forças econômicas, mas existem outras, como grandes empresas de varejo, manutenção de estradas, construção, tecnologia e madeira.

Entre os maiores empregadores da cidade, podemos listar o Selkirk College, a Pacific Insight Electronics, Yellowhead Road & Bridge Ltd, Kalesnikoff Lumber (Kootenay Innovative Wood), Whitewater Ski Resort, Walmart, entre outras.

Em termos de infraestrutura, você pode esperar encontrar os recursos que uma cidade pequena oferece. Atendimentos de emergência e problemas mais comuns de saúde são plenamente atendidos pelos hospitais e médicos locais, mas caso necessite de alguns tratamentos muito específicos, você pode precisar buscar cidades maiores próximas. 

Nelson é uma cidade mais acessível que outras no momento de alugar ou comprar um imóvel. Isto pode fazer uma diferença considerável no seu planejamento, considerando que o aluguel de um apartamento pode sair menos que a metade do valor de um imóvel equivalente em Vancouver, por exemplo.

Uma curiosidade – ou um problema inusitado, dependendo do leitor – é que os habitantes de Nelson costumam receber visitas de ursos e alces. Por ser uma pequena cidade nas montanhas e próxima de áreas de florestas, os moradores da cidade desde cedo aprendem a conviver com os vizinhos da floresta.

Educação não é um problema na cidade. Se você pretende viajar com sua família, o ensino nas escolas públicas segue o excelente padrão canadense. E para o seu curso superior, você pode considerar o Selkirk College – que possui unidades tanto em Nelson quanto na vizinha Castlegar (a apenas 20 minutos de viagem, e onde fica o aeroporto que serve a região).

O campus Silver King, em Nelson, recebeu uma renovação estimada em 22 milhões de dólares canadenses em 2019 e melhorou sua infraestrutura com lojas, novos edifícios de residência estudantil e um novíssimo salão de beleza, onde os estudantes do curso de Hairstylist praticam suas habilidades aprendidas em sala. Esse mesmo campus recebeu um alto investimento do governo de British Columbia para a criação de uma creche de altíssimo padrão, que atende aos filhos dos alunos e funcionários do college.

O Selkirk College abriga o Columbia Basin Rural Development Institute, o Geospatial Research Centre e o Applied Research and Innovation Centre, que investiu pesadamente nos cursos voltados para a agricultura e agronegócio, tornando este college uma referência nesta área.

Os programas mais populares do college são os de Business, Hospitality e Human Services, com diferentes certificações e duração (certificado, diploma e pós-graduação), que incluem programas de estágio voluntário ou remunerado no último período dos cursos. 

Alguns dos cursos que mais se destacam são:

  • Geographic Information Systems (GIS): treinamento de ponta para alunos que queiram se especializar em GIS. 
  • Contemporary Music and Technology
  • Digital Arts and New Media

Muitos de nossos clientes se interessam pelo Post-graduate Diploma in Gerontological Nursing, por ser uma carreira em ascensão no Canadá. Em vista disso, as vagas são bastante concorridas, e ter experiência comprovada na área ajuda muito no processo de seleção para esse curso.

No Selkirk College você também pode se formar em algumas carreiras que estão em alta no Canadá, como Early Childhood Education e Social Service Worker.

Quer saber mais sobre Nelson e o Selkirk College? Entre hoje mesmo em contato conosco, para colocarmos o seu projeto em movimento!

Vancouver

Vancouver

População (Vancouver e região metropolitana) 20202.737.698
Salário mínimo /hora
Salário médio /hora
CAD$ 15,20
CAD$ 22,51
Taxa de Desemprego7,4% (04/2021)
Temperatura média (verão)14ºC (min)
23ºC (max)
Temperatura média (inverno)2ºC (min)
7ºC (max)

Seguro-Saúde (Por pessoa)

Média mensal (estudante)CAD$ 75

Moradia (Valores médios – Aluguel mensal)

Quarto individualCAD$ 850
Studio / apto 1 quartoCAD$ 1935
Apartamento 2 quartosCAD$ 2578

Transporte público (Passe mensal)

Regular
Estudante (5 a 18 anos e idosos 65+)
CAD$ 98 a CAD$ 177
CAD$ 56

Refeição (Por pessoa)

Fast-foodCAD$ 10
Restaurante médioCAD$ 40

Supermercado (Por pessoa)

Despesa semanal médiaCAD$ 93

Vancouver é uma das mais bonitas cidades canadenses. Rodeada pelo mar e pelas montanhas, as paisagens são as mais variadas, e todas de tirar o fôlego. As pessoas que apreciam o contato com a natureza podem aproveitar a cidade durante o ano todo: as lindíssimas praias e passeios marítimos no verão,  trilhas e esportes de neve durante o inverno – e isso tudo sem abrir mão de viver em uma metrópole com todo o conforto e urbanidade que ela oferece.

Comparada a outras cidades do Canadá, Vancouver tem um clima bem mais ameno. As temperaturas médias do inverno, embora baixas, não costumam ser negativas, e tampouco o verão costuma ser quente demais. Esta é uma vantagem considerável para brasileiros principalmente, que não estão habituados com invernos mais rigorosos. Mas como não existe almoço grátis, se for viver em Vancouver, esteja preparado para muitos dias de chuva: a cidade tem o carinhoso apelido de Raincouver.

O centro da cidade fica em uma península. Por estar rodeada de água, a única forma de crescimento foi para o alto. É a região mais densa e populosa da cidade, onde há uma grande concentração de prédios de escritórios, estabelecimentos comerciais e prédios de apartamentos. Ainda assim, o Stanley Park, localizado na península, garante uma extensa área verde para os habitantes dessa região. Cerca de 600 mil pessoas vivem no centro – e amam viver ali, pois tudo é perto e pode-se andar a pé por todo o centro – inclusive nas praias.

No entanto, com o rápido crescimento da cidade, também cresceram os subúrbios. A região metropolitana de Vancouver tem hoje mais de 2,7 milhões de habitantes. São cidades independentes, porém com uma intensa ligação com Downtown Vancouver. Surrey é hoje a maior delas – e deve em breve ultrapassar Vancouver em quantidade de habitantes. Outras também de grande importância são Burnaby, Richmond, Coquitlam, Langley, Delta, North Vancouver, Maple Ridge, New Westminster, e West Vancouver.

Esta região do Canadá se orgulha da grande diversidade étnica e cultural de seus habitantes, e atribui a essa diversidade a sua força e criatividade. Vancouver e as cidades da região metropolitana receberam uma grande quantidade de imigrantes na última década, vindos de todas as partes do mundo. Lá você terá a oportunidade de ter contato com múltiplas culturas, e ouvir os mais diversos idiomas e sotaques.

Vancouver tem uma economia forte e bastante diversificada. O porto da  cidade é o mais movimentado do país, o que faz com que uma das atividades econômicas mais fortes seja o comércio internacional. No centro financeiro estão localizadas as sedes de grandes empresas mineradoras e de produtos florestais, além dos principais bancos canadenses e internacionais.

A cidade vem se destacando nos últimos anos no setor cinematográfico – tanto que um dos apelidos da cidade é “Hollywood North“- ou melhor, Hollywood do norte. Nada menos do que 10% das produções hollywoodianas foram filmadas nos estúdios de Vancouver.

Como tem acontecido em outros grandes centros canadenses, em Vancouver também se observa um grande crescimento da indústria de tecnologia. Além das Big Techs, como SAP, Apple e Microsoft terem importantes sedes na cidade, há inúmeros programas de incentivo para a criação e desenvolvimento de startups.

O Canadá como um todo – mas especialmente Vancouver- tem uma grande preocupação com o desenvolvimento sustentável e a proteção dos recursos naturais. Isto pode ser observado no grande incentivo do país, províncias e municipalidades, como Vancouver, ao desenvolvimento da indústria de energia limpa. É uma área com forte tendência de crescimento em importância e volume de negócios.

E por fim, como não poderíamos deixar de mencionar, com tanta beleza por todos os lados, que o turismo é um dos grandes motores econômicos de Vancouver. Além de ser um destino de férias muito procurado, a cidade atrai visitantes com inúmeros eventos esportivos – como as olimpíadas de inverno de 2010 – e eventos corporativos, como convenções e feiras. 

Entre as principais empresas presentes na cidade estão SAP, Microsoft, Lululemon, Sage, Fortinet, Paladin Security Group, Fairmont Hotels and Resorts, entre muitas outras.

Em termos de infraestrutura, Vancouver já foi eleita diversas vezes como o melhor lugar para se viver por várias revistas de negócios. O trânsito no centro pode ficar congestionado às vezes, mas o transporte público funciona muito bem – desde o SkyTrain, como é conhecido o metrô da cidade, além de várias opções de ônibus e balsas. Há uma sofisticada rede de ciclovias para aqueles que gostam de pedalar e usar a bike como meio de transporte.

A educação pública oferecida para os alunos do ensino infantil, fundamental e médio são de altíssima qualidade, e em Vancouver há uma grande quantidade de colleges públicos e privados, com cursos concorridos e reconhecidos nacionalmente. Há duas grandes universidades (a University of British Columbia – a sétima colocada no ranking canadense, e 37ª no ranking mundial), e a Simon Fraser University.

A Go Tour tem inúmeros colleges parceiros em Vancouver, como o Langara College. No Langara, nossos clientes contam com uma enorme variedade de programas, tanto de graduação (certificate, diploma ou bachelor) quanto pós-graduação. 

A Kwantlen Polytechnic University (KPU) oferece cursos inovadores – de mestre cervejeiro a medicina tradicional chinesa, e tem um programa muito bacana  para alunos que cursam uma faculdade ou universidade no Brasil, e desejam fazer apenas algumas matérias em uma universidade canadense, sem a necessidade de passar por todo o processo burocrático do application.

Outros grandes parceiros da Go Tour na região são o Douglas College, a Capilano University, NYIT, FDU, BCIT, UCW, Vancouver Film School, VCC – Vancouver Community College, entre outros. 

Além dos colleges públicos, em Vancouver há colleges privados que também combinam estudo e trabalho, como o ILAC College, Greystone College, Vanwest, Alexander College, Sterling College, entre outros. Eles oferecem uma flexibilidade maior em datas de início, e possuem foco em carreiras específicas. No geral, os valores dos cursos oferecidos nestas instituições são mais acessíveis que os dos colleges públicos. 

Se você tem intenção de estudar em um college privado e trabalhar no Canadá após a sua formatura, preste atenção ao fato de que há colleges ou cursos específicos oferecidos por eles que não são elegíveis ao PGWP (Post-Graduation Work Permit). Seu consultor educacional conhece todas estas particularidades, e poderá auxiliá-lo na escolha do melhor curso para o seu caso.

Cursos de idiomas também oferecem uma excelente oportunidade de vivenciar a experiência canadense, e de fazer amigos vindos de todas as partes do globo. Em Vancouver há inúmeras escolas de idiomas, muitas com programas bastante diferenciados, que variam conforme a idade, objetivo (estudo geral da língua, ou inglês profissional com foco em carreiras específicas), e até mesmo cursos que combinam passeios e outras atividades de lazer.

A Go Tour tem muitos parceiros na cidade, como a ILAC, VGC, Vanwest, Tamwood, CCEL, Kaplan, LSI, EC e International House.

Ficou interessado em viver e estudar em Vancouver e região? Fale agora mesmo com um de nossos assessores educacionais, ou acesse os links das instituições para maiores informações.

Victoria

Victoria

População (2020)390.000
Salário mínimo /hora
Salário médio /hora
CAD$ 15,20
CAD$ 21,18
Taxa de Desemprego6,2% (04/2021)
Temperatura média (verão)12ºC (min)
24ºC (max)
Temperatura média (inverno)3ºC (min)
7ºC (max)

Seguro-Saúde (Por pessoa)

Média mensal (estudante)CAD$ 75

Moradia (Valores médios – Aluguel mensal)

Quarto individualCAD$ 750
Studio / apto 1 quartoCAD$ 1640
Apartamento 2 quartosCAD$ 1864

Transporte público (Passe mensal)

Regular
Estudante (5 a 18 anos e idosos 65+)
CAD$ 85
CAD$ 45

Refeição (Por pessoa)

Fast-foodCAD$ 10
Restaurante médioCAD$ 40

Supermercado (Por pessoa)

Despesa semanal médiaCAD$ 93

Localizada na parte sul da Vancouver Island, Victoria é a capital da província de British Columbia, também conhecida como “The City of Gardens“, ou “a cidade dos jardins”.

A cidade tem uma arquitetura primorosa, de forte influência britânica, e está encravada em cenários que parecem de filme – montanhas com picos nevados de um lado, e do outro, o Oceano Pacífico rouba a cena.

Estudantes e pessoas que buscam o Canadá como um destino para viver encontram em Victoria uma cidade pequena, de clima ameno, de trânsito fácil e que oferece todo o conforto e qualidade de vida encontrada em uma cidade grande. O clima ameno da cidade é um atrativo decisivo para quem quer viver no Canadá, mas não gosta de invernos rigorosos. 

A população de Victoria é bastante diversa e aberta a diferenças. Para se ter uma ideia, em Victoria fica a mais antiga “chinatown” de todo o Canadá. A população é uma das mais equilibradas em termos de idade. Victoria atende a diversos públicos – desde  estudantes, interessados em suas faculdades ou universidades reconhecidas, profissionais atraídos pela crescente oferta de trabalho e bons salários praticados na região, e aposentados encontram em Victoria o clima e a qualidade de vida para aproveitar ao máximo seus últimos anos.

O serviço de saúde público da cidade é prestado pela Island Health, que possui uma rede bem estabelecida de profissionais, clínicas, hospitais, laboratórios e serviços residenciais. 

Em termos de transporte, por ser uma cidade relativamente plana e pequena, além de uma eficiente malha de ônibus urbanos, é muito fácil se locomover a pé, e pode-se ir a todo lugar usando a sua bicicleta como meio de transporte. A cidade é um exemplo de acessibilidade, e pessoas que dependem de uma cadeira de rodas conseguem circular facilmente por toda Victoria.

A cidade tem uma economia diversificada, e bastante forte em pequenos e médios negócios, em contraste com outros grandes centros canadenses, em que as grandes empresas correspondem a uma boa parcela da economia. Em comum com o resto do país está o crescimento do setor tecnológico, responsável pela geração de mais de 3 bilhões de dólares canadenses ao ano.

A segunda atividade com melhor resultado econômico em Victoria, como pode-se imaginar, é o turismo. O setor contribui com 2 bilhões de dólares canadenses anuais, e é um dos principais geradores de empregos em Victoria e sua região metropolitana.

Outros setores que vêm apresentando expansão ao longo dos últimos anos são os de educação, pesca, transportes marinhos, construção, saúde, varejo e agricultura.

A Go Tour é parceira das principais instituições de ensino superior da cidade, como a Univerisity of Victoria (UVIC), que oferece programas únicos, combinando o estudo de idiomas com certificados ou diplomas na área de negócios, ou o Camosun College, que oferece uma quantidade grande de cursos de ensino superior com 2 anos de duração (diplomas), e também cursos de pós-graduação, para os alunos que desejam dar aquela turbinada no currículo.

Nossos assessores educacionais estão à sua disposição para ajudar você a viabilizar seu curso superior na UVIC ou na Camosun. Entre agora mesmo em contato com a gente!

Whistler

Whistler

População (2020)12.000
Salário mínimo /hora
Salário médio /hora
CAD$ 15,20
CAD$ 20,55
Taxa de Desemprego7,2% (04/2021)
Temperatura média (verão)11ºC (min)
27ºC (max)
Temperatura média (inverno)-8ºC (min)
-2ºC (max)

Seguro-Saúde (Por pessoa)

Média mensal (estudante)CAD$ 75

Moradia (Valores médios – Aluguel mensal)

Quarto individualCAD$ 1200
Studio / apto 1 quartoCAD$ 2500
Apartamento 2 quartosCAD$ 4000

Transporte público (Passe mensal)

Regular
Estudante (até 18 anos)
CAD$ 50
CAD$ 40

Refeição (Por pessoa)

Fast-foodCAD$ 20
Restaurante médioCAD$ 40

Supermercado (Por pessoa)

Despesa semanal médiaCAD$ 90

Localizada entre as gigantes montanhas Whistler e Blackcomb, a charmosa cidade de Whistler é um dos destinos canadenses mais badalados, principalmente durante o inverno. A cerca de 2 horas de carro de Vancouver, a cidade tem um dos melhores resorts de esqui de todo o mundo.

A cidade em si é um charme só – é uma delícia caminhar entre as inúmeras lojas, hotéis, restaurantes e cafés. A pequena cidade de pouco mais de 10 mil habitantes oferece ainda muitas atrações, como centros culturais, spas e todo o tipo de atividade para acomodar os variados anseios de todos os 3 milhões de turistas que passam por lá a cada ano. Grandes eventos esportivos acontecem regularmente na cidade, que foi a sede dos jogos paralímpicos de inverno em 2010.

Whistler foi agraciada com uma natureza exuberante – além dos resorts de esqui nas montanhas, está cercada por uma magnífica floresta, rios caudalosos e  lagos, o que permite também uma variedade imensa de passeios e de atividades ao ar livre.

Por esta pequena descrição, você já percebeu que a cidade vive basicamente do turismo. Isto significa que, a menos que você tenha alguma vocação ou treinamento muito específico para o mercado de turismo, Whistler não é um lugar indicado para morar definitivamente, pois o custo de vida na cidade costuma ser alto.

Por ser uma cidade tão pequena e por receber tantos visitantes, não há muita disponibilidade de acomodação de longo prazo, o que faz com que os preços de aluguel sejam bastante altos. O gasto médio para comer fora, ou supermercado, por exemplo, podem ser mais altos do que nos grandes centros. 

No entanto, a mão-de-obra local não dá conta, sozinha, de atender ao imenso volume de visitantes que a cidade recebe, o que pode gerar boas oportunidades de trabalho. Cerca de 35% dos empregos em Whistler são preenchidos por pessoas de fora da cidade. Como curiosidade, apenas o resort emprega mais de 12 mil pessoas (o mesmo número de toda a população da cidade) na alta temporada.

Mesmo que você não tenha a intenção de se estabelecer em Whistler, viajar pra lá vale muito a pena, é um destino turístico inesquecível. Ainda mais se puder unir o útil ao agradável.

Em Whistler fica uma das escolas de idiomas mais descoladas do Canadá, a Tamwood Languages Centre. Além de estar localizada em uma cidade tão pitoresca e cheia do que fazer (você terá muitas oportunidades de usar as habilidades aprendidas em sala de aula), a Tamwood tem professores experientes e super qualificados. As turmas são pequenas, o que garante uma atenção personalizada a cada aluno, que também pode optar por aulas individuais.

Na Tamwood, você pode tanto fazer os cursos regulares de inglês (o General English), quanto os preparatórios para exames, ou mesmo o pathway (programa de inglês acadêmico para admissão em colleges ou universidades). 

Os alunos mais radicais podem, inclusive, escolher programas de idiomas que incluem esportes de aventura: esqui ou snowboard no inverno, ou mountain bike no verão. Não podemos imaginar uma combinação melhor.

A Go Tour é parceira da Tamwood, e leva você para um curso de inglês diferente de tudo o que você já viu.

Colleges e Universidades

Cursos de Inglês